Menu
Busca segunda, 30 de janeiro de 2023
(67) 99647-9098
Governo - Dengue Jan22
Cultura

Morada dos Baís e MARCO viram palco do espetáculo de dança 'Cartografias'

Inspirados em escritoras indígenas, artistas de cinco países latino-americanos se apresentam; evento é gratuito

23 março 2022 - 16h54Brenda Leitte
Gov Dengue - Jan23 Square - detalhe noticia

Neste fim de semana, nos dias 26 e 27 de março, Campo Grande recebe o espetáculo Cartografias, do Grupo Contemporâneo de Dança Livre. Os artistas se apresentarão ao ar livre, utilizando como palco pontos turísticos da Capital Sul-mato-grossense. O evento será realizado no Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (MARCO) e na Morada dos Baís, com apresentações gratuitas.

‘Cartografias’ é uma obra de improvisação em dança construída a partir do seguinte tripé: investigação de novas formas de territorialidade, intercâmbios à distância entre os artistas convidados e o trabalho com poemas escritos por mulheres indígenas latino-americanas: Graça Graúna (Brasil), Graciela Huinao (Chile), Irma Pineda (México) e Yenny Muruy Andoque (Colômbia). 

As apresentações em Campo Grande acontecem de forma híbrida: enquanto os bailarinos Duna Dias e Leonardo Augusto realizam sua performance presencialmente, serão projetadas imagens de 15 artistas convidados de cinco países da América Latina – Brasil, Costa Rica, Colômbia, México e Peru - dançando e se apresentando simultaneamente. A ideia é promover um diálogo entre o corpo, a cidade, seus cruzamentos e ressignificações através da dança. A trilha sonora original é da artista argentina Sofi Álvarez.

“Essa temporada de circulação no Centro-Oeste é o primeiro passo em direção ao presencial, de um projeto que começou durante a pandemia, lá 2020. É um projeto que nasce com o desejo de conectar e permanecer em constante criação e desenvolvimento de obras artísticas, com artistas latino-americanos”, ressaltou a dançarina Duna.

A integrante do Grupo Contemporâneo de Dança Livre também falou sobre o diferencial da apresentação presencial com as projeções dos artistas convidados. “Agora passando por Campo Grande, optamos por manter essa base do projeto, que é trabalhar com poesia, dança e com as virtualidades, as possíveis conexões entre presença e virtualidade”, explicou.

Os pontos para apresentação foram escolhidos por serem locais turísticos e importantes no dia a dia da cidade. No dia 26, o espetáculo toma conta da fachada do MARCO, localizado no Parque das Nações Indígenas, o principal parque da cidade. Já no dia 27, é a vez de ocupar a fachada da Morada dos Baís, importante ponto cultural da cidade, cuja criação data de 1918. Foi o primeiro prédio de alvenaria da cidade e é hoje um referencial turístico da Capital.

Sobre o Grupo Contemporâneo de Dança Livre

Originário de Minas Gerais, o grupo trabalha com processos colaborativos, pesquisa e criação em dança contemporânea para palco e rua desde 2010. Já participou de diversos festivais e projetos no Brasil e em países como Inglaterra, Escócia, Argentina, Portugal, França, Bélgica, México, Panamá, Colômbia, Costa Rica, Guatemala e Peru. 

O projeto Cartografias nasceu da possibilidade de investigar a dança a partir de relações, discussões, compartilhamentos e observações coletivas, descentralizando suas ideias e promovendo o intercâmbio de experiências entre diferentes vias para ampliar o ângulo de perspectiva do que é criado em dança hoje.

Para saber mais, acesse.

Serviço

26/03 (sábado) às 19h | MARCO – Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul;

27/03 (domingo) às 19h | Morada dos Baís;

Apresentações gratuitas e classificação livre;

Gov Dengue - Jan23 Square - detalhe noticia
Gov Dengue - Jan23 Square

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura
Cauã Reymond desembarca em MS para gravar nova novela
Cultura
Fundação Manoel de Barros celebra 25 anos: "Continuando no Caminho"
Cultura
Projetos culturais ainda podem se inscrever no FIC-MS
Cultura
Alô, foliões! Prefeitura lança programação do Carnaval deste ano na Capital
Cultura
Férias: Programação de filmes gratuitos inicia hoje no Museu da Imagem
Cultura
Governo de MS disponibiliza R$ 1,6 milhão para incentivo ao Carnaval 2023
Cultura
Despedidas: Cidade do Natal encerra com festa e visita de 500 mil pessoas
Cultura
Museu da Imagem e do Som exibe filmes gratuitos para as crianças nas férias
Cidade
Testes e vacinação contra a Covid estarão disponíveis em três locais neste sábado
Cultura
Nesta terça-feira tem música e apresentações culturais nos altos da Afonso Pena

Mais Lidas

Polícia
Pai estupra a própria filha com deficiência no Jardim Carioca
Polícia
Marido apanha e se tranca no quarto para evitar confusão com mulher na Capital
Cidade
Um dia antes de morrer, Sophia teve problemas de saúde e mãe 'deu remedinho'
Polícia
Homem morre atropelado na Avenida Bandeirantes