Cultura
Último dia da peça Alma Boa de Setsuan
A população campo-grandense tem mais um dia para conferir a peça teatral “Alma Boa de Setsuan”, que tem no elenco, a atriz Denise Fraga. A sessão deste domingo inicia às 19 horas, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo (Palácio Popular da Cultura).
Há quase dois anos em cartaz, a premiada comédia “A Alma Boa de Setsuan” percorreu 16 cidades, sendo encenada para públicos distintos do sul ao nordeste do país - incluindo temporada de dois meses de sucesso absoluto no Rio de Janeiro - em teatros com capacidade entre 400 e 2.100 lugares. Em todos os locais, a peça obteve total aprovação das platéias.
De acordo com um dos diretores, o interessante da peça é que ela desvenda o fazer teatral diante do público. Os próprios atores recebem a platéia, distribuem o programa, manipulam o cenário e fazem o serviço de contrarregragem. “A intenção é criar um elenco com o espírito de grupo de teatro, totalmente disponível artisticamente, para contar a história que Brecht escreveu há quase 70 anos”, revela o diretor Marco Antônio Braz, amigo e contemporâneo de Denise Fraga.
O elenco é composto por onze atores, em sua maioria comediantes, muitos deles com vivências em grupos como: Ornitorrinco, Teatro da Vertigem, Círculo dos Comediantes e Bendita Trupe. A trilha sonora é de Théo Werneck, os cenários, de Márcio Medina, figurinos de Verônica Julian e luz de Wagner Freire.
A parábola é ambientada na China. Três Deuses, nessa adaptação, transformados na Santíssima Trindade e vividos por um único ator, descem a Terra à procura de pelo menos uma alma boa. Depois de muito caminho percorrido em vão, chegam a uma província chamada Setsuan. Lá, encontram a prostituta Chen Tê que lhes dá guarita por uma noite.
Na manhã seguinte, eles concluem ser ela a alma boa que tanto procuravam e resolvem lhe pagar pela hospedagem. Com o dinheiro, Chen Tê abre uma tabacaria e muda a sua vida. Dona de seu próprio negócio, Chen Tê começa a sentir que os miseráveis da cidade estão abusando de sua imensa generosidade. Sem conseguir dizer não, ela resolve vestir a “máscara do mal”.
Há quase dois anos em cartaz, a peça já recebeu inúmeros prêmios, dentre eles: APCA 2008 de melhor espetáculo e melhor atriz (Denise Fraga); Shell – melhor direção (Marco Antonio Braz); Qualidade Brasil SP 2008 – e RJ 2009 melhor atriz de comédia (Denise Fraga) entre outros, além das indicações nas categorias Cenário, Figurino e Iluminação.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Mais Lidas
![]()
Polícia
Agiota é morto a tiros enquanto chegava em casa
![]()
Política
Filiação de Adriane no PP reúne 'pesos pesados' da política
![]()
Brasil
JD1TV: Adolescente morre após cair de cachoeira durante brincadeira com os amigos
![]()
Internacional
JD1TV: Jovem é esmagada por caminhão durante o serviço