"Corra o risco de ser considerado louco: vá visitar os ipês. E diga-lhes que eles tornam o seu mundo mais belo. Eles nem o ouvirão e não responderão. Estão muito ocupados com o tempo de amar, que é tão curto", disse em certa ocasião o escritor mineiro Rubem Alves. E foi isso que o fotógrafo e jornalista André Patroni fez. Em julho do ano passado, André saia de uma aula de foto e vídeo que ministrava quando avistou um ipê cheio de flor que captou sua atenção. Com vontade de fotografá-lo, o jornalista percebeu que, se não trabalhasse naquele local, nunca saberia da existência de ipê de tanta beleza. Daí, surgiu a ideia que viria a ser manifestada através do projeto "Rota dos Ipês".
O projeto tem como objetivo fotografar e mapear os ipês da Capital, cidade colorida todo ano pelas flores rosas junto com a chegada do frio. Assim, as pessoas interessadas em ver alguns dos ipês fotografados a localização de cada através da rota criada por André e disponibilizada no site do fotógrafo neste link. O projeto depende muito de dicas das pessoas sobre os ipês da cidade para que o artista possa "ir atrás". Após a repercussão na mídia, André já recebeu diversas orientações de pessoas e agora está numa "correria" para poder fotografá-los antes que a árvore desflore, já que as encantadores flores permanecem apenas por uma semana.
Apesar do fotógrafo ainda não saber quando será encerrado o projeto, já que pode ter uma continuação no ano que vem, Patroni não descarta a ideia de vir a expor as fotos dos ipês no futuro. "Talvez aconteça uma exposição, sim", disse.
Conheça algumas fotos da "Rota dos Ipês"
Para ver todas as fotos do projeto, siga o instagram instagram.com/rotadosipes/ e confira o mapeamento no site andrepatroni.tumblr.com/rotadosipes.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Cidade da Páscoa inicia programação hoje nos Altos da Afonso Pena

Show de Marisa Monte em Campo Grande pode ser parcelado em até 4 vezes

JD1TV: Documentário sobre sobá será exibido na Feira Central nesta quarta-feira

Cidade da Páscoa inaugura nesta sexta-feira nos altos da Afonso Pena

Semana do teatro e circo apresentará peças gratuitas por 3 dias na Capital

Feira com participação de artesãos indígenas segue aberta

Com mais um dia de festa, Festival de Inverno de Bonito acontecerá em agosto

Com mais de 150 artesãos, feira "Mãos que Criam" inicia hoje na Capital

Cidade da Páscoa: Prefeitura promove "Páscoa da Família" nos Altos da Afonso Pena
