Menu
Busca quinta, 06 de outubro de 2022
(67) 99647-9098
TJMS outubro22
Cultura

Galeria de vidro lança livro de receitas da década de 70

A lista conta com mais de 60 preparos com ingredientes do cerrado

11 agosto 2022 - 10h51Evelyn Thamaris

Com receitas resgatadas da década de 1970, a Galeria de Vidro em Campo Grande lança na próxima semana um livro com um compilado de receitas escritas por mulheres bandeirantes. Intitulado “A Mão Feminina do Cerrado Servindo os Sabores do Mundo”, a coletânea trará diversas opções com ingredientes da região.

O vento está marcado para ser realizado na próxima quinta-feira (18) na Plataforma Cultural a partir das 19h, localizada na Avenida Calógeras, n.º 3.015, no Centro. A entrada é gratuita.

Os textos foram organizados pela professora Mara Baís e pelos jornalistas Vania Álves e Edson Moraes, que fizeram uma curadoria do livro original de 1973 – intitulado “Livro de Receitas” – e selecionaram 68 entre as mais de 200 receitas ali presentes. O número representa a quantidade de colaboradoras que participaram da primeira e única edição da peça literária, que à época teve todos os seus exemplares esgotados e se tornou uma raridade.

Para Vanìa, a “iniciativa singular” destas 68 mulheres simbolizou uma mobilização “autônoma e empoderadora”, avançada para aquele período em que a sociedade local era mais “conservadora”. Elas compunham o grupo Bandeirantes de Campo Grande e tinham o objetivo de angariar fundos com a venda dos livros para a manutenção de suas atividades e ajudar entidades filantrópicas. As bandeirantes eram a vertente feminina do escotismo, movimento fundado pelo tenente-general do Exército Britânico Robert Baden-Powell.

Um desses preciosos exemplares foi encontrado por Mara Baís em meio aos seus guardados familiares e serviu de inspiração para produzir a nova versão, que inclui prefácio da consagrada chef Dedê Cesco e depoimento da empresária Regina Torres – filha de uma das bandeirantes coautoras do livro original. Entendendo a necessidade de resgatar esse importante trecho da história da cidade, ela e Vanìa convidaram ainda o escritor Edson Moraes para bordar e dar conteúdos próprios à obra.

A homenagem vem como um presente aos campo-grandenses, que estão prestes a celebrar os 123 anos da Cidade Morena, e também a algumas das bandeirantes ainda vivas, que estavam à frente de seu tempo com a valorização da culinária por meio do livro. “A obra adiantava a megaimportância que a gastronomia alcançou hoje como matriz de empregos, conhecimentos, intercâmbio e evolução econômica, social e cultural, base forte de atividades como o turismo e as artes. Tudo isso num simples e nada inédito apanhado de receitas caseiras ou mais refinadas”, afirma Vanìa Álves.

A jornalista também ressaltou o apoio do poder público municipal e a atual conjuntura para o lançamento do livro. “Importante frisar a feliz associação afirmativa de gênero entre o protagonismo na iniciativa das bandeirantes, o momento político de uma cidade governada por uma líder feminina – a prefeita Adriane Lopes – e a atitude de duas mulheres, Mara Baís e Vània Álves), que tiveram a sensibilidade de fazer a leitura social, humanista e política do tempo em que todas viveram e vivem”, disse a jornalista.

Serviço

O evento com a presença dos autores e organizadores está programado para o dia 18, às 19h, na Galeria de Vidro. O espaço da exposição fica dentro da Plataforma Cultural, localizada na Avenida Calógeras, n.º 3.015, no Centro. 

JD1 No Celular

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura
Quarta Cultural será de chamamé na Feira Central
Cultura
Campão Cultural: confira programação completa do evento
Cultura
Alunos de escolas municipais da Capital se apresentam em festival no Glauce Rocha
Cultura
Festival Reviva Mais Campo Grande Cultura e Turismo tem inscrições prorrogadas
Cultura
Fundação seleciona artesãos e entidades para 33ª Feira Nacional de Artesanato
Cultura
Feincartes chega a Campo Grande trazendo experiência de intercâmbio itinerante
Cultura
TV Educativa MS apresenta a nova dramaturgia 'IndependênciaS'
Cultura
Quarta Cultural traz sucessos do pop e do rock nacional na feirona
Cultura
Doces, alegria e caridade; São Cosme e Damião é data de doçura para umbandistas
Cultura
Amigos do Parque é alternativa para lazer em família na Capital

Mais Lidas

Política
Marquinhos quer manter controle da prefeitura
Geral
Sai a lista sêxtupla da OAB
Polícia
JD1TV: Pedestre morre após ser atropelado por moto na Ceará
Polícia
Corpo de homem é encontrado queimado em rua do Nova Lima