Corumbá recebe hoje, dia 28 de agosto, a 21ª edição do Dança em Trânsito, considerado um dos maiores e mais abrangentes festivais internacionais de dança contemporânea do país. No Pantanal sul-mato-grossense, as apresentações serão no Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, R. Domingos Sahib, a partir das 18h. A entrada é gratuita.
Iniciado em julho, o festival percorre este ano 33 cidades das cinco regiões do país até outubro com apresentações artísticas, formação, capacitação, reflexão e intercâmbio entre grupos de dança de diversas cidades do Brasil e do mundo.
Durante o festival, em Corumbá, serão duas apresentações. A primeira é o espetáculo resultado das “Residências de Intercâmbio Profissional com Criação e Circulação”, conduzida por Igor Gasparini, de São Paulo, com a Cia de Dança do Pantanal.
As residências promovem a integração das diferentes regiões a partir da criação de coreografias por artistas e coreógrafos convidados brasileiros e estrangeiros para os artistas das cidades onde serão realizadas as oficinas de criação. Os artistas locais, por sua vez, seguirão para outras cidades com o festival apresentando esses trabalhos, fortalecendo a troca de experiências e ampliando o conhecimento dos envolvidos.
Na sequência, será apresentado o espetáculo “Creme do Céu”, classificação livre. Mescla de dança com teatro, conta as aventuras de uma estrela curiosa que cai no planeta Terra e precisa encontrar uma forma de voltar ao céu, e é apresentado pelo Grupo Tápias, encerrando a programação do Dança em Trânsito na cidade.
O 21º Dança em Trânsito é apresentado pelo Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com patrocínio master do Instituto Cultural Vale e patrocínio da Volkswagen Caminhões e Ônibus e Engie Brasil Energia.
Para a diretora-executiva do Moinho Cultural, Márcia Rolon, receber o festival em Corumbá é uma honra e contribui para o trabalho de formação de plateia que a instituição tem desenvolvido ao longo dos últimos 18 anos.
“Além de trabalharmos a formação humanística e também cultural das crianças e adolescentes atendidos pelo Moinho Cultural, temos contribuído diretamente para a formação da plateia, no meio do Pantanal sul-mato-grossense, na fronteira do Brasil. Receber o Festival Dança em Trânsito, uma referência nacional e internacional, nos orgulha muito e reforça o quanto a arte e a cultura são transformadores. É uma oportunidade de recebermos mais conhecimento, termos uma troca mais intensa, mas também compartilharmos isso com a nossa cidade, o nosso povo”, afirmou.
Deixe seu Comentário
Leia Também

'Temporada Quanto Custa?' tem shows grátis neste fim de semana na Capital

Prêmio Piraputanga de Turismo leva dois ex-presidentes a Bonito

Márcio de Camillo e Geraldo Espíndola lançam 'A Terra e uma Canção' em Corumbá

JD1TV: Acrissul espera reunir 30 mil pessoas no 1º Festival Internacional da Carne

Escritora Martha Medeiros participa da '35ª Noite da Poesia' na Capital

Filme brasileiro "Retratos Fantasmas" é indicado ao Oscar

MIS terá cineclube "Andarilhos de Tóquio" com exibição de filmes japoneses

'MS ao Vivo' terá Rubel como atração neste domingo

Prefeitura lança edital para seleção de projetos de "Demais Áreas Culturais"
