Menu
Busca segunda, 17 de maio de 2021
(67) 99647-9098
TJMS - maio21
Cultura

CineMIS Mostra Clube do CineClube apresenta filmes com olhares sobre a contemporaneidade

05 maio 2014 - 08h47Via Notícias MS
A Fundação de Cultura de MS (FCMS) e o Clube do Cineclube realizam de 12 a 16 de maio o “CineMIS Mostra Clube do CineClube”. O evento apresentará cinco cineclubes com curadorias independentes. Eles irão apresentar e debater filmes, trazendo diferentes temáticas e olhares sobre a contemporaneidade.

Os cineclubes a se apresentar são o Cineclube Aliança Francesa, Cinema e Utopia, Cine Cacos, Cinema (d)e Horror e Cineclube Transcine. Cada um trará seus temas ao evento fazendo dessa mostra uma atividade de reflexão e debate sobre a cultura contemporânea.

O Cineclube Aliança Francesa vai apresentar e debater o filme "O Amante" do diretor Jean-Jacques Annaud e terá o professor Herbert Covre como debatedor. O Cineclube Cinema e Utopia trará o filme “Hannah Arendt” da diretora e roteirista alemã Margarethe Von Trotta, tendo como debatedor o cinéfilo Sebastião Lima. O Cineclube Cine Cacos exibirá o filme “Tudo Sobre Minha Mãe” do espanhol Pedro Almodóvar. O debate será conduzido pelo professor Aparecido Reis (Ciências Sociais/UFMS) e Izabela Sanches (Acadêmica de Jornalismo/UFMS). O Cineclube Cinema (d)e Horror trará o filme “Elefante” de Gus Van Sant, o debatedor será Ravel Giordano Paz. Por fim, o Cineclube Transcine exibirá e debaterá o filme “Clube de Compra Dallas” do canadense Jean-Marc Vallée.

A mostra é uma oportunidade de assistir bons filmes vindos de diferentes vertentes do cinema mundial e participar de debates com a presença de mediadores que irão conduzir reflexões acerca dos filmes apresentados. Na Mostra entre os cineastas consagrados estão Jean-Jacques Annaud, diretor de grandes sucessos do cinema mundial como “A Guerra do Fogo” (1981), “O Nome da Rosa” (1986), e “Sete Anos no Tibet” (1997). Annaud foi premiado com dois “César” (prêmio anual do cinema francês - César du cinéma), em 1981 por “A Guerra do Fogo”, e em 1986 pelo filme “O Nome da Rosa”. Um outro destaque é Gus Van Sant – recebeu a Palma de Ouro em Cannes em 2003, pelo filme apresentado na Mostra - Elefante, e teve duas indicações ao Oscar por melhor direção: “Gênio Indomável” (1997) e “Milk” (2007). Por fim, Pedro Almodóvar, que recebeu vários prêmios ao longo da carreira entre eles dois Oscar, dois Globo de Ouro, além de outros quatro prêmios no Festival de Cannes. Destaque para o filme a ser exibido "Tudo sobre Minha Mãe" que em 1999 recebeu o Oscar (Melhor Filme Estrangeiro), Globo de Ouro (Melhor Filme Estrangeiro), e os prêmios de “Melhor Diretor” e “Melhor Filme - Juri Popular” no Festival de Cannes.
Genetica 1

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura
Primeiro monumento restaurado, “O Aprendiz” é entregue nesta segunda
Cultura
Quem é? Músico de MS ganha cesta básica e tenta vendê-la nas redes sociais
Cultura
Beraldo no Beat lança "Promíscuo" em clima de romance intenso; assista
Cultura
Prefeitura retoma "Arte no Paço" com exposição "Pensa Mente"
Cultura
Começa hoje o evento virtual do Projeto Quatro Estações

Mais Lidas

Polícia
Jacaré é capturado dando 'rolê' em cidade de MS
Internacional
Estados Unidos inicia vacinação contra a Covid-19 em Nova York
Polícia
Morador de rua tenta matar desafeto a pauladas no interior do Estado
Polícia
Briga por capacete acaba em tentativa de homicídio