O forte calor segue intacto e não parece dar trégua para Mato Grosso do Sul. Neste começo de segunda semana do mês de setembro, as máximas seguirão em seu maior pico, podendo ultrapassar, em certos momentos, a faixa dos 40°C em algumas cidades, além do tempo, permanecer seco e com umidade baixa.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica inibe a formação de nuvens e favorece o tempo quente e seco, que deve registrar temperaturas de até 41°C e umidade relativa do ar entre 5% e 20%.
Além de causar riscos à saúde, as condições também são favoráveis para a ocorrência de incêndios florestais. Entre as orientações estão: beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos
Campo Grande abre a semana com mínima de 22°C e máxima de 38°C. Os termômetros em Dourados marcam 20°C inicialmente e chegam aos 39°C ao longo do dia. Na região Sul-Fronteira, Ponta Porã apresenta variação entre 22°C e 35°C. Anaurilândia, no leste, tem mínima de 21°C e máxima de 39°C.
Na região do Bolsão, os municípios de Paranaíba e Três Lagoas registram temperaturas semelhantes, com mínimas de 21°C e máximas de 38°C. No norte, Coxim e Camapuã atingem 39°C nos horários mais quentes, com mínimas de 23°C e 24°C, respectivamente.
Corumbá, na região pantaneira, amanhece com 26°C e marca 39°C à tarde, já em Aquidauana, a mínima é de 23°C e a máxima de 41°C. Em Porto Murtinho, as temperaturas iniciam em 24°C e sobem até 41°C.
Reportar Erro