Menu
Menu
Busca domingo, 18 de janeiro de 2026
Cultura

Morre cantor e compositor Walter Franco na capital paulista

O velório está sendo realizado na Funeral Home, em São Paulo, até as 19h

24 outubro 2019 - 12h16Vitória Ribeiro, com informações Agência Brasil

Morreu na madrugada desta quinta-feira (24), na capital paulista, aos 74 anos, o cantor e compositor Walter Franco. Há 15 dias o cantor sofreu um acidente cardio-vascular e passou por tratamento paliativo. O velório está sendo realizado na Funeral Home, em São Paulo, até as 19h. Em seguida, o corpo será levado para cerimônia de cremação no Crematório de Vila Alpina. 

Franco nasceu em São Paulo e estudou na Escola de Arte Dramática, onde se formou. Sua carreira começou com a composição de trilhas para peças teatrais, como O Contador de Fazendas, dirigido por Dulcina de Moraes e Os Olhos Vazados, dirigido por Emílio de Biasi.

Ficou conhecido no período dos festivais com a primeira canção, "Não se queima um sonho",  apresentada por Geraldo Vandré.

Segundo a biografia de Franco, o momento que marcou a primeira fase de sua carreira foi a apresentação da música Cabeça, de sua autoria, no Festival Internacional da Canção de 1972, de Rede Globo. “Uma música totalmente fora dos padrões da época, baseada em vozes superpostas e repetições de fragmentos da letra, quase incompreensível”, diz a biografia.

Em 1974, inaugurou outro procedimento que seria uma marca de seu trabalho. No show A Sagrada Desordem do Espírito apresentava-se só no palco, na posição da Flor de Lótus, com seu violão. Em 1975, participou do Festival Abertura, com a música Muito Tudo, em homenagem a João Gilberto e John Lennon.

Em 1976 lançou o disco Revolver, considerado uma obra prima, por ter uma musicalidade próxima ao rock.  Em 1978 lança Respire Fundo, disco que teve a participação de mais de 200 músicos como João Donato, Sivuca, Wagner Tiso, Elba Ramalho, Zé Ramalho, Lulu Santos, Geraldo Azevedo, entre outros.

No Festival da Tupy de 1979, apresentou a música Canalha e conquistou o segundo lugar. A canção aparece no disco Vela Aberta, lançado em seguida. Em 1981 participou do festival MPB-Shell, com a canção Serra do Luar, com arranjos de Rogério Duprat. Essa versão foi registrada apenas no disco do festival e a música fez grande sucesso posteriormente em uma gravação de Leila Pinheiro.

Em 1982 lançou o disco Walter Franco, e em 2000 Tutano, no qual  apresenta um repertório inédito em músicas como Zen e Gema do Novo e Acerto com a Natureza (com Cristina Villaboim) , Nasça (com Arnaldo Antunes), Totem (com Costa Neto), além da releitura de Cabeça, Distancias e Muito Tudo e outras canções.

No mesmo ano recebeu uma homenagem com o documentário Muito Tudo, dos jovens cineastas Bel Bechara e Sandro Serpa , destaque da mostra de audiovisual do MIS (Museu da Imagem e do Som) e vencedor do Festival É Tudo Verdade. Em 2015, Franco comemorou 70 anos de vida e sua volta aos palcos e relançando o álbum Revolver, após 40 anos.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Imagem ilustrativa de feira livre
Cultura
Feira, teatro e karaokê são opções de lazer para esse domingão
Festividades do Carnaval
Cultura
Sábado tem música, teatro e blocos de carnaval na Capital
Votação que define indicados ao Oscar termina nesta sexta
Cultura
Votação que define indicados ao Oscar termina nesta sexta
Foto: Fernando Maia/Riotur
Cultura
Esquenta de carnaval, feiras e teatro movimentam o fim de semana na Capital
Ministério quer proteger crianças e adolescentes no carnaval
Cultura
Ministério quer proteger crianças e adolescentes no carnaval
Filme está sendo sendo exibido em diversos cinemas do país
Cultura
Depois de prêmios, O Agente Secreto está em mais salas de cinema
Bloco das Depravadas abrem a folia em Campo Grande
Cultura
Anota aí! Carnaval de rua começa dia 7 de fevereiro e termina no dia 21 na Capital
Produtora passeou pelo autódromo para saber as condições do local do evento
Cultura
Produtora da turnê do Guns N' Roses faz visita técnica a Campo Grande
Wagner Moura ainda de quebra ganhou como melhor ator
Cultura
'O Agente Secreto' faz história para o Brasil com dois prêmios no Globo de Ouro
Cuta 'Olhos Fechados'
Cultura
Mostra itinerante leva cinema a praças de Corumbá, Ladário e fronteira

Mais Lidas

Adolescente é apreendido com droga e dois são presos por tráfico na Capital
Polícia
Adolescente é apreendido com droga e dois são presos por tráfico na Capital
Criminosos são presos no Jardim São Lourenço após roubarem carro e serem perseguidos
Polícia
Criminosos são presos no Jardim São Lourenço após roubarem carro e serem perseguidos
Foto: PMCG
Cidade
Funesp abre processo seletivo com salários de até R$ 6 mil em Campo Grande
Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes
Justiça
Prefeitura diz que não houve aumento de taxas no IPTU e defende 'correção' na Justiça