Menu
Busca segunda, 06 de fevereiro de 2023
(67) 99647-9098
Comportamento

Mulher faz tanta força no parto que olho "pula para fora"; entenda

Especialista diz que caso é raro

15 março 2022 - 15h24Brenda Leitte, com Metrópoles
Sebrae Materia

A estadunidense Bethany Collins relatou uma experiência curiosa em sua conta no TikTok. Em um vídeo que viralizou na rede, ela conta que seu olho esquerdo “pulou para fora” devido à força excessiva que ela fez durante o parto de sua filha. O caso, é claro, bombou no aplicativo e outras mulheres relataram problemas semelhantes.

Além de Bethany, uma outra usuária da rede social disse que passou por algo parecido quando deu à luz. De acordo com ela, a força excessiva fez seus olhos sangrarem. No caso da estadunidense de 23 anos, seus olhos voltaram ao normal em pouco menos de 2 meses e sem qualquer sequela à sua visão.

Para entender porque isso acontece, a médica oftalmologista especialista em cirurgia de órbita do CBV Hospital de Olhos, Stefânia Barbosa Diniz, explicou que a exoftalmia orbitária espontânea – nome dado ao incidente ocorrido com Bethany – é considerado extremamente raro.

“No caso relatado, o que houve foi um sangramento espontâneo dentro da órbita, mais especificamente atrás do olho, empurrando-o pra frente”, analisou.

De acordo com a especialista, esse tipo de trauma pode estar associado à má formações vasculares, aumento da pressão venosa e hipertensão arterial sistêmica. “Sendo assim, tudo o que cause o aumento da pressão abdominal pode desencadear tais sangramentos”, explica.

Outras situações que o mesmo pode acontecer incluem “levantar muito peso na academia, constipação intestinal em que a pessoa faça uma força maior para evacuar, vômitos e atividade física intensa”, alerta.

A médica explica que o sangramento costuma ser reabsorvido e, na maioria dos casos, o olho volta ao normal espontaneamente, sem deixar sequelas. “Entretanto, este sangramento pode ameaçar a visão. Devido ao potencial de perda visual grave, o diagnóstico rápido e o manejo dessa condição são essenciais”, salienta.

Cuidados

Na concepção de Matheus Beleza, ginecologista da Maternidade Brasilia Dasa, o mesmo pode pode acontecer com alguns vasos do corpo a depender do nível de força, da intensidade e do tempo prolongado sem intervalo em que a paciente faz força.

“O que a gente orienta é para que a força seja feita de maneira instintiva e que a gente, enquanto equipe, não fique estimulando de maneira excessiva, porque pode causar algumas lesões”, alerta. Matheus afirma que as principais áreas a serem afetadas são a pele e os tecidos moles – como ao redor do olho e próximo da boca.

“A paciente ainda pode desenvolver um edema vulvar, em que a vulva fica muito inchada devido à essa força excessiva e não dá um intervalo para que a circulação volte ao normal entre as contrações”, afirma.

O médico ainda ressalta que os cuidados com o pré-natal são essenciais para evitar lesões e indica para que durante o trabalho de parto a grávida tente se movimentar e só faça força excessiva no momento adequado – o que ele indica ser próximo ao período final do parto.

Sebrae Materia

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oportunidade
Curso gratuito de espanhol está com inscrições abertas na Capital
Comportamento
Vem aí: Big Fone irá tocar este fim de semana no BBB23
Comportamento
Cachorro português de 30 anos é considerado o mais velho de todos os tempos
Comportamento
Jornalista Léo Batista sofre acidente no Rio de Janeiro
Comportamento
Falaê CG: Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?
Comportamento
Conta zerada: MC Guimê tem cachê do "BBB 23" retido pela Justiça
Comportamento
JD1TV: guia fica 'cara a cara' com onça-pintada durante safari no Pantanal
Comportamento
Noitada: após festa do líder, Bruna Griphao não acorda para Raio-X e é punida
Comportamento
No elenco da novela gravada em MS, Agatha Moreira e namorado passeiam por Bonito
Comportamento
Sensitiva prevê participante do BBB23 como novo apresentador da emissora

Mais Lidas

Polícia
JD1TV: Corpo é queimado em meio ao lixo no Santa Emília
Polícia
Queimado no Santa Emília foi "embrulhado" em sofá para ser carbonizado
Polícia
Jovem é esfaqueado e tem vísceras expostas no Itamaracá
Polícia
Esfaqueamento no Jardim Itamaracá foi motivado por ventilador roubado