Menu
Menu
Busca quarta, 18 de fevereiro de 2026
Sebrae Delas Day Fev26 - #2
Cidade

Adriane Lopes quer tornar lei sobre limpeza de terrenos baldios mais rígida na Capital

Ontem, a prefeita encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei que altera os artigos atuais

31 outubro 2023 - 10h24Brenda Assis

Para tentar tornar mais rígido o Código de Polícia Administrativa – Lei Municipal n. 2909, de 28 de julho de 1992 – de Campo Grande, em relação a limpeza de terrenos baldios do município, a prefeita Adriane Lopes encaminhou na segunda-feira (30) à Câmara Municipal de Campo Grande, o Projeto de Lei que altera e insere dispositivos ao Código.

“Observando a atual situação enfrentada no Município de Campo Grande frente à proliferação do mosquito Aedes Aegypti transmissor da Dengue, como também a proliferação de demais vetores de doenças que se aproveitam de terrenos baldios sem a devida manutenção, identificou-se a necessidade de intensificar as medidas para que os proprietários realizem a devida limpeza de seus terrenos”, justifica a Prefeita.

A partir da nova proposta, se faz necessário alterar o § 2° do art. 18-A da Lei Municipal n. 2909, incluindo na sanção financeira ao proprietário do imóvel que insiste em não cumprir com suas obrigações, além do pagamento das multas, o ressarcimento dos serviços executados pela Prefeitura Municipal de Campo Grande.

O Projeto possibilita que a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Serviços Públicos (Sisep) realize o cadastramento de empresas aptas a realizar esses serviços, buscando assim a eficiência no cumprimento das normas e principalmente buscando o bem-estar e saúde humana com a devida limpeza e manutenção desses terrenos, que são focos de disseminação de doenças, além de ser um risco a Segurança Pública.

Com a alteração, passa a valer a seguinte redação:

  • 1° É vedada a prática de queimada nos terrenos baldios, sendo obrigação do proprietário as medidas necessárias para evitá-la, ficando responsável nos casos de sua ocorrência.
  • 2° Decorrido o prazo concedido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, mesmo pagando a multa, se o responsável não atender à notificação, será autuado novamente, podendo a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, executar os serviços diretamente ou por meio de empresas credenciadas para realização deste serviço, sendo os valores dos serviços lançados diretamente na inscrição imobiliária do terreno, acrescido de 10% (dez por cento) do valor da multa inicial”.

Art. 2- Fica incluído o § 1º do Art. 18-A na coluna 25 a 100 IPCA-E no Anexo da Lei Municipal n. 2909, de 28 de julho de 1992.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Governadoria
Cidade
Executivo estadual impõe limite de gastos para manter equilíbrio fiscal
Foto: Divulgação
Polícia
Perseguição termina com prisão de traficantes no Parque do Lageado
MS mantém abastecimento regular enquanto capitais enfrentam racionamento
Cidade
MS mantém abastecimento regular enquanto capitais enfrentam racionamento
Bancos voltam ao funcionamento nesta quarta-feira
Cidade
Agências bancárias reabrem nesta quarta-feira a partir do meio-dia
'Complexidade técnica', diz prefeitura sobre intervenção no Consórcio Guaicurus
Justiça
'Complexidade técnica', diz prefeitura sobre intervenção no Consórcio Guaicurus
 Sete escolas disputam o título deste ano
Cidade
Carnaval na Capital leva 20 mil foliões à Praça do Papa na segunda noite
Centro de Especialidades Médicas (CEM) - Foto: Pedro H / Google
Saúde
Investigação do MPMS mira entrega de sondas e fraldas em Campo Grande
Foto: Reprodução
Cidade
PM rebate acusação de "extermínio" após morte de travesti em Campo Grande
Vitinho Park
Cidade
Vitinho Park tem promoção de passaporte no Bosque dos Ipês
Campanha é para defender as mulheres
Cidade
MS adere à campanha nacional contra assédio as mulheres durante o Carnaval

Mais Lidas

Gabriela morreu em confronto com os policiais
Polícia
Morre travesti que tomou arma de policial em confusão no centro de Campo Grande
Como ficou o local após o furto
Polícia
VÍDEO: Bandidos entraram em confronto com a PM após furtarem farmácia da Capital; um morreu
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 18/2/2026
Comportamento
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 18/2/2026
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 16/2/2026
Comportamento
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 16/2/2026