Menu
Menu
Busca quarta, 24 de abril de 2024
Cultura

Pontos de Cultura representam arte do estado na V Teia Nacional

19 maio 2014 - 10h44Via Notícias MS
Através de investimentos da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, produtores e artistas de dois Pontos de Cultura representarão o Estado na Teia Nacional da Diversidade – 5º Encontro Nacional dos Pontos de Cultura, que acontece em Natal (RN) de hoje (19) a 24 de maio.

Eleitas representantes de Mato Grosso do Sul na Comissão Nacional de Pontos de Cultura, a titular Claudia Medeiros, do Ponto de Cultura Sapicuá Pantaneiro (Aquidauana), e a suplente Tânia Mara Rodrigues, do Ponto de Cultura Abaete (Dourados), foram eleitas delegadas para a Teia Nacional durante o Fórum Regional de Mato Grosso do Sul, que aconteceu de 11 a 13 de julho de 2013 em Campo Grande.

O estado participará também com duas apresentações especiais selecionadas por meio de edital: os Pontos de Cultura Centro de Tradições Pantaneiras (CTP), de Rio Verde e Colônia Paraguaia, de Campo Grande, ambos da Rede Estadual. Ambas as apresentações foram viabilizadas através de recursos repassados pela Fundação de Cultura.

O Pout-Pourri Guarânico, do Centro de Tradições Pantaneiras, é uma compilação do maestro Luís Estevam (professor de violão e canto coral) que mistura cinco famosas músicas de estilo Guarânia: Chalana, Cabecinha no Ombro, Tocando em Frente, Trem do Pantanal e Rasqueado Apaixonado, acompanhadas por violões, baixolão e percussão feita com guampas, fruto da oficina de percussão com a professora Ruth Estevam. Embarcam nesta caravana 18 pessoas, entre adolescentes e adultos.

Já o Ponto de Cultura Colônia Paraguaia apresentará o Grupo de Danças Folclóricas. Criado em 2011 com objetivo de disseminar a cultura paraguaia, o grupo, que é formado por crianças, adolescentes e adultos, em pouco tempo tornou-se um dos principais polos artísticos da entidade, sendo requisitado para os mais diferentes tipos de eventos e festivais. Em sua trajetória o grupo Danças Folclóricas Colônia Paraguaia já se apresentou em praticamente todos os teatros da capital, além de escolas públicas e particulares.

“Para nós dirigentes da Colônia Paraguaia foi uma bela surpresa sermos selecionados em meio a tantos grupos maravilhosos, até por se tratar de um trabalho que busca a divulgação de uma cultura de outro país, apesar dos nossos laços muito estreitos na cultura, culinária e até mesmo no modo de vida dos sul-mato-grossenses”, explica o presidente da entidade, Silvio Cantero.

Teia e programação
As Teias são encontros promovidos para os Pontos de Cultura, um espaço que oportuniza o reconhecimento, a troca de experiências e a visibilidade. São promovidas pela Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC) e pela Comissão Nacional de Pontos de Cultura (CNPdC). A Teia 2014 tem o objetivo de fortalecer o exercício dos direitos culturais e promover a atuação cultural em rede.

Já os Pontos de Cultura são elos entre a Sociedade e o Estado que possibilitam o desenvolvimento de ações culturais fundamentadas pelos princípios da autonomia, protagonismo, sustentabilidade e empoderamento social, integrando uma gestão compartilhada e transformadora, da instituição selecionada, com a Rede de Pontos de Cultura.

A programação completa da Teia da Diversidade está disponível no site oficial do encontro e os participantes podem inscrever-se gratuitamente nas atividades disponíveis.

Pontos de Cultura em Mato Grosso do Sul
O governo do estado, por meio de sua Fundação de Cultura, investiu R$ 1,8 milhão na implementação de Pontos de Cultura, que somado ao recurso federal totalizou R$ 5,4 milhões.

Constituída por 24 Pontos de Cultura, a Rede Estadual de Pontos de Cultura de Mato Grosso do Sul abrange a capital e 14 municípios do interior. A Fundação de Cultura viabilizou também a participação de Pontos de Cultura do estado em uma edição da Teia (2010) e dois Encontros Regionais do Centro-Oeste, em 2011 e 2013.

Serviço
Outras informações podem ser obtidas na Assessoria de Projetos da Fundação de Cultura com Adriane Cação, gestora de Artes e Cultura responsável pela Teia em Mato Grosso do Sul, pelos telefones 3316-9326, 3316-9328 e 3316-9329.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Dançando a Melhor Idade
Cultura
60+ ativo! Projeto oferece oficina gratuita de dança na Capital
Toni Garrido
Cultura
Em maio, Toni Garrido será a próxima atração do 'MS Ao Vivo'
Circuito Gastronômico é chance para reconhecimento da gastronomia de MS, diz chef
Cultura
Circuito Gastronômico é chance para reconhecimento da gastronomia de MS, diz chef
Gabriel Chiad
Cultura
JD1TV - "Bom para dançar coladinho": Gabriel Chiad fala sobre 'forronejo' na Capital
Projeto 'Estimulando o dançar' oferece aulas gratuitas de ballet na Capital
Cultura
Projeto 'Estimulando o dançar' oferece aulas gratuitas de ballet na Capital
Grupo Falamansa
Cultura
'MS ao Vivo' terá show de forró com Falamansa neste domingo na Capital
Veja os valores e onde comprar ingressos para exposição imersiva de Van Gogh
Cultura
Veja os valores e onde comprar ingressos para exposição imersiva de Van Gogh
Artistas já confirmados no Festival de Inverno de Bonito de 2024
Cultura
Festival de Inverno de Bonito 2024: veja atrações já confirmadas
Domingo tem Guilherme & Santiago, pagode e arte na Praça Bolívia
Cultura
Domingo tem Guilherme & Santiago, pagode e arte na Praça Bolívia
Turismo de MS leva capacitação e gastronomia pantaneira à 11ª WTM Latin America
Cultura
Turismo de MS leva capacitação e gastronomia pantaneira à 11ª WTM Latin America

Mais Lidas

AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Polícia
AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Capitão Leonardo Mense partiu durante a noite de sábado (21)
Polícia
'Imenso legado': Capitão Mense é homenageado por autoridades e instituições de MS
 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Justiça
MPMS investiga fraude em concurso da prefeitura de Sonora e recomenda suspensão
"Eu não tenho dúvida que o Beto Pereira terá capacidade, se eleito for, de fazer as grandes transformações e reformas que Campo Grande precisa", enfatiza ex-governador.
Política
JD1TV: Reinaldo diz que problemas locais "pesarão mais" que Bolsonaro