Menu
Busca sábado, 23 de janeiro de 2021
(67) 99647-9098
TJMS Janeiro/21 juizado de transito
Cidade

Prefeitura lança manual de compras públicas governamentais

Ação tem foco na transparência e celeridade

06 outubro 2019 - 10h25Da Redação

A Prefeitura de Campo Grande lançou o  manual de Compras Públicas Governamentais. O manual é uma iniciativa inovadora nesse setor, que sempre sofreu com a burocratização excessiva e com ferramentas ultrapassadas e ineficientes. Ele busca padronizar as normativas sobre o tema e facilitar o trabalho do servidor, gerando eficiência, celeridade e transparência ao processo de compras dentro da gestão municipal.

O prefeito Marquinhos Trad pontuou  que todas as aquisições e contratações pretendidas pelos poderes públicos prescindem de estrita observação da legislação, jurisprudências e orientações dos órgãos de controle aplicáveis às compras públicas. "Por isso, foi criado o Manual de Compras Públicas Governamentais. Um guia simples, com o objetivo de aprimorar o trabalho profissional dos servidores municipais da Prefeitura de Campo Grande", frisa Marquinhos.

O material contém 150 páginas, trazendo conceitos básicos sobre o tema, princípios relacionados ao procedimento licitatório, critérios e procedimentos de compras públicas, tudo isso para auxiliar o trabalho do servidor na seleção das propostas mais vantajosas para a Administração Pública.

O diretor-geral de Compras e Licitação, Ralphe Cunha, reforça a necessidade de implementar um novo conceito de planejamento nas compras públicas. "Buscamos apresentar o tema licitação de uma maneira didática e objetiva, com o intuito de fixar conhecimento e dirimir eventuais dúvidas dos servidores sobre o assunto, e principalmente padronizar as ações dentro do processo licitatório, reduzindo o tempo de duração dos processos, gerando eficiência e economia para a gestão municipal", diz Ralphe.

Ralphe Cunha ressalva que o Manual não tem a pretensão de substituir estudos plenos e aprofundados da Lei de Licitações, Instruções Normativas, legislações pertinentes e suas alterações, tampouco decisões do TCU e demais órgãos de controle, mas possui o propósito de servir como um instrumento de orientação.

A publicação de um Manual que sistematiza informações sobre licitações é fato inédito na história do município de Campo Grande, e tem como objetivos principais o acesso à informação, padronização de procedimentos, o planejamento nas compras públicas, eficiência e redução nos custos operacionais e administrativos, celeridade e transparência nas compras públicas municipais.

senar janeiro21

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cidade
Carreata anti Bolsonaro está começando agora
Cidade
Vendedora pede ajuda para encontrar mesa furtada no Tijuca
Cidade
Vídeo: moradores do Conjunto Rui Pimentel reclamam de alagamentos
Cidade
Trânsito: Pista da Afonso Pena segue interdita por capotamento de carro
Cidade
Prefeitura: recapeamento em 18 bairros deve iniciar em março
Cidade
Marquinhos republica decreto e toque de recolher continua das 22h às 5h
Cidade
Toque de recolher "encolhe" e começará às 23h na capital
Cidade
Prefeitura deve entregar Teatro do Paço reformado em 2021
Cidade
Vídeo: aferição de radar deixa trânsito lento na Afonso Pena
Cidade
"Uma vitória da vida contra a morte", diz Marquinhos ao iniciar a vacinação

Mais Lidas

Polícia
Jacaré é capturado dando 'rolê' em cidade de MS
Internacional
Estados Unidos inicia vacinação contra a Covid-19 em Nova York
Polícia
Morador de rua tenta matar desafeto a pauladas no interior do Estado
Polícia
Briga por capacete acaba em tentativa de homicídio