Menu
Menu
Busca quinta, 28 de março de 2024
Cultura

Começa hoje workshop com bailarinas do Bolshoi Brasil

07 junho 2014 - 07h06Via Notícias MS
Com apoio da Fundação de Cultura de MS acontece hoje e amanhã (07 e 08) workshop com Karine de Matos e Ariate da Costa, bailarinas de uma das companhias de balé mais famosa do mundo, a Bolshoi, que possui filial no Brasil.

Este workshop já foi realizado em anos anteriores pelo “Grupo de mães e amigos das alunas de MS no Bolshoi Brasil” e tem como principal objetivo propiciar às crianças e jovens do estado a possibilidade de entrar em uma renomada companhia de balé como a Bolshoi, com filial em Joinville - SC. Por meio da oficina será feita uma pré-seletiva, na qual os(as) selecionados(as) poderão participar de uma audição de balé clássico e contemporâneo na Bolshoi Brasil. No ano passado quatro alunas do workshop foram pré-selecionadas, e três passaram.

Para Iara Costa, uma das organizadoras do evento, é uma oportunidade ímpar de poder entrar para uma escola de balé tão conceituada: “o workshop identifica talentos, podendo oportunizar o acesso à Bolshoi, eliminando etapas e custos”.  

Ministrantes
Karine de Matos participou como solista de balés marcantes, como “Don Quixote” e “Chopiniana”. Teve a oportunidade de atuar com ícones da dança mundial como Natália Osipova, Elena Andrienko, Ivan Vassiliev, Andrey Bolotin, Andrey Uvarov. Em 2012 além de bailarina, atuou como professora da Escola Bolshoi. Realizou quatro turnês internacionais pela Rússia, Ucrânia e Cazaquistão como bailarina convidada. Já Ariate Costa estudou na Escola do Teatro Bolshoi e já realizou apresentações em diversas cidades do Brasil e países como: Alemanha, Rússia, Uruguai e Itália. Durante sua permanência no Bolshoi Brasil participou da turnê no Brasil do Balé do Teatro Scala de Milão em 2004, das montagens coreográficas da Suíte do Balé o Quebra-Nozes, Grande Suíte do Balé “Don Quixote”, Giselle e Chopiniana. Interagiu com grandes solistas internacionais e coreógrafos consagrados como Vladimir Vassiliev, Ekaterina Maximova, Gustavo Cortes, Alex Neoral, Natalia Osipova, Nina Speranskaya, Emílio Martins, entre outros. Atualmente é professora de Dança Contemporânea da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, ministrando aulas de Dança Contemporânea, Composição Coreográfica, Dança a Caráter, Repertório.

Escola do Teatro Bolshoi Brasil

Em 2000 foi criada a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, sendo a única Escola do Bolshoi fora da Rússia. Seu ideal é o mesmo da escola coreográfica de Moscou, criada em 1773: proporcionar formação e cultura por meio do ensino da dança, para que seus alunos tornem-se protagonistas da sociedade.

Já em 2008 houve a criação da Companhia Jovem, para dar oportunidade aos talentos desenvolvidos na instituição e proporcionar uma primeira experiência no mercado de trabalho para os graduados pela escola. A consolidação da Companhia Jovem responde à demanda por crescimento e desenvolvimento da dança no país. O padrão de excelência destes bailarinos faz com que sejam reconhecidos em todos os seus trabalhos. A proposta é manter-se ativa em apresentações públicas constantes; seus artistas atuam como agentes formadores de plateia e incentivadores de novas gerações.

Serviço

O workshop acontecerá no espaço Movimente, localizado  na rua Brigadeiro Tobias,  956, no bairro Taquarussu. A oficina será realizadas das 8 às 9h30 e das 10 às 11h30 e à tarde das 14h30 às 18 horas. As inscrições custam R$ 90,00 (grupo de dez pessoas) ou R$ 110,00 individual. Os participantes irão receber certificados da Bolshoi Brasil.

Reportar Erro
Fapec Caarapo

Deixe seu Comentário

Leia Também

Filé de Tilápia ao Blue Cheese
Cultura
JD1TV: Na Semana Santa, o JD1 te ensina a fazer uma receita com filé de tilápia
Toró é a primeira residência artística proposta em MS pelo 'Plataforme-se'
Cultura
Programa lança primeira residência artística de MS para artistas da dança
Mordidinha, que pode ser de brincadeira, gerou revolta para alguns internautas
Cultura
Expulsa ou não? Mordida nas costas leva público a pedir saída de Alane no BBB 24
Ressurreição de Jesus
Cultura
Paixão de Cristo: encenação será no teatro Dom Bosco nos dias 28 e 29 de março
Adolescente Kadiwéu e sua arte; Cacique Pedro Kadiwéu; e criança Kadiwéu com pintura facial tradicional
Cultura
Aldeia Campina fará o 1° Festival da Cultura Kadiwéu em Bodoquena
Desapega Campo Grande! Evento de desapego acontece neste sábado na Capital
Cultura
Desapega Campo Grande! Evento de desapego acontece neste sábado na Capital
Deputados analisam projeto que amplia desconto no IPVA para representantes de PcDs
Política
Deputados analisam projeto que amplia desconto no IPVA para representantes de PcDs
Cine Maturidade
Cultura
Mês das mulheres: Cine Maturidade exibe 'Pacarrete' em duas sessões no MIS
Matu Miranda é natural de Campo Grande
Cultura
Semifinalista do The Voice Brasil fará show em Campo Grande
Imagem Ilustrativa
Cultura
'Festival do Peixe' na Feira Central será de 27 a 31 de março; veja programação

Mais Lidas

Artistas confirmadas na Expogrande 2024
Comportamento
Expogrande 2024 divulga programação dos shows; confira as datas
Local onde aconteceu o confronto
Polícia
JD1TV AGORA: 'Tigrão do PCC' morre em confronto com o Choque na Capital
Caso aconteceu em uma das lojas de roupa do shopping
Polícia
'Pai de santo' tenta furtar calça em loja de shopping de Campo Grande
De empresários a policiais civis, veja quem são os alvos na Operação Snow
Polícia
De empresários a policiais civis, veja quem são os alvos na Operação Snow