Menu
Busca quinta, 02 de fevereiro de 2023
(67) 99647-9098
Cultura

Campo-grandense supera depressão e ajuda pessoas por meio de origamis mundo afora

Lígia Oizumi escreveu o livro "Felicidade na Prática" que já está nas últimas unidades da 1ª edição

08 fevereiro 2022 - 12h51Camila Farias

A campo-grandense Lígia Oizumi, que ficou conhecida como “menina dos Tsurus” no Estado, escreveu um livro sobre superação da depressão e busca pela felicidade e acabou conseguindo mudar de pessoas mundo a fora. 
Lígia entrou em contato e apresentou seu projeto de confecção de Tsurus, ou popularmente conhecidos origamis onde ninguém mais chegava, nas Unidades de Internação (Unei) e também nas penitenciarias, fazendo com que os internos se interessassem pela atividade. 

Um desses casos é da empreendedora Aline Gregório, de 24 anos. Ela conheceu Lígia em Campo Grande, quando a escritora já estava com campanha e apresentar o projeto “1000 Tsurus por um Desejo” em meados de 2016. Na época, Aline era adolescente e cumpria pena em uma Unidade Educacional de Internação (Unei), havia sido transferida de São Paulo e havia perdido a mãe. 

“Quando conheci a Lígia estava interna na Unei e havia perdido minha mãe. Estava com depressão e queria apenas ficar no quarto. Aquele momento achei que seria um ciclo vicioso, que não iria sair de lá e nunca ia poder ter minha liberdade de volta. Um dia a Lígia apareceu apresentando o projeto dela. Ela não só ensinou a dobrar um pedaço de papel ou a confeccionar um origami, me ensinou a ter calma, paciência e a buscar a esperança. Quando fiz os tsurus vi que ainda tinha esperança, que nunca é tarde demais, que eu ia sair dali e mudar de vida e esse foi impacto que Lígia trouxe a minha vida”, declara Aline.

Alessandro do Nascimento, de 41 anos morador do Rio de Janeiro, conheceu Lígia quando cumpria pena na Penitenciária Central do Estado - Unidade de Progressão (PCE-UP) de Curitiba, no Paraná.
“Em 2017, a Lígia nos fez uma visita e contou sobre a sua história de depressão e propósito de vida. Não era um choro de tristeza, mas de alegria em fazer diferente. Aquilo tocou a mim e aos demais, e resolvemos entrar e ajudar a Lígia a confeccionar os tsurus que foram para o Japão. Eu cumpri minha pena, e hoje vivo com minha família em paz”, relembra Alessandro.

Ele afirmou que continua fazendo tsurus e entrega para as crianças da sua comunidade e que o livro “Felicidade na Prática” é de fundamental leitura para quem busca a verdadeira felicidade.
As redes sociais também foram um caminho para que pessoas tivessem acesso ao trabalho de Lígia como escritora e também com tsurus. Edna Hatsumi Honji Oliveira, de 55 anos que mora na cidade de Toyohashi, que fica no Estado de Aichi. Ela conheceu a escritora por meio do Facebook.

A autônoma relata que tem a convicção que realmente os mil tsurus trazem a cura, a felicidade, a esperança. “Não é só uma lenda. A Lígia foi e é uma inspiração, uma esperança, uma mestra, um anjo ao ensinar que dobrando um pequeno papel quadrado se transforma em um fio de esperança para aqueles que estão tristes”.

Edna afirma que leu o livro “Felicidade na Prática” e que lendo pela 5ª vez e que sempre tira novos aprendizados. “O livro nos mostra que temos que lutar pela nossa felicidade, ela está dentro de nós e se não a libertamos não poderemos senti-la. 

A escritora que hoje mora em Nova Iorque, está de passagem por MS com sua família e contou como fica feliz e se surpreende ainda com cada depoimento das pessoas que se sentiram tocadas por suas campanhas com os tsurus e pelo seu livro, que está nas últimas unidades da 1ª edição.

Gov Dengue - Jan23 Square

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura
Desfiles das Escolas de Samba da Capital serão nos dias 20 e 21 de fevereiro
Cultura
Expo raiz: Expogrande 2023 confirma volta dos shows para o Parque Laucídio Coelho
Cultura
Cauã Reymond desembarca em MS para gravar nova novela
Cultura
Fundação Manoel de Barros celebra 25 anos: "Continuando no Caminho"
Cultura
Projetos culturais ainda podem se inscrever no FIC-MS
Cultura
Alô, foliões! Prefeitura lança programação do Carnaval deste ano na Capital
Cultura
Férias: Programação de filmes gratuitos inicia hoje no Museu da Imagem
Cultura
Governo de MS disponibiliza R$ 1,6 milhão para incentivo ao Carnaval 2023
Cultura
Despedidas: Cidade do Natal encerra com festa e visita de 500 mil pessoas
Cultura
Museu da Imagem e do Som exibe filmes gratuitos para as crianças nas férias

Mais Lidas

Cidade
'Sorrisão doce e largo', amigas lamentam morte de Ana Karolina em acidente
Polícia
JD1TV: Recém-nascido é abandonado em caixa no Aero Rancho
Polícia
Motociclista colide em carreta e morre em Campo Grande
Polícia
"Heroizinho", bombeiros se comovem em resgate de recém-nascido