Menu
Menu
Busca sábado, 06 de dezembro de 2025
Em Alta com Jhoseff BulhõesCOLUNA

Em Alta com Jhoseff Bulhões

Jhoseff Bulhões

Jornalista Guilherme Soares Dias lança livro “Afroturismo” em Campo Grande

10 maio 2024 - 15h04

Jornalista de MS incentiva turismo em locais como Tia Eva e Furnas do Dionísio; lançamento será em 9 de maio no Teatro do Mundo

O livro "Afroturismo, afeto, afronta e futuro" é o primeiro a tratar exclusivamente sobre o tema que traz o debate sobre a diversidade para o universo das viagens. A obra é assinada pelo jornalista Guilherme Soares Dias, fundador do Guia Negro apresenta textos dos cinco anos da plataforma de afroturismo. O lançamento aconteceu ontem (09), no Café do Teatro, do Centro Cultural Teatro do Mundo, em Campo Grande. 

São experiências de viajantes negros e negras, dicas de lugares de cultura e história negra, além de debates sobre o afroturismo. "É a consolidação do nosso trabalho que traz as pessoas negras para o protagonismo. Um documento que contribui para conhecermos mais histórias que a história não conta", define Guilherme.

Sul-matogrossense, Guilherme traz na obra textos sobre Tia Eva e Furnas do Dionísio, áreas quilombolas que têm história e são pontos de visitação, além do debate sobre a “cidade morena”, que, na verdade, é negra e indígena. 

O livro faz parte do Selo Katuka Edições, da Katuka Africanidades, que tem como objetivo publicar obras de autores negros e custa R$ 70 e já foi lançado em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Também é possível adquirir a obra pelo site da editora. 

Sobre o Guia Negro

O Guia Negro produz conteúdo, faz consultorias em diversidade e organiza roteiros desde 2018 com o intuito de fortalecer a memória dos brasileiros à respeito das contribuições do povo negro para o país. As experiências turísticas construídas pela plataforma propõem a visitação de locais que contam mais de cinco séculos da história do negro na formação da nação brasileira.

Maio Negro

Guilherme Soares Dias também participará da caminhada Campo Grande de Tia Eva, no dia 11 de maio, sábado, a partir das 9h, na comunidade Tia Eva. O evento integra a ação que acontece concomitante cerca de 30 cidades em 20 estados brasileiros, das cinco regiões do país, em alusão ao dia 13 de maio, data em que se celebra a abolição da escravização no Brasil. Além de Campo Grande, a cidade pantaneira de Corumbá também realizará uma caminhada organizada pelo Guia Negro no dia 11.

Mais informações:

Guilherme Soares Dias +55 11 98994-7826

Tem alguma sugestão de pauta? Fale com o colunista Jhoseff Bulhões pelo e-mail: [email protected]

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: Divulgação