Menu
Busca sábado, 15 de maio de 2021
(67) 99647-9098
TJMS - maio21
Cultura

Mobilização discute projeto Mais Bibliotecas em Mato Grosso do Sul

14 abril 2014 - 10h25Via Notícias MS
O Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, através do projeto “Mais Bibliotecas”, resultado do convênio entre a Fundação Biblioteca Nacional e o Centro de Desenvolvimento e Cidadania, realiza amanhã (15), às 14 horas, no Museu de Arte Contemporânea (Marco), uma etapa de mobilização em Mato Grosso do Sul.

O objetivo da mobilização, que acontece durante o II Encontro de Gestores Públicos de Cultura de Mato Grosso do Sul, é discutir e propor caminhos para a ampliação do número de bibliotecas públicas no estado e no Brasil. A apresentação fica a cargo de Cristiane Rodrigues, integrante do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.

Para atingir este objetivo a mobilização busca implementar um processo de levantamento, análise e validação dos dados sobre os municípios com bibliotecas públicas no Brasil, identificando assim aqueles que continuam sem bibliotecas. A partir desses dados, são organizados encontros regionais com o objetivo de mobilizar e sensibilizar os gestores públicos e a sociedade civil com vistas a ampliar o número de bibliotecas públicas no território brasileiro.

Durante o período de um ano serão realizados 30 encontros, nos 26 Estados brasileiros, para debater o impacto de um serviço de acesso à informação e à leitura de qualidade para uma comunidade local. O processo de mobilização presencial se dará prioritariamente junto àqueles municípios que estão sem bibliotecas públicas, ou cujo equipamento cultural esteja fechado.

O trabalho envolve também a articulação entre os Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas (SEBPs) e as lideranças locais que participam da construção dos Planos Estaduais e Municipais do Livro e Leitura, assim como instituições não governamentais e coletivas que atuam na valorização e requalificação de bibliotecas públicas, comunitárias e escolares.

Serviço
Mais informações podem ser obtidas no site do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas ou pelos telefones (81) 8179-5012/9857-6288.
Girafa

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura
Primeiro monumento restaurado, “O Aprendiz” é entregue nesta segunda
Cultura
Quem é? Músico de MS ganha cesta básica e tenta vendê-la nas redes sociais
Cultura
Beraldo no Beat lança "Promíscuo" em clima de romance intenso; assista
Cultura
Prefeitura retoma "Arte no Paço" com exposição "Pensa Mente"
Cultura
Começa hoje o evento virtual do Projeto Quatro Estações

Mais Lidas

Polícia
Jacaré é capturado dando 'rolê' em cidade de MS
Internacional
Estados Unidos inicia vacinação contra a Covid-19 em Nova York
Polícia
Morador de rua tenta matar desafeto a pauladas no interior do Estado
Polícia
Briga por capacete acaba em tentativa de homicídio