Menu
Busca quarta, 27 de setembro de 2023
(67) 99647-9098
Gov Setembro Amarelo - Set23
Cultura

Palco do Festival de Inverno de Bonito recebe Emicida neste sábado

Confira o 'agendão' com a programação do evento

26 agosto 2023 - 10h47Sarah Chaves

O Festival de Inverno de Bonito que tem como objetivo o fomento a cultura, cidadania e sustentabilidade começou na última quarta-feira (26), com a cantora da Fafá de Belém, além de atrações de dança, desfile, e gastronomia e neste sábado tem programação recheada de manhã até o fim do dia.

Neste sábado à noite, sobe ao Palco das Águas o rapper Emicida, que completou este mês 38 anos. O artista é considerado uma das maiores revelações do hip hop do Brasil dos anos 2000, mas ultrapassou as fronteiras do gênero, fazendo colaborações com nomes do rock e do pop. 

O FIB 2023 traz também apresentações infantis, como o Festival Bonitinho, com diversas atrações e hoje a diversão fica por conta do “Palavra Cantada”. Confira:

16h - Dança e Coral do Projeto Garoto Cidadão
A bordo do Caminhão Palco da CSN, o corpo de Dança e o Canto Coral do projeto Garoto Cidadão de Bonito participarão do Festival Bonitinho com uma bela apresentação de suas crianças para as crianças e adultos presentes, porque “Transformação social, se faz por meio da expressão cultural”.

18h - Palavra cantada

13h30 - Patrimônio Cultural
Brincadeira de Angola – Capoeira
Antônio Marcos Lacerda de Lima (Mestre Liminha)
Local: CMU
“A vivência “Brincadeira de Angola” será conduzida pelo mestre Liminha e um auxiliar, onde será aplicada as técnicas da capoeira de forma lúdica conforme a metodologia “Brincadeira de Angola”, que se baseia em movimentos da capoeira “imitando” movimentos de animais a fim de envolver as crianças participantes. A vivência é feita com músicas de capoeira e do folclore local, os movimentos são simples e divertidos como uma brincadeira propriamente dita, em que a criança sem perceber, está replicando movimentos clássicos da capoeira usados por profissionais em uma roda de capoeira. No “faz-de-conta”, a criança vai agregando aspectos culturais da capoeira e da cultura afro-brasileira, criando memórias afetivas dessa rica expressão artística.

14h30 - Teatro: O príncipe poeira e a flor da cor do coração
Local: Caixa Cênica – R. Filinto Muller, 1905, Centro
Um garoto descobrindo o seu primeiro amor… Uma menina obcecada por uma rosa vermelha… Uma andorinha amarela… Uma escola rígida… e uma criança que nasceu diferente. “O PRÍNCIPE POEIRA E A FLOR DA COR DO CORAÇÃO” surgiu de um mergulho no universo do escritor e dramaturgo inglês OSCAR WILDE. Inspirado pelo espírito clássico e romântico dos contos “O PRÍNCIPE FELIZ” e “O ROUXINOL E A ROSA”.

15h - Literatura: Aurineide Alencar
Local: Praça da Liberdade
A Poetisa cordelista e trovadora da cidade de Dourados/MS declama os cordéis – 700 Luas em cordel, Crendices do MS e no mundo do Pantanal.

15h30 - Música: Espaço Cultural Bonito MS “Nosso espaço, nossa liberdade. Bora pra praça cantar”
Local: Praça da Liberdade
15h30
Nos cinco dias do Festival de Inverno de Bonito/ 2023, o público vai poder apreciar o melhor da música produzida por talentos locais. Entre bandas e artistas solo, trios ou demais combinações, com várias formas, performances e estilos, mais de 25 músicos revezam no palco para oferecer um repertório com ritmos que passam pelo rock, pop, mpb, samba, rap, música regional e sertanejo. Entre Palcos e Música é a temática do coletivo bonitense que traz todo o talento de Daniela De Oliveira, voz, Josimar Trindade, violão, Eduan Coelho na percussão e na sequência vem a cantora Telma Cordeiro que convida Marcia Cordeiro, voz, Beto Cordeiro, voz, Vitor Lima no acordeon, Josimar Trindade, violão e Eduan Coelho na bateria.

16h às 22h - LGCTQIAPN+: Bistrô Danse
Local: Caixa Cênica – R. Filinto Müler, 794 – Centro
Um espaço especial para se pensar a pauta Lgbtqiapn+; que trata da inclusão e da diversidade, mas que também fala de arte, de música, e também de resistência. Tem BallRomm e um Cabaré especial para receber a todos numa noite memorável.

16h
Atendimento ao público

16h30 - BallRoon

18h às 22h
Cabaré – palco, DJ, Banquinho e violão, Drag Show

16h às 17h - Audiovisual: Dúdú e o lápis cor da pele
Local: Câmara Municipal de Bonito
Dudu é um garoto negro, inteligente e imaginativo, estudante de um colégio particular da classe média de São Paulo. Durante uma aula de educação artística, sua professora, Sônia, diz a ele que utilize o que ela chama de “lápis cor da pele” para pintar um desenho. A frase desperta em Dudu uma crise de identidade. Com toda a inocência de uma criança da sua idade, Dudu passa a carregar o lápis em questão consigo para encontrar alguém que possa sanar seus questionamentos.
Classificação: Livre

A coisa tá preta
O média mostra como o racismo – velado e explícito – se manifesta nas mais diversas relações sociais e transforma situações cotidianas em desafios a serem superados por pessoas negras.
Classificação: Livre

16h - Literatura
Fernanda Reverdito
Local: Praça da LIberdade
A tataraneta do fundador da cidade, Luiz da Costa Leite Falcão, reuniu diversas memórias familiares dos tempos em que Bonito nem era Bonito. A contação de histórias que realiza é uma apresentação lúdica e poética com objetos, instrumentos musicais, contando estórias que levam o ouvinte a conhecer os longínquos tempos do antigo Rincão Bonito.

16h - Literatura
Raquel Naveira e Douglas Diegues
Local: Lounge Literário
Os autores conversam sobre suas obras, a influência da fronteira, a linguagem e os caminhos da literatura sul-mato-grossense.

16h - Patrimônio Cultural
Coletivo Capoeira
Local: Praça da Liberdade
A roda tradicional de capoeira será conduzida pelo Contramestre Jardel. Montada com a bateria de instrumentos tradicionais, professores, mestres e alunos se encontrarão para o jogo, vão tocar ladainhas e mostrar seus movimentos e acrobacias distintas dessa arte.

16h às 19h30 - Circuito Comunidades
Com uma programação especial, o Festival de Inverno de Bonito chega ao Distrito Águas do Miranda que fica a 70 quilômetros de Bonito. Nessa comunidade vai rolar circo, dança, audiovisual e música.

17h30 - Dança
Luna de Miel – LaMira Artes Cênicas
Luna de Miel retrata a história de um casal de palhaços que, após o casamento, saem para a lua de mel. Nessa jornada vão passar por inúmeras aventuras que nos farão descobrir que o amor e o humor são os melhores antídotos para as dificuldades.

18h30 - Audiovisual
Dúdú e o lápis cor da pele
Dudu é um garoto negro, inteligente e imaginativo, estudante de um colégio particular da classe média de São Paulo. Durante uma aula de educação artística, sua professora, Sônia, diz a ele que utilize o que ela chama de “lápis cor da pele” para pintar um desenho. A frase desperta em Dudu uma crise de identidade. Com toda a inocência de uma criança da sua idade, Dudu passa a carregar o lápis em questão consigo para encontrar alguém que possa sanar seus questionamentos.
Classificação: Livre

19h30 - Música
Leo Verão

17h - Circo
O Grandioso Mini Cirquin nas Arábias – Circo do Mato Grupo de Artes Cênicas
Local: Praça da Liberdade
O GRANDIOSO Mini Cirquim nas Arábias traz como ponto central o resgate de números tradicionais de circo através de uma perspectiva mais atual. Mesclando o teatro com técnicas circenses, busca em sua simplicidade, a grandiosidade e a magia de alguns números tradicionais da história do circo mundial, com ênfase na cultura árabe tão presente em nosso Estado (MS), encantando e divertindo o público.

17h - Gastronomia
Gastronomia Prosa e Sabores
Roda de conversa – prosa e sabores
Local: Lounge Gastronômico
Mediação Chef Paulo Machado
Convidados: Chef Felipe Caran, Chef Juanita e Chef Sylvio Trujillo
Prato: Banda de pacu sem espinhos na crosta de queijo caipira curado; e farofa crocante de Bocaiúva com maracujá.

17h -Literatura
Renan Quinalha
Local: Lounge Literário
Com mediação de Henrique Dias, Renan fará um bate-papo com João spot e Roberta Stefanello, além de lançar o livro “Novas Fronteiras das Histórias Lgbt+ no Brasil”; os artigos deste livro, divididos em três fronteiras (históricas, territoriais e temáticas), expõem as formas pelas quais as pesquisas LGBTI+ avançam e ampliam a compreensão sobre as dissidências de gênero e sexualidade no país.

18h - Teatro
Miragens do asfalto – Teatro Imaginário Maracangalha
Local: Praça da Liberdade
O Teatro Imaginário Maracangalha traz para a cena um espetáculo de rua com vídeo mapping – pesquisa etnográfica itinerante e performativa com base em documentação histórica e memória oral da comunidade de trabalhadores e trabalhadoras da antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil.

18h30 às 21h - Hip Hop / Live Paint com graffiti
Vermeset
Ravnos Rodrigues
Rafael Mareco
BTN
Local: Praça da Liberdade
Uma intervenção no espaço urbano por meio da arte, fora dos circuitos consagrados e para o povo. Exploram narrativas da cidade, questões diversas que atravessam a realidade social, propondo críticas e reflexões por meio das formas, cores e traços que traduzem as vivências da rua.

19h30 - Dança
Figural – Maria Eugênia Tita
Local: Palco da Praça
O espetáculo se constrói por meio de um rico vocabulário de movimentos que desencadeia em uma prosa corporal sobre os arquétipos da humanidade. As danças mascaradas somam-se à teatralidade e musicalidade, formando um conjunto de sensações no público: sente-se ora a comicidade e despojamento, ora a solenidade e austeridade.

20h30 - Hip Hop
Coletivo Subúrbio
A Rua é o palco!
Local: Praça da Liberdade
Carregado de essência da Cultura Hip Hop e exaltando alguns de seus elementos por meio da performance “A Rua é o palco”, o coletivo fará uma viagem no tempo por meio da música, relembrando a história dessa Cultura, diretamente dos Subúrbios e guetos, originária de pretos e latinos que por meio da arte, encontraram novos rumos para seus destinos. Poesia, rap, batalha de rima, breaking e muita música.

21h - Música
Falange da Rima
Local: Palco das Águas

22h30 - Música
Emicida
Local: Palco das Águas

00h30 - Música
Juliana Linhares
Local: Palco CM

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura
Ajude! Grupo Casa lança vaquinha virtual para 'Encontro de Teatro entre Crianças'
Cultura
'Cia do Mato' homenageia Sarah Abussafi Figueiró, ícone da cultura de MS
Cultura
Sul-Mato-Grossense lança livro de poesias na Capital
Cultura
Eduardo Mendes Pinto comandará Fundação de Cultura de MS
Cultura
'Temporada Quanto Custa?' tem shows grátis neste fim de semana na Capital
Cultura
Prêmio Piraputanga de Turismo leva dois ex-presidentes a Bonito
Cultura
Márcio de Camillo e Geraldo Espíndola lançam 'A Terra e uma Canção' em Corumbá
Geral
JD1TV: Acrissul espera reunir 30 mil pessoas no 1º Festival Internacional da Carne
Cultura
Escritora Martha Medeiros participa da '35ª Noite da Poesia' na Capital
Cultura
Filme brasileiro "Retratos Fantasmas" é indicado ao Oscar

Mais Lidas

Clima
RECORDE: Termômetro em Corumbá marca 50ºC
Polícia
Após 3 horas de busca, Bombeiros encontram corpo de Kauan em Campo Grande
Comportamento
Piscininha, amor: Confira lugares para se refrescar e curtir em Campo Grande
Justiça
Estaca zero: Justiça anula liminar e tutores voltam a ser multados em condomínio