Menu
Busca segunda, 27 de setembro de 2021
(67) 99647-9098
TJMS setembro21
Cultura

Mostra de Cinema Francês é a atração do próximo CineMIS

03 julho 2014 - 11h30Via Notícias MS
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e a Aliança Francesa de Campo Grande realizam de 14 a 18 de julho no Museu da Imagem e do Som a Mostra Cinema Francês, que celebra os festejos da Revolução Francesa apresentando filmes premiados dentro do projeto CineMIS. As exibições começam às 19 horas e a entrada, como sempre, é franca.

O olhar francês sobre os relacionamentos é perspicaz e prefere as nuances do cotidiano aos finais felizes de Hollywood. “As escolhas de cada diretor apresentam maneiras diferentes pelas quais os relacionamentos humanos se constroem, seja na obsessão de um homem por uma imagem de infância, como na ficção de Chris Marker, 'La jetée', seja nos conflitos entre amigos que nasce da paixão de 'Amores imaginários', do franco-canadense recém premiado em Cannes, Xavier Dolan”, explica o curador Thiago Andrade, jornalista e professor da Aliança Francesa.

“Em comum, todos os filmes têm protagonistas jovens, que ainda buscam o sentido de suas vidas e, enquanto acertam e erram, descobrem que não é simples e cada escolha oferece inúmeras possibilidades; ainda há espaço para a animação 'A pequena loja de suicídios', que com um humor bastante peculiar, se inspira em clássicos recentes como 'As bicicletas de Belleville'. Maio de 1968 também será revisitado em um filme semiautobiográfico de Olivier Assayas, que apresenta o que se deu depois das manifestações e protestos juvenis na França. Encerrando a mostra, um clássico pouco lembrado, 'Aos nossos amores', de Maurice Pialat, confirma o apreço dos franceses pelas polêmicas e apresenta a jovem Suzanne tendo de lidar com os percalços do amadurecimento, enquanto busca concretizar seus sonhos, ao mesmo tempo em que enfrenta problemas familiares e relacionamentos difíceis”, analisa Andrade.

Para Márcia Saddi, coordenadora da Aliança Francesa, a mostra traz para o público da capital uma filmografia mais recente, expondo desde o drama de relacionamentos humanos, sob aspecto particular do olhar francês, à França de Maio de 68, época de forte conflito juvenil que culminou com a Revolução Estudantil. “De francófonos a francófilos”.

Clique e confira as sinopses dos filmes e a programação.

Serviço
As exibições acontecem de 14 a 18 de julho (segunda à sexta-feira), sempre às 19 horas, e são gratuitas. O Museu da Imagem e do Som fica no Memorial da Cultura, na avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar.

Para mais informações sobre a programação do museu acesse www.mis.ms.gov.br. O e-mail do MIS é [email protected]. Telefone: (67) 3316-9178.
Unica - inverno

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura
Evento com food truck e veículos raros acontece neste fim de semana na Capital
Cultura
Primeiro fim de semana com 'tudo liberado' promete agitar a Capital
Cultura
Batalha de Bandas acontece neste sábado para público 100% vacinado
Cultura
Fim de semana: Som da Concha, shows de rock, sertanejo e MPB agitam a Capital
Cultura
O adeus a uma lenda do blues sul-mato-grossense: Zé Pretim é encontrado morto em casa
Geral
Livro com a vida do ‘Seu Thomaz das esfihas’ será lançado hoje
Cultura
Som da Concha recebe General R3 and the Black Family neste sábado
Vídeos
Vídeo: Inês Brasil é ‘expulsa’ de “A Fazenda” e viraliza nas redes sociais
Cultura
Vídeo: Dupla Índio e Half chega ao fim após 15 anos
Cultura
Programa MS Cultura Cidadã encerra inscrições na sexta

Mais Lidas

Cidade
Incêndio atinge margens do rio Paraguai em Corumbá
Clima
Tempestade faz temperatura despencar 15 graus e destelha apartamento em Campo Grande
Polícia
Mulher é agredido e esfaqueia pênis de marido
Polícia
Homem é assassinado a tiros por dívida de R$ 100,00