A meteorologia colocou Mato Grosso do Sul em alerta para dois fenômenos neste sábado e principalmente no domingo (30), dia de eleição. Um dos comunicados indica possível tempestade para hoje em várias cidades da região sul, leste e centro-sul do estado.
Nesse alerta em específico, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indicou possíveis chuvas de 60 milímetros por hora ou até mesmo 100 milímetros até o final do dia. A emissão do comunicado coloca a tempestade em grau de perigo, seguindo até às 23h59 de hoje.
Além disso, há chances de ventos intensos de até 100 km/h, queda de granizo, corte de energia elétrica, estrago em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
O outro evento previsto pelo Inmet é a queda brusca de temperatura, começando nesta segunda-feira (31) e prosseguindo até a próxima terça-feira (1°). Conforme o instituto, é previsto que as temperaturas caíam até 5°C.
A forte frente fria chega ao Brasil, intensificando as áreas de instabilidade sobre o Sul do país. O risco para temporais é grande nos estados do sul e também no sul de Mato Grosso do Sul. A massa de ar frio polar da frente já avança sobre estas áreas neste dia, provocando declínio de temperatura.
O grande contraste de temperaturas provocado pelo avanço do ar muito frio sobre o Brasil, junto à presença das nuvens de tempestade, deverão provocar fortes rajadas de vento sobre o Brasil.
Toda a Região Sul, o Sudeste, o Centro-Oeste, o estado do Acre, do Amazonas, em Rondônia e em áreas da Bahia, deverão registrar ventos fortes. Em geral, rajadas de vento entre 40 e 60km/h, mas algumas regiões poderão ultrapassar este valor.
Reportar Erro