Menu
Busca terça, 21 de março de 2023
(67) 99647-9098
TJMS - Mar23
Cultura

Rádio Educativa UFMS aposta em programação com música brasileira e regional para conquistar ouvintes

A rádio universitária foi inaugurada nesta semana

22 junho 2016 - 10h17

Nesta segunda-feira (21) foi inaugurada a FM Educativa UFMS 99.9. A solenidade que marcou a abertura da rádio aconteceu no campus da universidade em Campo Grande (MS) e reuniu várias autoridades, artistas, equipe da rádio e convidados. O objetivo da nova rádio é ter uma programação exclusivamente com música brasileira e regional sul-mato-grossense, além de programas diários de jornalismo e produções experimentais, sempre com a colaboração dos acadêmicos da UFMS.

“Hoje vivemos um momento histórico com a inauguração desta rádio. Foram oito anos de muita luta e paciência. Hoje existem 9.970 emissoras de rádio no país e destas apenas 543 são educativas. Representam apenas 5% do total. Agora com muita alegria entregamos a Educativa UFMS com todos os equipamentos e em pleno funcionamento para toda a comunidade. A rádio vai funcionar 24h com o foco na música brasileira e regional. A produção do conteúdo vai destacar informação de utilidade pública para a capital e o estado de MS. Estou muito feliz. Vou sair da universidade no início de novembro com esta tarefa cumprida e deixando este legado”, ponderou a professora Célia Maria, reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul durante o evento.

A universidade chegou a ter uma rádio entre os anos 90 e 2000, mas depois de ser fechada pela Anatel e PF ficou restrita aos corredores do campus da UFMS. Bem diferente da situação atual. Após assinar em 2013 um convênio com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) foi possível dar início à compra de equipamentos, transmissor, torre e adequação do espaço físico no campus da UFMS. A rádio possui dois estúdios, para transmissões ao vivo e gravações, e também uma redação. Todos os equipamentos do estúdio já são digitais.

A grade básica da rádio vai misturar programas criados pela própria equipe e também retransmissões da EBC, além de boletins da rede de hora em hora e boletins locais a cada meia hora. Os programas contemplam educação, cultura, pesquisa, conhecimento e serão exibidos de segunda a sexta feira. “Toda a comunidade poderá apresentar projetos de programas que julgar interessante, que serão avaliados por um conselho consultivo para sua efetivação. O conselho fará deliberações quanto ao conteúdo emitido pela rádio observando sempre os preceitos da radiodifusão educativa. Queremos dar espaço para o que é feito na nossa terra”, ressalta a professora doutora Daniela Ota, coordenadora de comunicação social da UFMS e que, desde 2009, vem lutando para que a rádio saia do papel.

Entre a equipe de jornalismo da nova FM estão formandos do curso de Jornalismo da UFMS: Marcelo Pereira, Lairtes Chaves e Mayara da Quinta. O radiojornal será apresentado pelo Cadu Bortolot, servidor da UFMS. Os locutores são Maciel Dias, Gisely Faria e Antônio Marcos. A coordenação fica por conta do técnico Valdinei Almeida. A FM ainda abrirá espaço para estágio de estudantes do curso. Uma das novidades é a parceria com a Educativa FM 104.7, rádio governamental.

“Somos parceiros a muitos anos e hoje é uma emoção presenciar a inauguração da rádio da UFMS. Não encaramos esta nova rádio como uma concorrente a FM Educativa 104.7. Ela não divide, acrescenta. Nós vamos aumentar a nossa produção de conteúdo e programação regional por meio destas emissoras. Não vamos disputar audiência, pelo contrário. E este será um dos grandes legados deixados pela reitora Célia, um marco em sua trajetória. Vida longa à FM Educativa UFMS”, afirmou Bosco Martins, diretor presidente da Rádio Educativa 104.7.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura
Cidade da Páscoa: Prefeitura promove "Páscoa da Família" nos Altos da Afonso Pena
Cultura
Cerca de 82% da população voltou a frequentar os cinemas em 2022
Cultura
JD1TV: Gabriel Sater em fala exclusiva ao JD1
Cultura
Novo espaço do Bioparque permite que deficientes visuais toquem em plantas e animais
Cultura
Casa do Artesão reabre ao público neste domingo com shows e homenagens
Cultura
Comemorando seus 28 anos, O Bando do Velho Jack se apresenta neste sábado na Capital
Cidade
Bocas de lobo entupidas, saiba como proceder
Cidade
Suspeita de cegar tatuador fugiu do estado, aponta investigação
Cultura
Mato Grosso do Sul homenageia 'Semana de Arte Moderna'
Cultura
Mais dois shows confirmados: Almir Sater e Jads & Jadson estarão na Expogrande

Mais Lidas

Polícia
Motorista de aplicativo é assediado por passageira "carente" na Capital
Geral
Servidores reclamam de marmitas com inseto e "azedas" no Hospital Regional
Polícia
AGORA: Acusado de assassinar a ex-mulher em Ribas do Rio Pardo é preso
Interior
Antes de ser morta pelo ex, Daniele publicou fotos curtindo show em Ribas