Os próximos meses devem ser de calor mais intenso e chuvas irregulares em Mato Grosso do Sul. De acordo com a previsão climática divulgada pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), vinculada à Semadesc, o trimestre de novembro de 2025 a janeiro de 2026 tende a registrar temperaturas acima da média histórica e precipitação distribuída de forma desigual pelo estado.
Com base em projeções de modelos climáticos da Organização Meteorológica Mundial (WMO), o levantamento mostra que o período deve ser marcado por instabilidade nas chuvas, que podem variar entre volumes ligeiramente abaixo ou acima do esperado, dependendo da região.
No registro histórico, o acumulado de precipitação entre novembro e janeiro oscila entre 500 e 700 milímetros na maior parte do território sul-mato-grossense, podendo chegar a 800 milímetros no extremo nordeste.
A temperatura média no estado costuma variar entre 24°C e 26°C, mas as regiões noroeste e nordeste apresentam valores mais elevados, entre 26°C e 28°C. Para o trimestre analisado, os modelos indicam condições mais quentes que o normal.
Outro fator importante apontado pelo Cemtec é a atuação do fenômeno La Niña, com 70% de probabilidade de ocorrência durante o trimestre. O resfriamento das águas do Pacífico, característico da La Niña, costuma alterar os padrões de chuva e temperatura na América do Sul.
As condições atmosféricas podem favorecer tanto episódios de calor extremo quanto eventos de chuva intensa e localizada.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Ciclone extratropical provoca instabilidade e alerta para ventos fortes e chuva na Capital

Frente fria traz chuva forte, ventos intensos e queda de temperatura neste sábado em MS

Brasil goleia a Indonésia e garante vaga antecipada no mata-mata do Mundial Sub-17

'Proteja-se': Defesa Civil emite alerta de temporal para Campo Grande

Sexta-feira promete de calor de 39°C a risco de temporais em MS

Desastres climáticos causam prejuízo de R$ 732 bi e atingem 95% dos municípios

Instabilidade segue em MS e temporais podem acontecer nesta quinta-feira

Rajadas de vento atingiram 88 km/h em Campo Grande durante temporal

VÍDEO - Assustador: Coluna gigante de poeira encobre BR-060, em Paraíso das Águas

Foto: Sarah Chaves/JD1 



