Menu
Busca quinta, 23 de setembro de 2021
(67) 99647-9098
TJMS setembro21
Cultura

Escolas de samba encantaram o público no primeiro dia do desfile

04 março 2014 - 18h04Via CG Notícias
Com a emanação de boas energias pelo bloco Afoxé Ilê, desejando que tudo transcorresse em paz, foi aberto na noite dessa segunda-feira (03) o primeiro dia de desfile das escolas de samba de Campo Grande. Realizado na Praça do Papa, no bairro Santo Amaro, o evento reuniu pessoas de todas as idades, de crianças de colo a idosos. Comum a todos: muita animação e, desde muito cedo, o amor a uma das festas mais populares do Brasil.

As amigas Maria Eduarda, 14 anos; Kéthlym Alves, 15 anos; Rafaela da Silva, 13 anos e Nátalia Moreira de 16 anos disseram, categóricas, que "adoram" o Carnaval. Informaram que residem próximo da Praça do Papa, mas que este não é o motivo principal de terem ido assistir ao desfile. "A gente vem porque gosta dessa alegria, de ver as escolas e, esse ano, tem um amigo nosso que vai desfilar numa das escolas", relatou Maria Eduarda.

Apaixonadas pelo Carnaval, as irmãs cuiabanas Irene Rodrigues e Elizina Alves de Oliveira vieram do estado vizinho para passear e, também, para ver um sobrinho percussionista que iria desfilar ontem. Sentindo a queda da temperatura por estar recuperando-se de uma pneumonia, Elizina disse que "não deixaria de vir aqui por causa disso", garantiu enquanto esperava o início do desfile e a participação do sobrinho Jefferson.

O presidente da Lienca (Liga das Escolas de Samba de Campo Grande), Eduardo Souza Neto, define como paixão o sentimento que mobiliza tantas pessoas em torno do Carnaval, sobretudo no caso daquelas que participam diretamente do desfile. "É paixão porque se fosse amor ainda haveria um pouco de lucidez, que a gente vê que não existe para aqueles que vivem o cotidiano do Carnaval", argumentou Neto. Foi possível sentir um pouco deste sentimento pelo nervosismo e ansiedade de muitos que participavam do evento.

Sobre a estrutura para realização do desfile, Eduardo disse que "melhorou muito em relação a 2013". "A cada ano, a gente vai aperfeiçoando aquilo que a gente percebe que ainda tem falha ou está faltando, mas esse ano a iluminação está melhor e a pintura da pista também", elencou o presidente da Lienca. Para as escolas de samba, a Prefeitura de Campo Grande repassou R$ 160 mil, além de disponibilizar toda a estrutura necessária para o evento.

A expectativa é de que nesta terça-feira, a presença de público seja maior porque o desfile terá a participação das principais escolas de samba, como Vila Carvalho e Igrejinha. "Normalmente, no primeiro dia temos entre cinco mil e oito pessoas e, no segundo, entre treze e quinze mil", informou Eduardo Neto. Para esse ano, a Lienca reduziu o tempo de desfile de cada agremiação. Antes, o tempo variava entre 50 e 60 minutos, no máximo. Agora, cada uma deve desfilar no tempo entre 40 e 50 minutos.

Desfile do 1º dia - Quem foi à Praça do Papa ontem, pôde assistir ao desfile do bloco Afoxé Ilê Omô Aye, bloco de percussão Tambores vento bom, Escola de Samba Mirim Os herdeiros, Escola Unidos do São Francisco, Escola Cinderela Tradição e Estação Primeira do Taquarussu. O desfile tem início às 19 horas e a entrada é de graça.
Unica - inverno

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura
Fim de semana: Som da Concha, shows de rock, sertanejo e MPB agitam a Capital
Cultura
O adeus a uma lenda do blues sul-mato-grossense: Zé Pretim é encontrado morto em casa
Geral
Livro com a vida do ‘Seu Thomaz das esfihas’ será lançado hoje
Cultura
Som da Concha recebe General R3 and the Black Family neste sábado
Vídeos
Vídeo: Inês Brasil é ‘expulsa’ de “A Fazenda” e viraliza nas redes sociais
Cultura
Vídeo: Dupla Índio e Half chega ao fim após 15 anos
Cultura
Programa MS Cultura Cidadã encerra inscrições na sexta
Cultura
Inscrições para Prêmio Ipê de Teatro podem ser feitas até outubro
Cultura
Som da Concha será híbrido e pode ter público de até 238 pessoas
Cultura
Exposição fotográfica Momentum é lançada nesta sexta-feira

Mais Lidas

Geral
Vídeo: "Peixe de bosteiro", morador de rua engana população de Paranaíba
Polícia
Menino de 2 anos mata prima atropelada após dar partida em carro
Polícia
Funcionários da Energisa ficam sob mira de arma ao tentar podar árvores na Vila Olinda
Polícia
Operação “Dark Money” investiga desvio de R$ 23 milhões no esquema de corrupção em Maracaju