Menu
Menu
Busca quarta, 24 de abril de 2024
Cultura

Começam nesta terça-feira as aulas de Samba, Forró e Tango no Centro Cultural

08 abril 2014 - 11h01Via Notícias MS
O Centro Cultural José Octávio Guizzo está com inscrições abertas para aulas de Samba de Gafieira, Forró e Tango. Os cursos são direcionados para pessoas a partir de 15 anos e ministrados pelo professor e coreógrafo Davi Rosendo às terças e quartas-feiras.

As aulas começam nesta terça-feira (8 de abril) nos seguintes horários: Samba, das 18h30 às 19h30; Forró, das 19h30 às 20h30 e Tango, das 20h30 às 21h30. Todos os cursos são de nível básico com término em julho. A mensalidade é de R$ 70,00 por estilo.

“Na turma passada as aulas de Samba contaram com grande participação de entusiastas que iniciaram na dança e adoraram o ritmo, gerando a necessidade por conhecer e dançar novos estilos. Entretanto, e dentro dos limites de um curso introdutório, ao seu término visa-se que os alunos saiam com um conhecimento não apenas dos passos básicos, mas também dos principais passos constituintes de cada dança”, explica o professor Davi Rosendo.

Conheça mais sobre os estilos:
Samba de Gafieira: Estilo de dança de salão que se originou no Rio de Janeiro oriundo do Maxixe, ritmo praticado no início do século XX. Um estilo de dança muito admirado pela mistura de gingado, proteção, elegância e condução do cavalheiro e pela beleza de ganchos de perna da dama.

Forró: Designação popular dos bailes frequentados e promovidos por migrantes nordestinos nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Teve origem nas festas oferecidas pelos ingleses aos empregados que construíam estradas de ferro. Trazido por Dominguinhos e Luiz Gonzaga, o ritmo veio para São Paulo nos anos 60 e hoje é bastante difundido por diversos intérpretes como os grupos Falamansa e Trio Virgulino. É um dos ritmos mais dançados por todas as faixas etárias que podem optar por uma dança coladinha ou pela execução de diversos giros e figuras que o Forró moderno incorporou.

Tango: É um estilo musical e uma dança proveniente do Cone Sul da América do Sul. Nasceu em meados do século XIX de uma mistura de vários ritmos dos subúrbios de Buenos Aires, mas não se limitou às zonas baixas, principalmente depois que a dança teve sucesso na Europa. É uma dança elegante e criativa que permite encenar histórias envolventes entre o casal. Hoje o Tango vive não como o fenômeno de massas que o engendrou, mas sem nenhuma dúvida como elemento identificatório da alma portenha e em permanentes evocações espalhadas por todo o mundo.

Davi Rosendo é formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e mestrando em Sociologia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Leciona Dança de Salão desde 2006. Participou dos cursos do Centro de Dança Cláudio e Dinorá, de Tango em Buenos Aires na Argentina e foi integrante do Grupo Bailah (Grupo Coreográfico de Dança de Salão da UFMS). Participou do curso de Formação em Dança de Salão na Escola de Dança e Centro Cultural Jaime Arôxa no Rio de Janeiro em 2012 e atua também como coreógrafo.

Serviço
As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas de terça a sexta-feira, das 8 às 18 horas na secretaria do Centro Cultural, que fica na rua 26 de agosto, 453. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Dançando a Melhor Idade
Cultura
60+ ativo! Projeto oferece oficina gratuita de dança na Capital
Toni Garrido
Cultura
Em maio, Toni Garrido será a próxima atração do 'MS Ao Vivo'
Circuito Gastronômico é chance para reconhecimento da gastronomia de MS, diz chef
Cultura
Circuito Gastronômico é chance para reconhecimento da gastronomia de MS, diz chef
Gabriel Chiad
Cultura
JD1TV - "Bom para dançar coladinho": Gabriel Chiad fala sobre 'forronejo' na Capital
Projeto 'Estimulando o dançar' oferece aulas gratuitas de ballet na Capital
Cultura
Projeto 'Estimulando o dançar' oferece aulas gratuitas de ballet na Capital
Grupo Falamansa
Cultura
'MS ao Vivo' terá show de forró com Falamansa neste domingo na Capital
Veja os valores e onde comprar ingressos para exposição imersiva de Van Gogh
Cultura
Veja os valores e onde comprar ingressos para exposição imersiva de Van Gogh
Artistas já confirmados no Festival de Inverno de Bonito de 2024
Cultura
Festival de Inverno de Bonito 2024: veja atrações já confirmadas
Domingo tem Guilherme & Santiago, pagode e arte na Praça Bolívia
Cultura
Domingo tem Guilherme & Santiago, pagode e arte na Praça Bolívia
Turismo de MS leva capacitação e gastronomia pantaneira à 11ª WTM Latin America
Cultura
Turismo de MS leva capacitação e gastronomia pantaneira à 11ª WTM Latin America

Mais Lidas

AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Polícia
AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Capitão Leonardo Mense partiu durante a noite de sábado (21)
Polícia
'Imenso legado': Capitão Mense é homenageado por autoridades e instituições de MS
 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Justiça
MPMS investiga fraude em concurso da prefeitura de Sonora e recomenda suspensão
"Eu não tenho dúvida que o Beto Pereira terá capacidade, se eleito for, de fazer as grandes transformações e reformas que Campo Grande precisa", enfatiza ex-governador.
Política
JD1TV: Reinaldo diz que problemas locais "pesarão mais" que Bolsonaro