Menu
Busca segunda, 25 de maio de 2020
(67) 99647-9098
TJ MS maio20
Clima

Primavera começa nesta segunda e chuvas devem se fixar em outubro

As temperaturas serão acima da média, principalmente no sul do estado

23 setembro 2019 - 07h15Priscilla Porangaba, com informações do Inmet

A primavera começa nesta segunda-feira (23) em todo o hemisfério sul do planeta e no Brasil, a estação é caracterizada pela chegada das chuvas.

Este ano, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) as precipitações deverão começar em outubro, um pouco mais tarde que no ano passado, quando tiveram início em setembro.

O chefe da previsão do tempo do Inmet, Francisco de Assis explicou sobre o clima. “A primavera, no geral, é a mudança da estação do inverno para a chegada do verão. Estamos saindo de um período frio para começar um período quente. Quando vamos para a parte central do Brasil e Sudeste, a estação é associada com a chegada das chuvas. Por isso, grande parte do Brasil tem plantio nessa época do ano, em outubro, quando as chuvas começam a se fixar", disse.

A primavera é sempre associada a temporais, pancadas de chuva e trovoadas.

Centro-Oeste

A previsão para o Centro-Oeste indica alta probabilidade de chuvas de normal a acima de normal em grande parte da região, exceto na metade norte do Goiás, onde as chuvas serão ligeiramente abaixo da média climatológica.

As temperaturas serão acima da média, principalmente no sul do Mato Grosso do Sul, norte de Mato Grosso e Distrito Federal.

Climatologicamente, é um período de transição entre as estações seca e chuvosa no setor central do Brasil, onde há o início da convergência de umidade que define a qualidade do período chuvoso sobre a Região Centro-Oeste (e em Mato Grosso do Sul). 

As chuvas passam a ser mais intensas e frequentes e iniciam as pancadas de chuva no final da tarde ou noite, devido ao aumento do calor e da umidade que se intensificam gradativamente no decorrer desta estação. 

Norte

De acordo com a Meteorologia, a previsão para a Região Norte é que, em Roraima, Amapá, nordeste do Amazonas e meio norte do Pará as chuvas ocorram próximas ou abaixo da média para o período. Já na parte centro-sul do Amazonas, sudoeste do Pará e no Acre e Rondônia, haverá possibilidade de chuvas acima da média durante os meses de outubro a dezembro. As temperaturas serão de normal a acima da média.

Nordeste

A previsão para a primavera indica maior probabilidade de chuvas perto da média na parte leste do Nordeste. Nas demais áreas, haverá o predomínio de chuvas ligeiramente abaixo da média. Ressalta-se que o trimestre de outubro a dezembro é o mais seco da parte leste do Nordeste.

As temperaturas estarão mais elevadas sobre todo o Nordeste, principalmente na região sul do Maranhão e do Piauí.

Sudeste

Na Região Sudeste, a previsão é que as chuvas sejam ligeiramente abaixo da faixa normal, exceto no estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, onde podem ocorrer chuvas mais fortes, principalmente em novembro. As temperaturas devem permanecer acima da média em grande parte do Sudeste.

Sul

Na primavera, ainda de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, as chuvas devem permanecer ligeiramente acima da faixa normal nos três estados da região Sul. Já as temperaturas médias devem predominar dentro da normalidade na parte oeste da região e acima da média no restante.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Clima
Segunda continua fria com mínima de 8ºC e céu claro na capital
Clima
Mínima é de 8ºC na capital e 4ºC em MS, diz Inmet
Clima
Não esqueça o casaco! Mínima será de 10ºC na capital, diz Inmet
Clima
Pode chover com queda de granizo nesta tarde na capital
Clima
Casaco está ok? Frente fria chega hoje em MS
Clima
Quarta-feira será de sol em Campo Grande, diz Inmet
Clima
MS terá frio de 8°C no fim de semana
Cidade
Isolamento continua baixo, mesmo com aumento do coronavírus
Clima
Previsão é de céu claro com máxima de 30º na capital
Clima
Temperaturas se elevam neste domingo na capital

Mais Lidas

Polícia
Quatro bairros de Campo Grande receberão fumacê nesta segunda
Polícia
Tenente-coronel Wagner Ferreira assume comando do DOF
Polícia
Perseguição e tiros na Gury Marques terminam com mulher na delegacia
Polícia
Jovem é morto pelo companheiro por ciúmes