Menu
Busca segunda, 26 de agosto de 2019
(67) 99647-9098
Cultura

Teatro de Sombras estreia essa semana

Iara-O Encanto da Águas é inspirado em lendas tradicionais brasileiras, sendo parte do festival de Inverno de Bonito 2019

15 julho 2019 - 08h30Sarah Chaves, com informações da assessoria

O espetáculo infanto-juvenil de teatro de sombras, “Iara – O encanto das águas” inspirado na lenda da Iara, a sereia brasileira, e nos saberes da tradição oral dos povos originários do Brasil, começa no dia 20 de julho no Festival de Inverno de Bonito 2019, no Distrito Águas de Miranda, é de classificação livre, com 40 minutos de duração.

A história começa com um índio da aldeia que sonha com uma mulher sobrenatural, ao acordar, procura o sábio Pajé para tentar entender quais são os mistérios dessa mulher, descobrindo assim a história da Iara, no encantamento da sereia brasileira, o protagonista mergulha com ela nas profundezas do seu próprio destino.

É um espetáculo audiovisual, para salas fechadas ou espaços alternativos protegidos da luz externa. A cenografia e a iluminação são compactas, oferecendo auto suficiência técnica e rapidez na montagem. Depois da apresentação o público pode ver de perto o material cênico do espetáculo e bater um papo com os artistas. A direção, dramaturgia e cenografia é de Alexandre Fávero, encenada pelos atores sombristas Thiago Bresani e Soledad Garcia.

A encenação usa a dinâmica cinematográfica, em que o espectador tem a impressão de estar assistindo a um filme, a narrativa é de fácil entendimento, utilizando pouco texto, e é feito pela companhia de teatro Lumiato foi criada no ano de 2008, em Buenos Aires, Argentina, por Thiago Bresani e Soledad Garcia

O espetáculo recebeu o Prêmio Sesc do Teatro Candango 2014 de Melhor Direção e Melhor Dramaturgia, para Alexandre Fávero, e Melhor Trilha Sonora, para Mateus Ferrari e Marcelo Da Col. Foi agraciado com o Prêmio Funarte Myrian Muniz 2014 e com o Prêmio Internacional Atina 2014, da Argentina.

O espetáculo “Iara – O encanto das águas”, da Cia Lumiato, será apresentado também no dia 21, no Assentamento Guaicurus e no dia 25, na Caixa Cênica, em Bonito, a Cia Lumiato ministra também uma oficina de teatro de sombras nos dias 22, 23 e 24 de julho, das 13 às 17 horas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura
3º Festival Gastronômico da Bom Pastor tem início nesta sexta
Cultura
Formação da sociedade sul-mato-grossense é tema de Ciclo de Palestras na capital
Cultura
Esplanada Cultural tem início nesta sexta-feira
Cultura
Capital terá mais de 20 eventos em comemoração aos 120 anos; confira
Cultura
Advogada de MS lança livro sobre defesa de adolescentes
Cultura
“Arte no Meu Bairro” leva Grupo Tradição ao Coophavila neste sábado
Cultura
Feira Central terá música ao vivo toda quarta
Cultura
CineFórum abre incrições na 2° edição do evento
Cultura
Reinaldo abre Festival de Inverno de Bonito nesta quinta
Cultura
Marcos e Belluti abrem o Festival do Sobá, em Campo Grande

Mais Lidas

Geral
Mulher tem dedo amputado enquanto fazia compras
Fim de Semana
Esquadrilha da Fumaça se apresenta em Campo Grande neste domingo
Polícia
Vídeo - Peão morre após ser pisoteado por touro em rodeio
Esportes
Vídeo- Após capotar no Rally Sertões, Caio Castro tranquiliza fãs