Menu
Busca quinta, 16 de setembro de 2021
(67) 99647-9098
Gov - Estado que Cresce (set21)
Cultura

Exposição celebra chegada da ferrovia a Campo Grande

09 maio 2014 - 10h30Via Notícias MS
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul lança hoje (09), às 19 horas, no Museu da Imagem e do Som, a Exposição Audiovisual “Trilhos da Memória – 100 anos”, que integra a programação do Centenário da Chegada dos Trilhos a Campo Grande. A visitação tem entrada franca, assim como toda a programação.

O MIS reuniu na exposição o trabalho de grandes artistas: as fotografias de Rachid Waqued, de uma série histórica sobre a NOB; o filme de David Cardoso “Maria Fumaça, Chuva e Cinema”; as fotografias do Concurso de Fotografias Patrimônio Histórico e Cultural de MS - Nossa identidade e ainda as fotografias do Álbum Gráfico do Mato Grosso.

A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil – NOB foi uma companhia ferroviária brasileira com extensão de 1622 km construída principalmente na primeira metade do século XX. Sua formação começou em 1912 por duas frentes de trabalho - ao sul de Itapura (SP) e ao norte de Porto Esperança (então Mato Grosso). Os ramais foram interligados em Campo Grande em 1914.

A NOB fez da circulação do trem um fator essencial para o desenvolvimento de toda a região Centro-Oeste. Os caminhos e paisagens por onde passava ainda vivem na memória do povo sul-mato-grossense. Grandes cidades hoje foram construídas à beira dos trilhos e a esperança do progresso e da modernidade inundaram o imaginário da população. Prova disso são as inúmeras expressões artísticas, como músicas, fotografias e livros que guardam a memória, a subjetividade, a saudade de uma cultura nascida no trem ou nas proximidades.

O “Centenário da Chegada dos Trilhos a Campo Grande” reúne diferentes eventos na Fundação de Cultura e é uma parceria entre o Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Ao longo do dia de hoje serão realizadas palestras no MIS; à tarde serão lançados livros sobre o tema 100 anos de ferrovia na Biblioteca Pública Estadual Isaías Paim; já no período noturno acontece o lançamento da Exposição Audiovisual “Trilhos da Memória – 100 anos”, também no MIS.

Serviço

Todas as atividades são gratuitas. O Museu da Imagem e do Som fica na avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar, no Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3316-9178 ou pelo e-mail [email protected].
Unica - inverno

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura
Som da Concha recebe General R3 and the Black Family neste sábado
Vídeos
Vídeo: Inês Brasil é ‘expulsa’ de “A Fazenda” e viraliza nas redes sociais
Cultura
Vídeo: Dupla Índio e Half chega ao fim após 15 anos
Cultura
Programa MS Cultura Cidadã encerra inscrições na sexta
Cultura
Inscrições para Prêmio Ipê de Teatro podem ser feitas até outubro
Cultura
Som da Concha será híbrido e pode ter público de até 238 pessoas
Cultura
Exposição fotográfica Momentum é lançada nesta sexta-feira
Cultura
Inscrições do programa “MS Cultura Cidadã” acabam em uma semana
Cultura
Fundação de cultura abre seleção para Salão do Artesanato em Brasília
Cultura
Sócios Band lança primeiro single nesta sexta-feira, no Blues Bar

Mais Lidas

Polícia
Corpo é encontrado esquartejado em sacos de lixo
Geral
Ao vivo: Bebê transmite mãe tomando banho no Facebook
Polícia
Jovem é presa por morder enfermeira na UPA do Coronel Antonino
Polícia
Mulher agredida com barra de ferro em espetinho no Aero Rancho contesta versão dada pelo dono