Menu
Busca sábado, 26 de setembro de 2020
(67) 99647-9098
Cultura

Séries épicas imitam 'Game of Thrones'

30 junho 2014 - 11h45Via Folha
O sucesso da série da HBO "Game of Thrones", que domina atualmente as discussões culturais, tem causado a proliferação de dramas épicos de orçamento grandioso.

Alguns deles, como "Vikings", são narrativas históricas ambientadas num mundo brutal. As duas primeiras temporadas estão disponíveis pela plataforma de vídeo sob demanda Amazon Prime Instant Video.

Outros, como a adaptação da saga "Outlander", de Diana Gabaldon, que o canal a cabo americano Starz filma na Escócia, são narrativas fantásticas que nunca teriam sido feitas não fosse pelo sucesso de "Game of Thrones".

O produtor executivo de "Outlander", Ron Moore, reconheceu esse fato quando disse à revista Entertainment Weekly que "'Game of Thrones' abriu a porta e mostrou que o material fantástico tem um público grande na TV paga".

Como a produção baseada nos livros de George R. R. Martin, os livros da série "Outlander" - misto viciante de viagens no tempo, épico histórico e romance - têm fãs devotos e geram grandes expectativas de que sua adaptação para a televisão possa virar fenômeno mundial.

"Outlander" já foi vendido para a Austrália, o Canadá e a Rússia. E um contrato para exibir o drama na TV no Reino Unido está perto de ser finalizado.

A Netflix está igualmente otimista em relação a seu drama épico "Marco Polo", que começará a ser rodado no Cazaquistão, na Itália e na Malásia em agosto. O italiano Lorenzo Richelmy vai protagonizar a minissérie em dez capítulos, cujo produtor executivo será Harvey Weinstein, em sua primeira investida em dramas para a televisão.

As primeiras descrições da minissérie prometem um misto de "manobras e traições políticas, batalhas espetaculares e intriga sexual" - soando um pouco como "Game of Thrones".

Não é fácil, contudo, emular o misto de drama e violência criado por David Benioff e D. B. Weiss. "The White Queen", programa cancelado pela BBC após uma temporada, apresentou uma combinação desastrosa de diálogos risíveis e seios arfantes.

Já a fantasia histórica "Da Vinci's Demons" é vista como divertida, mas kitsch demais para ser levada a sério, e "Black Sails", disponível na Amazon Prime, consegue o feito raro de fazer quantidades copiosas de sangue e vísceras serem entediantes.

"Crossbones", por sua vez, é mais uma farsa que um drama de prestígio, embora valha a pena dar uma olhada na série para ouvir o sotaque bizarro adotado por John Malkovich.

Ressalvas
Nem todos estão convencidos de que "Game of Thrones" tenha aberto as comportas para uma enxurrada de dramas fantásticos. "É difícil achar um épico fantástico que já venha com uma base forte de fãs e seja tão complexo quanto este", diz Michelle Dean, do blog Gawker.

Além disso, uma base forte de fãs nem sempre é garantia de sucesso. O presidente da HBO, Michael Lombardo, admitiu à revista New York que a emissora desistiu de adaptar a fantasia de Neil Gaiman "American Gods": "Apesar de gostarmos do livro e da ideia, não conseguimos encontrar o tom certo", disse.

Enquanto isso, quem curte as maquinações políticas de King's Landing, mas as preferiria sem dragões e zumbis do gelo pode esperar um presente para 2015: a versão do diretor britânico Peter Kosminsky para "Wolf Hall", livro premiado de Hilary Mantel, estrelada por Mark Rylance e Damian Lewis.
Rota do Pantanal

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura
Acontece hoje a 1ª Parada online da Cidadania e do Orgulho LGBTQIA+/MS
Cultura
Feira Central “ressuscita” apresentações musicais nesta quinta
Cultura
Júlio Cocielo se tornou réu na Justiça de São Paulo sob acusação de racismo
Cultura
"Posso ver meus filhos novamente" diz Wesley Safadão após resultado negativo do exame da covid-19
Cultura
Toots Hibbert, a lenda do reggae, morre aos 77 anos na Jamaica
Cultura
Lives: Maiara e Maraísa e Marcos e Belutti agitam esta sexta
Cultura
DJ Danilo Bachega comemora 25 anos de carreira com remix de Lulu Santos
Cultura
Jads e Jadson fazem live hoje
Cultura
Autocine deste domingo tem atração para criançada e com “A raposa má”
Cultura
Carnaval de Corumbá entra para o calendário oficial de MS

Mais Lidas

Internacional
Acidente aéreo na Ucrânia deixa 26 mortos
Geral
Denunciado por som alto, rapaz coloca fogo na casa do vizinho
Polícia
Trio é preso pela com caminhonete furtada em MS
Cidade
Plano de emergência tenta evitar desabastecimento em Corumbá