Menu
Busca quinta, 05 de dezembro de 2019
(67) 99647-9098
Cidade

Prefeitura lança manual de compras públicas governamentais

Ação tem foco na transparência e celeridade

06 outubro 2019 - 10h25Da Redação

A Prefeitura de Campo Grande lançou o  manual de Compras Públicas Governamentais. O manual é uma iniciativa inovadora nesse setor, que sempre sofreu com a burocratização excessiva e com ferramentas ultrapassadas e ineficientes. Ele busca padronizar as normativas sobre o tema e facilitar o trabalho do servidor, gerando eficiência, celeridade e transparência ao processo de compras dentro da gestão municipal.

O prefeito Marquinhos Trad pontuou  que todas as aquisições e contratações pretendidas pelos poderes públicos prescindem de estrita observação da legislação, jurisprudências e orientações dos órgãos de controle aplicáveis às compras públicas. "Por isso, foi criado o Manual de Compras Públicas Governamentais. Um guia simples, com o objetivo de aprimorar o trabalho profissional dos servidores municipais da Prefeitura de Campo Grande", frisa Marquinhos.

O material contém 150 páginas, trazendo conceitos básicos sobre o tema, princípios relacionados ao procedimento licitatório, critérios e procedimentos de compras públicas, tudo isso para auxiliar o trabalho do servidor na seleção das propostas mais vantajosas para a Administração Pública.

O diretor-geral de Compras e Licitação, Ralphe Cunha, reforça a necessidade de implementar um novo conceito de planejamento nas compras públicas. "Buscamos apresentar o tema licitação de uma maneira didática e objetiva, com o intuito de fixar conhecimento e dirimir eventuais dúvidas dos servidores sobre o assunto, e principalmente padronizar as ações dentro do processo licitatório, reduzindo o tempo de duração dos processos, gerando eficiência e economia para a gestão municipal", diz Ralphe.

Ralphe Cunha ressalva que o Manual não tem a pretensão de substituir estudos plenos e aprofundados da Lei de Licitações, Instruções Normativas, legislações pertinentes e suas alterações, tampouco decisões do TCU e demais órgãos de controle, mas possui o propósito de servir como um instrumento de orientação.

A publicação de um Manual que sistematiza informações sobre licitações é fato inédito na história do município de Campo Grande, e tem como objetivos principais o acesso à informação, padronização de procedimentos, o planejamento nas compras públicas, eficiência e redução nos custos operacionais e administrativos, celeridade e transparência nas compras públicas municipais.

Athus Ingles

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cidade
Greve dos ônibus não passa de boato, afirma João Rezende
Cidade
Temporal derruba árvore e interdita rua no Santa Fé
Cidade
Confira as interdições deste fim de semana e evite transtornos no trânsito
Cidade
Com reajuste, conta de água aumentará em janeiro
Cidade
Recapeamento na 14 de Julho começa este mês, garante secretário
Cidade
Prefeitura lança projeto para reforçar segurança na cidade
Cidade
IPTU sorteará 24 prêmios para contribuintes adimplentes
Cidade
Avenida Mato Grosso recebe decoração natalina nesta terça-feira
Cidade
Sistema do Detran está fora do ar
Cidade
Ônibus com ar-condicionado não está no contrato, diz Marquinhos

Mais Lidas

Polícia
Baiano Zé de Lessa, líder da facção BDM, é morto pela polícia de MS
Polícia
Duas mulheres e uma adolescente são mortas a tiros
Polícia
Mulher é espancada ao cobrar dívida de funcionária de salão de beleza
Geral
Pague Menos faz promoção enganosa e é pega pelo Procon-MS