Menu
Busca sexta, 08 de dezembro de 2023
(67) 99647-9098
TJMS - Dez23
Cultura

Sérgio Cruz é o novo imortal da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras

O escritor também já foi político por MS, tendo recebido títulos de cidadão sul-mato-grossense, campo-grandense e douradense

27 outubro 2023 - 08h37Sarah Chaves, com informações da ASL

Radicado em Campo Grande em 1963, o escritor, jornalista, radialista e pesquisador, Sérgio Manoel da Cruz de 81 anos foi eleito o novo imortal para a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL) após votação dos acadêmicos.

"A representatividade, participação e pluraridade literocultural da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras é uma realidade incontestável no Estado; sinto um enorme orgulho de agora fazer parte desta Casa de Cultura que já abrigou nomes como Manoel de Barros, Maria da Glória Sá Rosa, Hélio Serejo, Wilson Barbosa Martins, Paulo Coelho Machado, Oliva Enciso e Demosthenes Martins", disse Sérgio Cruz.

O presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, Henrique de Medeiros, destacou a vasta produção autoral do novo imortal, composta pelos livros Guerra ao Contrabando (1984), Pantanal – O Estado das Águas (1999), Por que mataram o doutor  Ari (2001), Sangue de Herói (2002), Datas e fatos históricos do Sul de Mato Grosso ao Estado do Pantanal (2004), Sangue no Oeste (2021), Campo Grande, 150 anos de história (2022), História da Fundação de Mato Grosso do Sul (2022) e Campo Grande, força e luz (2023).


Filho de um índio e uma negra, natural de Salgueiro, Pernambuco, bacharel em Ciências Econômicas e em Ciências Políticas, autor de nove livros, Sérgio Cruz, também foi deputado federal por Mato Grosso durante uma legislatura, e ainda deputado estadual e deputado federal por MS.

Durante esses sessenta anos no Estado, recebeu os títulos de cidadão sul-mato-grossense, cidadão campo-grandense, além de cidadão douradense - por sua atuação político-educativa apresentando o primeiro projeto para a criação da UFGD, e cidadão Novo Horizontino do Sul pela sua luta em defesa dos brasiguaios.

Além disso, na área artístico-cultural Sérgio Cruz é compositor com músicas gravadas por Aurélio Miranda, Tostão e Guarani, Simona, Pininha e Verinha, Duo Glacial e José Bétio. Como jornalista, tendo trabalhado como redator em nove jornais de São Paulo e Mato Grosso do Sul. 

JD1 No Celular

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Assembleia - Dez23 Square

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura
Prefeitura enviará à Câmara, proposta para a criação de novos Conselhos Tutelares
Cultura
Última edição de 2023: Praça Bolívia acontecerá neste domingo na Capital
Economia
Mais Social: Valor do programa aumentará para R$ 450 em 2024
Cultura
Dezembrou! Confira lançamentos do streaming para o último mês de 2023
Cultura
Nina Camillo lança "Flor da Pele", seu primeiro single
Cultura
Embaixador da cultura: Seu Jorge recebe título inédito em Brasília
Cultura
Escritora de MS lança livro sobre cultura de Aquidauana e Anastácio
Cultura
Teatro Fulano di Tal celebra 20 anos com programação de espetáculos gratuitos
Cultura
Sul-mato-grossense tenta a 'coroa' do Miss Gay Plus Size Brasil nesta sexta
Meio Ambiente
Momento Fofura! Bioparque apresenta "Delinha", nova moradora do complexo

Mais Lidas

Geral
JD1TV AGORA: Obra da Suzano pega fogo em Ribas do Rio Pardo
Polícia
JD1TV: Corna descobre chifre e coloca fogo no marido durante briga
Polícia
Homem morre após cair de pontilhão e ser atropelado na Ernesto Geisel
Polícia
JD1TV AGORA: Um morre e outro fica ferido em acidente envolvendo 3 veículos em MS