Menu
Busca sexta, 24 de setembro de 2021
(67) 99647-9098
Gov - Estado que Cresce (set21)
Cultura

Projeto Almanaque realiza atividades lúdicas sobre a ferrovia com alunos da Estação Criança

09 maio 2014 - 10h22Via Notícias MS
A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, e a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizam hoje (09), a partir das 14 horas, uma edição especial do Projeto Almanaque que celebra o centenário da ferrovia Noroeste do Brasil, um marco da história e da cultura do estado.

As crianças da Escola Estação Criança participarão de atividades lúdicas visando o desenvolvimento didático e o conhecimento deste patrimônio histórico e cultural. A contação de histórias, performances musicais e um jogo enfocando curiosidades e a trilha da estrada de ferro são algumas das artes oferecidas às crianças atendidas nesta edição do projeto.

O Almanaque é um projeto de extensão interdisciplinar que incentiva a leitura e a escrita de crianças e jovens por meio de atividades pedagógicas e lúdicas. Conta atualmente com a participação de 12 acadêmicos de vários cursos de graduação da UCDB e possui parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Recebe alunos na Biblioteca Isaías Paim e também realiza visitas às escolas das redes pública, privada e instituições de Campo Grande. Os extensionistas desenvolvem atividades diversas como jogos, brincadeiras, teatro, música e promovem momentos de leitura e interpretação de textos a partir da leitura de histórias em quadrinhos, histórias curtas, contos e lendas pertinentes à temática explorada a cada encontro.

Neste ano o projeto trabalha com o tema “Cultura da Paz: semeando um futuro melhor”. Respeitar a vida é dizer não à violência e procurar a solução das diferenças por meio do diálogo será o princípio norteador das atividades. Cultura da paz começa com modificação da conduta pessoal perante as pequenas coisas do dia a dia e, por isso, reforçar a solidariedade entre as pessoas e o respeito às diferenças são aspectos fundamentais para serem trabalhados em ações educativas para crianças e jovens.

Segundo a coordenadora do projeto Almanaque, professora Angela Cristina Catonio, esse tema busca fortalecer o respeito ao próximo e incentiva o cultivo de valores positivos em uma época em que o individualismo se manifesta com tanta força. “É importante encorajar crianças e jovens para a resolução de seus conflitos sem o uso da violência e despertar a noção de que a paz deve ser vivenciada em cada ato ou ação praticada”.

Serviço
Outras informações podem ser obtidas na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, que fica no segundo andar do Memorial da Cultura, na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, ou pelos telefones 3316-9161 e  3316-9177. Funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h30.
Unica - inverno

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura
Fim de semana: Som da Concha, shows de rock, sertanejo e MPB agitam a Capital
Cultura
O adeus a uma lenda do blues sul-mato-grossense: Zé Pretim é encontrado morto em casa
Geral
Livro com a vida do ‘Seu Thomaz das esfihas’ será lançado hoje
Cultura
Som da Concha recebe General R3 and the Black Family neste sábado
Vídeos
Vídeo: Inês Brasil é ‘expulsa’ de “A Fazenda” e viraliza nas redes sociais
Cultura
Vídeo: Dupla Índio e Half chega ao fim após 15 anos
Cultura
Programa MS Cultura Cidadã encerra inscrições na sexta
Cultura
Inscrições para Prêmio Ipê de Teatro podem ser feitas até outubro
Cultura
Som da Concha será híbrido e pode ter público de até 238 pessoas
Cultura
Exposição fotográfica Momentum é lançada nesta sexta-feira

Mais Lidas

Polícia
Vídeo: Corpo seminu encontrado em córrego no Santo Eugênio é de uma mulher
Geral
'Zé Calango' tem mal súbito e morre enquanto pilotava moto
Geral
Corpo é encontrado em córrego perto da rodoviária de Campo Grande
Polícia
Polícia flagra adolescentes de 13 e 17 fazendo programa sexual em bar