Menu
Busca domingo, 02 de abril de 2023
(67) 99647-9098
Cultura

A uma semana do fim de campanha, 60 mil ainda não foram imunizadas contra gripe

A Sesau imunizou até agora 69% do público alvo

02 junho 2017 - 15h23Da redação com Assessoria

A Campanha de Vacinação contra a Gripe termina no próximo dia 9 de junho e faltando apenas uma semana para o encerramento, mais de 60 mil pessoas ainda precisam tomar a dose. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Campo Grande imunizou, até o momento, 137.034 pessoas do grupo de risco. Este número representa 69,30% do público alvo, que é 197.737.

A Sesau alerta para aqueles que ainda não procuraram as unidades básicas de saúde (UBS) e de saúde da família (UBSF) para aproveitar esta última semana e receberem a dose da vacina que está disponível em todas as unidades, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h. As equipes de vacinação podem distribuir senhas para organizar o fluxo

Segundo o Boletim de Vacinação (clique para visualizar) divulgado nesta sexta-feira (02) pela CVE – Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica -, os idosos com mais de 60 anos são os que mais se vacinaram, atingindo a marca de 64.135 (80,09%), seguido pelas puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), 1.106, o que representa 63,16% da meta.

As crianças de 6 meses a menores de 5 anos contabiliza 33.568 (60,87%). Já as gestantes somam 5.075 (47,64%) e os profissionais de saúde, 13.059 (56,50%).

Neste ano, o Ministério da Saúde (MS) inseriu os professores no grupo de risco e eles somam 5.949 doses aplicadas. Os indígenas contabilizam 1.034 pessoas enquanto que os portadores de doenças crônicas, 12.006 (55,60%). A população privada de liberdade contabiliza 765 (17,95%) doses aplicadas e os e funcionários do sistema prisional, 489 (43,05%).

“Falta uma semana para o encerramento da Campanha e precisamos atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é 90% do público alvo. Por isso, estamos convocando a população elegível que ainda não se vacinou para procurarem as unidades de saúde e receberem a vacina”, disse a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Mariah Barros.

Quem deve se vacinar?

O Ministério da Saúde recomenda a vacinação para indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de cinco anos, as gestantes, as puérperas, os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade, os funcionários do sistema prisional e professores (público ou privado) do ensino básico, médio e superior.

O que é preciso para se vacinar?

Para receber a dose, todos devem apresentar o Cartão Nacional de Saúde (CNS) e/ou número prontuário da rede de saúde de Campo Grande (Hygia); documento pessoal de identificação; e, a caderneta de vacinação (caso tenha).

Além dos documentos exigidos para todos, os profissionais de saúde devem apresentar a carteira do conselho ou holerite; as gestantes e puérperas: cartão da gestante, laudo médico ou exames com identificação; e os indígenas: cadastro na SESAI.

Já os professores devem apresentar um holerite e os documentos obrigatórios para todos do grupo de risco. Os portadores de doenças crônicas precisam apresentar e deixar nas unidades de vacinação, cópia do laudo indicando a doença ou uma receita, ambos com carimbo e assinatura do médico.

Estação Criança

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura
Cidade da Páscoa inicia programação hoje nos Altos da Afonso Pena
Cultura
Show de Marisa Monte em Campo Grande pode ser parcelado em até 4 vezes
Cultura
JD1TV: Documentário sobre sobá será exibido na Feira Central nesta quarta-feira
Cultura
Cidade da Páscoa inaugura nesta sexta-feira nos altos da Afonso Pena
Cultura
Semana do teatro e circo apresentará peças gratuitas por 3 dias na Capital
Cultura
Feira com participação de artesãos indígenas segue aberta
Cultura
Com mais um dia de festa, Festival de Inverno de Bonito acontecerá em agosto
Cultura
Com mais de 150 artesãos, feira "Mãos que Criam" inicia hoje na Capital
Cultura
Cidade da Páscoa: Prefeitura promove "Páscoa da Família" nos Altos da Afonso Pena
Cultura
Cerca de 82% da população voltou a frequentar os cinemas em 2022

Mais Lidas

Cultura
Cidade da Páscoa inicia programação hoje nos Altos da Afonso Pena
Geral
Foi você? Prêmio de R$ 100 mil do 'Nota MS Premiada' vai para dois ganhadores
Polícia
JD1TV: Acidente com pelo menos seis veículos 'fecha' a BR-060
Geral
Morre Haroldo Maiolino