Menu
Busca quinta, 25 de fevereiro de 2021
(67) 99647-9098
Governo - campanha estado que cresce - Topo
Cultura

Linguiça de Maracaju é o 2º produto a receber o Selo Arte em MS

A certificação que possibilita a venda do produto em todo o país

23 janeiro 2021 - 13h48Matheus Rondon, com informações da assessoria

A tradicional Linguiça de Maracaju é o segundo produto de Mato Grosso do Sul a receber o Selo Arte, a certificação que possibilita a venda do produto em todo o país. A Secretaria de meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) fez a entrega do Selo Arte nesta sexta-feira (22) à Casa de Carne Big Boi.

O açougue Big Boi existe desde 2000 em Maracaju, mas a produção da linguiça tradicional que leva o nome da cidade acontece há 25 anos. O proprietário Adão Correa explica que, atualmente, produz 500kg por semana da linguiça, que é o carro chefe do seu açougue.

"A gente vem sempre batalhando para ter o melhor produto, fomos atrás do Selo de Inspeção Municipal (SIM) e soubemos do Selo Arte. Para nós tudo que vem para agregar é importante. Agora esperamos aumentar a produção e mandar a linguiça para todo o país", afirma Adão.

O secretário da Semagro, Jaime Verruck, destaca que para ter o Selo Arte é necessário um bom sistema de inspeção municipal em conjunto com a assistência técnica da Iagro. "Este é o primeiro Selo Arte entregue para um produto de origem de carnes e o primeiro de Maracaju. A linguiça é patrimônio do Estado e o selo vem para expandir a produção".

O prefeito José Marcos Calderan afirma que é um privilégio participar deste momento e parabenizou o empresário produtor e a equipe que atuou para que esse resultado acontecesse. "O Adão faz parte da história de Maracaju e isso vai levar o nome do município para fora".

Instituído em novembro de 2019, o Selo Arte possibilita que produtos artesanais de origem animal, mesmo tendo apenas a certificação sanitária do município (SIM), possam ser comercializados em todo o Brasil. A certificação é uma maneira de incentivar a produção artesanal e dar condições de comercialização, desde que atendam a padrões de regulamentação.

O doce de leite Ponto Alto, produzido em Nova Alvorada do Sul, foi o primeiro de Mato Grosso do Sul a receber o Selo Arte e o primeiro da categoria a receber a certificação no país. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), desde 2019, quando o Selo Arte foi regulamentado, 52 Selos Arte já foram concedidos, sendo a maioria para produtores rurais de Minas Gerais, grandes produtores de queijo.

cartorio2RI

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura
Exposição "Mulheres em Cena" está aberta a visitação na Plataforma Cultural
Cultura
Livro dos 50 anos da Mace, será lançado dia 25 de fevereiro
Cultura
Semana de Carnaval começa com live de Juci Ibanez
Cultura
LIVE: Robertinho Meneses se apresenta neste domingo
Cultura
LIVE: Cordão da Valu e Marta Cel agitam sábado de Carnaval
Cultura
Policiais fazem live musical para arrecadar fundos para doações
Cultura
Documentário 'Babenco', de Bárbara Paz, disputa por duas categorias do Oscar
Cultura
Valu terá carnaval virtual em fevereiro
Cultura
Fundação de Cultura cogita carnaval entre maio e julho em MS
Cultura
Inscrições abertas para Mostra Cultural Apollo Black

Mais Lidas

Polícia
Jacaré é capturado dando 'rolê' em cidade de MS
Internacional
Estados Unidos inicia vacinação contra a Covid-19 em Nova York
Polícia
Morador de rua tenta matar desafeto a pauladas no interior do Estado
Polícia
Briga por capacete acaba em tentativa de homicídio