Menu
Menu
Busca quinta, 28 de março de 2024
Cultura

Centro Cultural da FCMS estreia premiado espetáculo 'O Bote da Loba'

19 março 2014 - 10h19Via Notícias MS
O Teatro Aracy Balabanian, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, estreia neste fim de semana o espetáculo “O Bote da Loba”, contemplado pelo Prêmio Rubens Correa de Teatro da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. A peça será encenada no sábado e domingo (22 e 23), às 20 horas e celebra os dez anos do Marcado Cênico.

Em cena estão as atrizes Patrycia Andrade e Aline Calixto, dirigidas por Vitor Samudio. A peça traz duas personagens: Veriska, uma maga ou cartomante e Laura, casada. Laura sente-se insatisfeita com a vida, já procurou ajuda em vários médicos e em tantos lugares, porém, sem nunca encontrar a solução para o seu problema. Assim, decide procurar a maga Veriska para desabafar todas as suas angústias com o intuito de ser “curada”. A maga esclarece que o problema está na falta de sexo.

O texto coloca em questão a angústia de muitas mulheres que não sabem lidar com sua própria sexualidade e, por extensão, a sua sexualidade relacionada aos seus parceiros. Por muitos anos a mulher foi e ainda é instruída a ser submissa, cumprindo o papel de dona do lar: mãe e esposa. Nas atribuições da casada ainda estava a função de ser “mulher na cama”.

Todavia essa condição acabou se tornando uma obrigação e muitas mulheres desconheciam o prazer sexual, o carinho, o afeto durante uma relação sexual. Eis que algo diferente, até então, para Laura acontece. Veriska, uma mulher dona de si, propõe como primeiro tratamento livrar-se de suas couraças e experimentar o que seria o inicio de sua libertação.

Espetáculo inédito de Plínio Marcos, a peça “O Bote da Loba” foi escrita em 1997 pelo dramaturgo pouco antes de sua morte. A dramaturgia parece estar inacabada e o próprio autor chega a mencionar essa possibilidade. O texto nunca foi publicado e, até então, nunca montado.

Em um momento de sua vida Plínio Marcos inicia leituras exotéricas e de tarô e, então, incursiona sua dramaturgia para uma vertente mística, de cunho idealista filosófico, de autoconhecimento do ser humano - religiosidade subversiva, fase que foi denominada “mística”. Além disso, o autor fazia atendimentos com leituras de tarô. A procura era, geralmente, por mulheres casadas insatisfeitas com o casamento.

O dramaturgo foi considerado pela crítica como “escritor maldito” e por ele mesmo como “repórter de um tempo mau”, uma vez que a maioria de suas obras retratava a realidade do país de forma “nua e crua”, as mazelas da sociedade e, por isso, muitas delas foram proibidas pela censura.

Foi palhaço de circo, jogador de futebol, funileiro, radialista, camelô, até chegar ao cenário da dramaturgia nacional como autor renomado. Além de exercer diversas profissões, conviveu com os mais variados tipos de pessoas, possibilitando-lhe, assim, experiências capazes de render características para traçar os perfis das personagens que fizeram parte de seus textos.

Suas obras foram reconhecidas pela linguagem simples e direta e pelos personagens subalternos. Assim, sua poética diferenciava das produções que fazem parte do compêndio do teatro nacional, uma vez que Plínio Marcos procurava retratar a temática da marginalidade no cotidiano.

Serviço
A classificação da peça “O Bote da Loba” é de 18 anos e a duração aproximada é de 50 minutos Os ingressos serão vendidos com uma hora de antecedência no dia da apresentação a R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).

A meia-entrada é válida para crianças até 12 anos, estudantes, professores, doadores de sangue e idosos (acima de 60 anos), com a apresentação de seu respectivo comprovante.

O Centro Cultural José Octávio Guizzo fica localizado na rua 26 de Agosto, 453, entre as Ruas Calógeras e a 14 de Julho. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 9854-1010, 3317-1795 ou no site www.mercadocenico.com.

Reportar Erro
Fapec Caarapo

Deixe seu Comentário

Leia Também

Filé de Tilápia ao Blue Cheese
Cultura
JD1TV: Na Semana Santa, o JD1 te ensina a fazer uma receita com filé de tilápia
Toró é a primeira residência artística proposta em MS pelo 'Plataforme-se'
Cultura
Programa lança primeira residência artística de MS para artistas da dança
Mordidinha, que pode ser de brincadeira, gerou revolta para alguns internautas
Cultura
Expulsa ou não? Mordida nas costas leva público a pedir saída de Alane no BBB 24
Ressurreição de Jesus
Cultura
Paixão de Cristo: encenação será no teatro Dom Bosco nos dias 28 e 29 de março
Adolescente Kadiwéu e sua arte; Cacique Pedro Kadiwéu; e criança Kadiwéu com pintura facial tradicional
Cultura
Aldeia Campina fará o 1° Festival da Cultura Kadiwéu em Bodoquena
Desapega Campo Grande! Evento de desapego acontece neste sábado na Capital
Cultura
Desapega Campo Grande! Evento de desapego acontece neste sábado na Capital
Deputados analisam projeto que amplia desconto no IPVA para representantes de PcDs
Política
Deputados analisam projeto que amplia desconto no IPVA para representantes de PcDs
Cine Maturidade
Cultura
Mês das mulheres: Cine Maturidade exibe 'Pacarrete' em duas sessões no MIS
Matu Miranda é natural de Campo Grande
Cultura
Semifinalista do The Voice Brasil fará show em Campo Grande
Imagem Ilustrativa
Cultura
'Festival do Peixe' na Feira Central será de 27 a 31 de março; veja programação

Mais Lidas

Artistas confirmadas na Expogrande 2024
Comportamento
Expogrande 2024 divulga programação dos shows; confira as datas
Local onde aconteceu o confronto
Polícia
JD1TV AGORA: 'Tigrão do PCC' morre em confronto com o Choque na Capital
Caso aconteceu em uma das lojas de roupa do shopping
Polícia
'Pai de santo' tenta furtar calça em loja de shopping de Campo Grande
De empresários a policiais civis, veja quem são os alvos na Operação Snow
Polícia
De empresários a policiais civis, veja quem são os alvos na Operação Snow