Menu
Menu
Busca quinta, 25 de abril de 2024
Cultura

Prévias do carnaval já agitam municípios de Mato Grosso do Sul

27 fevereiro 2014 - 10h31Via Notícias MS
Faltando poucos dias para o carnaval, vários municípios de Mato Grosso do Sul já divulgam a programação da maior festa popular do país. Os que curtem o carnaval podem aproveitar o período em alguns dos municípios sul-mato-grossenses que são boas opções por oferecerem uma agenda extensa e diferenciada, com desfiles de escolas de samba, blocos oficiais, circuito elétrico, cordões carnavalescos, desfiles culturais e matinês.

Nos municípios com tradição em festas carnavalescas, as prévias já deram início à festança nos primeiros dias de fevereiro aquecendo a população e os visitantes. As prefeituras já organizam e preparam grandes shows de rua que irão colocar os municípios em clima de folia carnavalesca.

Na capital serão seis dias de alegria, o carnaval oficial promete muita diversão e entusiasmo ao público. O concurso de fantasias e escolha do rei e rainha do carnaval com show do Grupo Terra Samba, abriu a festa na capital, que aconteceu na última sexta-feira (21).

Destaque para a extensa e diversificada programação que inclui o 4º grito de Carnaval dos Artesãos nesta quinta-feira (27); desfile do bloco; circuito trio elétrico, matinês nos parques e carnaval gospel. Nos dias 3 e 4 de março, na Praça do Papa, haverá o desfile das escolas de samba.

Instalado há mais de 11 anos na avenida Fernando Corrêa da Costa entre avenida Calógeras e 14 de Julho, o carnaval popular de Campo Grande 2014 acontece do dia 1º a 4 de março, esperando o público de 40 mil pessoas que se reúne para essa grande festa, todos os anos.

Em Corumbá, o carnaval festejado desde o final do século XIX constitui-se em uma das mais importantes tradições populares. O carnaval de Corumbá agora é denominado “Carnaval Cultural: Patrimônio da Alegria”, com o objetivo de manter viva a tradição dos antigos carnavais e valorizar o patrimônio histórico.

O Carnaval Cultural conserva uma parte importante da cultura e da história do povo corumbaense, relembrando os antigos carnavais da capital do Pantanal.

O evento conta com o desfile de dez Escolas de Samba, 11 Blocos Oficiais, quatro Cordões Carnavalescos, além do desfile cultural que juntos trazem para desfilar na passarela do sambar aproximadamente 20 mil pessoas.

A programação do Carnaval Cultural possui diversas atividades culturais que são realizadas em um período de 7 dias em locais turísticos e centrais do município, que compõe o perímetro oficial do Carnaval, onde fazem parte a Praça Generoso Ponce, o Jardim da Independência, as ruas Frei Mariano, Delamare, 15 de Novembro, Major Gama, 7 de Setembro e avenida General Rondon. A festa acontece até o dia 4 de março.  

Confira a programação da festa em outros municípios:
Em Camapuã, o 6ª Camafolia vai trazer shows e muita alegria no carnaval de rua; já em Tacuru, de 1º a 3 de março, com o tema “Balançou Dançou”. Em Cassilândia acontece em quatro noites o carnaval “Sorriso”, de 28 a 3 de março, na Praça São José, no Centro da cidade. A festa reserva shows com banda e matinê.  

Naviraí
A programação do 4º Navifolia – Carnaval Popular 2014, acontece nos dias 1º, 2, 3 e 4 de março de 2014 – no Parque de Exposição “Tatsue Suekane”. Na programação, desfile de blocos carnavalescos, Show Naldo Benny, bandas e matinês.  

Jardim e Bonito

O Jardim Folia vai agitar a cidade, de 28 a 4 de março, os foliões ainda podem aproveitar para desfrutar as belezas naturais durante o período de festa.

Em Bonito, confirmado para os dias 28 de fevereiro a 4 de março o “Ecofolia 2014 - O Carnaval da Natureza", em que a família bonitense terá um amplo espaço para se divertir com alegria e descontração. Nos cinco dias do “Ecofolia 2014 - O Carnaval da Natureza", a animação vai ficar por conta da Banda Swing Brasil, de Presidente Prudente-SP, e DJ’s convidados, com início previsto para as 22 horas. Neste ano acontecerão duas matinês, no domingo e na terça-feira, a partir das 16 horas, com a Banda Swing Brasil animando o carnaval da criançada.

Miranda
Em Miranda, o Micaranda também está com uma programação extensa e divertida. A folia começa no dia 28 (sexta-feira) e se arrasta até o dia 4 (terça-feira), com baile de fantasia, bandas, no sábado guerra d’água e matinês para a criançada, com concurso de fantasia. Toda festa acontece no Sambódromo Municipal, no Parque de exposições.  

Inocência
Com o tema “Inocência Folia, uma Goleada de Alegria”, acontece nos dias 28, 1°, 2 e 3 de março, no recinto da Cofapi, às 20 horas, com animação Banda Samba K. O foco da festa é a luta contra as drogas: “Seja um craque, e crack!”.  

Aquidauana
A programação carnavalesca em Aquidauana já começou e está esquentando a avenida Pantaneta com as baterias de escolas de samba. No sábado (1°), desfile das escolas, a partir das 20h30, entra na avenida as escolas Grêmio Recreativo Escola de Samba “Acadêmicos do Pantanal” e Escola de Samba “Unidos da Princesa”.

Em Piraputanga, de 1° a 3 de março, a partir das 21 horas na Praça Central. Apresentação da Banda Lual de Verão, com realização da Prefeitura Municipal de Aquidauana através da Fundação de Cultura de Aquidauana.

Ivinhema
O município de Ivinhema será palco de uma grande festa carnavalesca que acontece entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março. Ao todo serão cinco noites e duas matinês. O evento será realizado na avenida Brasil, em frente à Acri (Associação Cultural e Recreativa de Ivinhema).

No dia 3 será realizado o concurso “A Mais Bela dos Blocos Carnavalescos” em que cada bloco terá uma representante, a vencedora será escolhida por meio de votação em uma enquete promovida nos sites locais.

O concurso de fantasia, modalidade adulto e infantil, categoria originalidade e beleza, será realizado no dia 4 (terça-feira) a partir das 16 horas. Todos os dias a concentração dos blocos carnavalescos que acontece na avenida Brasil terá início às 7 horas com encerramento às 10 horas, horário em que os blocos iniciam a participação na área principal da festa.  

Itaporã

O ItaFolia 2014 acontecerá nos dias 1º, 2, 3 e 4 de março no Calçadão Municipal de Itaporã. No sábado (1°) show artístico e animação dos Blocos Carnavalescos. Domingo (02), matinê infantil com apresentação de dança e recreação infantil e evento noturno com show e blocos, na segunda à noite a festa continua com animação com DJ e blocos, finalizando no dia 4 com desfile de fantasias e recreação infantil.  

Fátima do Sul

O carnaval de Fátima do Sul acontece no Aqua Park, que promoverá folia durante os cinco dias de festas, entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março. O evento contará com atrações musicais nacionais e presenças Vips.

A folia terá início sexta-feira (28), às 10 horas no Aqua Park com a banda Sedução, grupo de pagode, Samba White e DJs. À noite na avenida 9 de Julho, a festa será animada pela dupla criadora do funknejo Cacio e Marcos e o cantor de axé Dan Swing Baiano.

No sábado (1°), às 10 horas no Aqua Park a festa será comandada pelo grupo Akazzo no Pagode, além do grupo baiano Tchakabum e a banda Sedução, que também se apresentarão na avenida 9 de Julho. No domingo (02), às 10 horas no Aqua Park os foliões serão animados pelo grupo Samba White e banda Sedução. À noite a festa será conduzida pela banda da Bahia, Empurra Aí e pela cantora gloriadouradense, que vem se destacando no estado, Ana Karla.

Na segunda-feira (03), às 10 horas no Aqua Park, o verdadeiro carnaval da Bahia, com as bandas Empurra Aí e Mika 7, que também se apresentarão na avenida 9 de Julho. Já na terça-feira (04), às 10 horas, será o encerramento do carnaval no Aqua Park com Akazzo no Pagode e Rominho, que também encerrará a noite o Fátima Folia 2014.  

Ribas do Rio Pardo

Em Ribas do Rio Pardo, o Ribas Folia terá atrações musicais e matinês, que começam a partir do dia 1º de março e vão até a 4 de março, com chuveirada para os foliões se refrescarem. O evento acontece na Praça de eventos Ciro Abes, na avenida Nelson Lírio.

MS Cuida
A Campanha “MS Cuida”, que visa combater a violência e exploração sexual de crianças e adolescentes, terá uma programação de divulgação durante o carnaval, o roteiro já está em fase de finalização. O objetivo é alertar a sociedade para a proteção das crianças e adolescentes e sobre a importância das denúncias desses crimes. A campanha é desenvolvida pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul. Para denunciar, disque 100.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ney Matogrosso
Cultura
Ney Matogrosso traz turnê 'Meu Bloco na Rua' para Campo Grande em novembro
Dançando a Melhor Idade
Cultura
60+ ativo! Projeto oferece oficina gratuita de dança na Capital
Toni Garrido
Cultura
Em maio, Toni Garrido será a próxima atração do 'MS Ao Vivo'
Circuito Gastronômico é chance para reconhecimento da gastronomia de MS, diz chef
Cultura
Circuito Gastronômico é chance para reconhecimento da gastronomia de MS, diz chef
Gabriel Chiad
Cultura
JD1TV - "Bom para dançar coladinho": Gabriel Chiad fala sobre 'forronejo' na Capital
Projeto 'Estimulando o dançar' oferece aulas gratuitas de ballet na Capital
Cultura
Projeto 'Estimulando o dançar' oferece aulas gratuitas de ballet na Capital
Grupo Falamansa
Cultura
'MS ao Vivo' terá show de forró com Falamansa neste domingo na Capital
Veja os valores e onde comprar ingressos para exposição imersiva de Van Gogh
Cultura
Veja os valores e onde comprar ingressos para exposição imersiva de Van Gogh
Artistas já confirmados no Festival de Inverno de Bonito de 2024
Cultura
Festival de Inverno de Bonito 2024: veja atrações já confirmadas
Domingo tem Guilherme & Santiago, pagode e arte na Praça Bolívia
Cultura
Domingo tem Guilherme & Santiago, pagode e arte na Praça Bolívia

Mais Lidas

AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Polícia
AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Ronaldo Sorana
Entrevistas
JD1TV: Sicredi inaugura "super agência" na sexta
 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Justiça
MPMS investiga fraude em concurso da prefeitura de Sonora e recomenda suspensão
Grávida de 9 meses morre após perde o filho ao sofrer acidente de moto em Aral Moreira
Polícia
Grávida de 9 meses morre após perde o filho ao sofrer acidente de moto em Aral Moreira