Menu
Busca terça, 14 de julho de 2020
(67) 99647-9098
TJMS julho20
Cidade

Relógio da 14 de Julho ajudará em campanhas de conscientização

O relógio ganhou um colorido especial com iluminação decorativa com objetivo de reforçar campanhas nacionais

12 fevereiro 2020 - 13h36Marya Eduarda Lobo, com informações da assessoria

O tradicional relógio instalado no cruzamento da 14 de Julho com a avenida Afonso Pena ganhou um colorido especial com iluminação decorativa. Agora, além de marcar a hora e temperatura, terá função educativa, reforçando campanhas nacionais de conscientização.

Em fevereiro, o relógio figura em duas cores. Laranja, conscientizando sobre a leucemia, e roxo, simbolizando o mês de conscientização sobre as doenças lúpus, fibriomialgia e mal de Alzheimer. Já em março, o azul fará referência à prevenção ao câncer colorretal.

O monumento foi instalado durante as obras de requalificação da rua 14 de Julho, no Reviva Campo Grande, em julho de 2019. Ele é feito em ACM, um material acrílico de alta durabilidade e composto por chapas de alumínio. Projetada com perfis metálicos que reproduzem todos os detalhes do relógio original, a escultura é totalmente vazada, visualmente leve, mas ao mesmo tempo forte em seu simbolismo.

Durante as escavações, foi encontrada a fundação do relógio original, que foi utilizada para a sustentação desta nova estrutura, criando um vinculo definitivo com o passado e história da cidade.

Cronograma:

Abril – abril verde significa a conscientização sobre a importância da segurança no trabalho. O mês também é chamado de abril azul para trazer o debate sobre o autismo, que tem a data 2 de abril como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

Maio – o maio amarelo reacende o debate sobre a prevenção de acidentes de trânsito. Já o maio vermelho tem por objetivo prevenir a hepatite.

Junho – vermelho é a cor comemorativa do mês de junho sobre a importância da doação de sangue, que tem a data 14 de junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue. E o junho laranja é voltado para a conscientização sobre a anemia e leucemia.

Julho – o julho amarelo traz à tona a conscientização sobre as hepatites virais e também sobre o câncer ósseo.

Agosto – o agosto dourado é o mês de informação sobre o aleitamento materno, que, inclusive, tem os dias 1 a 7 de agosto como a Semana Mundial da Amamentação.

Setembro – verde é a cor do mês de setembro para a conscientização sobre a doação de órgãos e prevenção ao câncer de intestino. Neste mês, a data 27 de setembro é o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. Outra cor para o mês de setembro é o amarelo, que tem como objetivo a prevenção ao suicídio. Setembro também recebe a cor vermelha para a conscientização sobre a prevenção das doenças cardiovasculares.

Outubro – sendo o mês mais divulgado e conhecido por todos, o outubro rosa é dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, foi criado nos Estados Unidos na década de 1990.

Novembro – o mês de novembro também é bastante conhecido por ser o mês azul, de combate ao câncer de próstata e ao diabetes. O mês também tem a cor dourada, em referência à conscientização sobre o câncer infanto-juvenil.

Dezembro – o mês de dezembro também tem mais de uma cor, o vermelho e o laranja. O dezembro vermelho ressalta a importância da prevenção contra a AIDS, e o dezembro laranja traz o debate sobre o combate ao câncer de pele.

Vacinne

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cidade
Fumacê contra o Aedes Aegypti percorrerá seis bairros da capital
Cidade
Vídeo: a “bola de fogo” que deixou campo-grandenses intrigados
Cidade
Refis seguirá até 5 de agosto
Cidade
Prefeitura retoma higienização das ruas em 4 bairros nesta quinta-feira
Cidade
“Músicos podem trabalhar durante o dia”, diz Marquinhos
Cidade
Estado garante recursos para asfalto em ruas e avenidas da capital
Cidade
Marquinhos anuncia toque de recolher às 20 horas a partir de amanhã
Cidade
“Entrando na onda”: Shopping Campo Grande também realizará cinema drive-in
Cidade
Aeroporto terá novo acesso
Cidade
Prefeitura de Dourados decreta luto por morte de secretário de Agricultura Familiar

Mais Lidas

Polícia
Mãe descobre estupro após criança dizer “o tio que colocou a pingola aqui”
Geral
Orro quer proibir atos públicos para evitar aglomerações
Saúde
Capital tem cinco novas mortes e MS registra 177 por coronavírus
Saúde
“Só vejo acúmulo de óbitos”, diz Mandetta sobre militares na Saúde