Menu
Busca domingo, 17 de novembro de 2019
(67) 99647-9098
Clima

Primavera começa nesta segunda e chuvas devem se fixar em outubro

As temperaturas serão acima da média, principalmente no sul do estado

23 setembro 2019 - 07h15Priscilla Porangaba, com informações do Inmet

A primavera começa nesta segunda-feira (23) em todo o hemisfério sul do planeta e no Brasil, a estação é caracterizada pela chegada das chuvas.

Este ano, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) as precipitações deverão começar em outubro, um pouco mais tarde que no ano passado, quando tiveram início em setembro.

O chefe da previsão do tempo do Inmet, Francisco de Assis explicou sobre o clima. “A primavera, no geral, é a mudança da estação do inverno para a chegada do verão. Estamos saindo de um período frio para começar um período quente. Quando vamos para a parte central do Brasil e Sudeste, a estação é associada com a chegada das chuvas. Por isso, grande parte do Brasil tem plantio nessa época do ano, em outubro, quando as chuvas começam a se fixar", disse.

A primavera é sempre associada a temporais, pancadas de chuva e trovoadas.

Centro-Oeste

A previsão para o Centro-Oeste indica alta probabilidade de chuvas de normal a acima de normal em grande parte da região, exceto na metade norte do Goiás, onde as chuvas serão ligeiramente abaixo da média climatológica.

As temperaturas serão acima da média, principalmente no sul do Mato Grosso do Sul, norte de Mato Grosso e Distrito Federal.

Climatologicamente, é um período de transição entre as estações seca e chuvosa no setor central do Brasil, onde há o início da convergência de umidade que define a qualidade do período chuvoso sobre a Região Centro-Oeste (e em Mato Grosso do Sul). 

As chuvas passam a ser mais intensas e frequentes e iniciam as pancadas de chuva no final da tarde ou noite, devido ao aumento do calor e da umidade que se intensificam gradativamente no decorrer desta estação. 

Norte

De acordo com a Meteorologia, a previsão para a Região Norte é que, em Roraima, Amapá, nordeste do Amazonas e meio norte do Pará as chuvas ocorram próximas ou abaixo da média para o período. Já na parte centro-sul do Amazonas, sudoeste do Pará e no Acre e Rondônia, haverá possibilidade de chuvas acima da média durante os meses de outubro a dezembro. As temperaturas serão de normal a acima da média.

Nordeste

A previsão para a primavera indica maior probabilidade de chuvas perto da média na parte leste do Nordeste. Nas demais áreas, haverá o predomínio de chuvas ligeiramente abaixo da média. Ressalta-se que o trimestre de outubro a dezembro é o mais seco da parte leste do Nordeste.

As temperaturas estarão mais elevadas sobre todo o Nordeste, principalmente na região sul do Maranhão e do Piauí.

Sudeste

Na Região Sudeste, a previsão é que as chuvas sejam ligeiramente abaixo da faixa normal, exceto no estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, onde podem ocorrer chuvas mais fortes, principalmente em novembro. As temperaturas devem permanecer acima da média em grande parte do Sudeste.

Sul

Na primavera, ainda de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, as chuvas devem permanecer ligeiramente acima da faixa normal nos três estados da região Sul. Já as temperaturas médias devem predominar dentro da normalidade na parte oeste da região e acima da média no restante.

 

Athus Ingles

Deixe seu Comentário

Leia Também

Clima
Sábado terá temperatura máxima de 32ºC, segundo Inmet
Clima
Inmet alerta para céu nublado na capital e chuvas intensas em MS
Clima
MS terá feriadão chuvoso
Clima
Inmet avisa sobre risco de tempestades nesta quinta
Clima
Capital amanhece com temperatura elevada e possibilidade de chuva
Clima
Pode chover nesta terça-feira com máxima de 32ºC, diz Inmet
Clima
Segunda-feira será de calor e pode chover à tarde na capital
Clima
Pancadas de chuva forte podem ocorrer durante a tarde na capital
Clima
Vídeo - Temporal deixa Terminal Guaicurus inundado
Cidade
Construtora Gomes será a responsável pela pavimentação do Tijuca

Mais Lidas

Polícia
Guarda Municipal é preso viajando com 40 quilos de cocaína
Cidade
"Direito de ir e vir" diz guarda sobre uso de spray de pimenta em protesto
Esportes
Vídeo - veja como foi o resgate de Pedro Scooby após acidente no mar
Polícia
Bebê de 1 ano cai em vasilha de comida de porcos e morre afogada