A 17ª edição do Festival de Inverno de Bonito será lançado na próxima segunda-feira (20) no Auditório da Governadoria, às 8:00 h. O Festival acontecerá nos dias 28 a 31 de julho, em Bonito, com todas as atrações gratuitas para bonitenses e turistas. Na ocasião será apresentada a programação completa do evento.
BonitoNet apurou que a edição de 2016 do Festival de Inverno de Bonito terá como homenageado o compositor Geraldo Roca, carioca de nascimento e sul-matogrossense de coração, que faleceu em dezembro de 2015 e a banda recifense, Nação Zumbi, será uma das atrações musicais do evento.
Com seu parceiro Paulo Simões, Roca compôs a famosa música "Trem do Pantanal", hino não oficial do estado do Mato Grosso do Sul, originalmente chamada "Trilhos da Terra". A canção foi composta durante uma viagem que fizeram à Bolívia, em 1975, numa cabine dormitório do "Trem do Pantanal" da NOB que ia até Corumbá, e dalí embarcaram no chamado "Trem da Morte" boliviano. Nessa época nem faziam shows nem eram famosos, só tocavam em casa e com amigos, mas a partir de 1976 começaram a lutar por sua divulgação, por shows, etc.
No início de suas carreiras se apresentaram num festival no Mato Grosso do Sul, com a música "Trem do Pantanal", mas ela foi desclassificada porque foi acusada de subversiva pelas palavras "mais um fugitivo da guerra", que se referiam a "fugitivo da Ditadura", segundo o entendimento dos jurados.
Roca é um dos compositores mais gravados e influentes do Mato Grosso do Sul, autor também de "Uma pra estrada", "Polca outra vez", "Japonês tem três filhas", "Mochileira", entre outras. Ele mistura em suas composições ritmos regionais e elementos da música folk e do rock, com uma lírica realista própria, onde mistura elementos beatniks, tropicalistas, e com traços até dadaísta, tudo numa tonalidade de cores regionais.
Nação Zumbi, que começou como "Chico Science & Nação Zumbi", teve como líder e vocalista da banda, o cantor e compositor Chico Science, que criou, junto com a banda Mundo Livre S/A, o movimento Manguebeat.
Em 1991, em Olinda, Chico Science e Fred Zero Quatro (do grupo Mundo Livre S/A) escreveram um release, que acabou virando um manifesto do movimento Manguebeat, o "Manifesto dos Caranguejos com Cérebro", que tem como símbolo, uma antena parabólica colocada na lama, tornando-se assim um dos principais movimentos e banda dos anos 90 no Brasil, lutando por melhorias sociais na vida da população, não só do Recife e do Estado do Pernambuco, mas como de todo cidadão brasileiro.
Em fevereiro de 1997, Chico Science faleceu devido a um acidente de carro quando seguia de Recife para Olinda. Em seu lugar nos vocais veio Jorge dü Peixe, que já tocava alfaia na banda.
Desta forma, o Festival de Inverno de Bonito, apresenta dois grandes expoentes da música brasileira, Geraldo Roca e Chico Science, cada um representando os anseios de seu povo e sua cultura regional.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Com mais um dia de festa, Festival de Inverno de Bonito acontecerá em agosto

Com mais de 150 artesãos, feira "Mãos que Criam" inicia hoje na Capital

Cidade da Páscoa: Prefeitura promove "Páscoa da Família" nos Altos da Afonso Pena

Cerca de 82% da população voltou a frequentar os cinemas em 2022

JD1TV: Gabriel Sater em fala exclusiva ao JD1

Novo espaço do Bioparque permite que deficientes visuais toquem em plantas e animais

Casa do Artesão reabre ao público neste domingo com shows e homenagens

Comemorando seus 28 anos, O Bando do Velho Jack se apresenta neste sábado na Capital

Bocas de lobo entupidas, saiba como proceder
