Menu
Menu
Busca sábado, 07 de fevereiro de 2026
Cultura

2016 registra recorde de público nos cinemas brasileros

26 julho 2017 - 07h39Agência Brasil

O ano de 2016 foi considerado excelente para os mercados de distribuição e exibição cinematográficas, pela Agência Nacional do Cinema (Ancine). Além do recorde de público de 184,3 milhões de espectadores e renda bruta de R$ 2,6 bilhões, dados da agência revelam também que 99,6% das salas de exibição no país já contavam com tecnologia digital de projeção no ano passado.

As informações constam dos informes anuais publicados no site da Ancine e confirmam grande parte dos dados antecipados em janeiro por informe preliminar mostrando que em 2016 houve crescimento no número de bilhetes vendidos, recorde de lançamentos nacionais e conclusão do processo de digitalização das salas.

De acordo com o Informe de Mercado de Distribuição em Salas de Exibição, os 142 filmes brasileiros lançados nos cinemas renderam o maior patamar de ingressos vendidos desde a década de 90, levando 30,4 milhões de pessoas às salas e representando 16,5% do total de bilhetes vendidos.

Também foi relevante o aumento na participação das distribuidoras nacionais na renda auferida com a exibição de obras brasileiras, que chegou a 95,8%. O documento apresenta ainda rankings com as maiores bilheterias do ano, informações e análises sobre a ocupação das salas pelos filmes brasileiros e estrangeiros nas estreias e sobre o desempenho das empresas distribuidoras no mercado.

Salas de exibição

Já o Informe de Mercado do Segmento de Salas de Exibição tem como destaque a conclusão do processo de digitalização do parque exibidor brasileiro. O relatório mostra que quase todas (99,6%) as salas de cinema do país já contam com a tecnologia digital de projeção. O número de salas de exibição no país continuou crescendo, fechando o ano com 3.160 salas em funcionamento, próximo ao recorde observado na década de 70, quando o país chegou a ter 3.276 salas.

Outro dado que consta do informe da Ancine é a queda no número de habitantes por sala de cinema no Brasil, que caiu de 88,6 mil em 2010 para 65 mil em 2016. Essa redução decorre do ritmo de crescimento do número de salas nos últimos seis anos, sempre superior ao aumento populacional e é mais intensa nas regiões Norte e no Nordeste.

Reportar Erro
UNIMED

Deixe seu Comentário

Leia Também

Imagens da Trilogia Korvak e do projeto do espetáculo de dança
Cultura
Projetos culturais estão abertos a apoio para viabilizar livros em escolas e espetáculos
Festival Cachoeirão 40 Graus
Cultura
Primeiro dia de 'Festival Cachoeirão 40 Graus' é cancelado devido a vendaval em Terenos
Maior bloco LGBTQIA+ de MS espera reunir 40 mil pessoas em Campo Grande
Cultura
Maior bloco LGBTQIA+ de MS espera reunir 40 mil pessoas em Campo Grande
As inscrições podem ser feitas até 6 de fevereiro
Cultura
Grupo cultural oferece formação gratuita em teatro de rua em Campo Grande
Foto: Divulgação/Ilustrativa/MPMS
Cidade
Justiça manda prefeitura e Santa Casa recuperarem prédio histórico em Campo Grande
Divulgação
Cultura
Terenos recebe Festival Cachoeirão 40 Graus nos dias 6 e 7 de fevereiro
Foto: Divulgação
Cultura
Mostra de Animação Regional MS ocorre nesta semana na Capital
Hambúrguer do Burger Pub
Cultura
Gastronomia campo-grandense volta a ganhar destaque em festival de hambúrguer
Caetano e Bethânia levam o Grammy de Melhor Álbum de Música Global
Cultura
Caetano e Bethânia levam o Grammy de Melhor Álbum de Música Global
Caetano e Bethânia estão entre finalistas de Grammy 2026 neste domingo
Cultura
Caetano e Bethânia estão entre finalistas de Grammy 2026 neste domingo

Mais Lidas

Marcas de sangue | Imagem ilustrativa
Brasil
Adolescente mata ex-namorada de 16 anos a tiros em padaria
Prefeita Adriane Lopes e sua vice Camilla Nascimento
Política
Ministério Público reconhece compra de votos, mas não vê provas para cassar Adriane Lopes
Vídeo: Centenária, Adélia celebra a vida ao lado de filhos, netos e bisnetos em Campo Grande
Comportamento
Vídeo: Centenária, Adélia celebra a vida ao lado de filhos, netos e bisnetos em Campo Grande
Suspeito foi preso em flagrante pelo Batalhão de Choque
Polícia
Após furto, ladrão de comércio morre ao tentar confrontar militar do Choque na Capital