Menu
Busca sexta, 25 de setembro de 2020
(67) 99647-9098
TJMS setembro20
Economia

Brasil é bem avaliado por 61% dos americanos

08 janeiro 2014 - 11h17Via Folha
O Brasil é o país emergente com visão mais positiva pelos americanos, segundo pesquisa feita pelo instituto Pew, um dos maiores centros de estudos dos EUA.

Dos americanos pesquisados, 61% disseram ter opinião "favorável" sobre o país, contra apenas 15% de "desfavorável". O Brasil empatou com Israel no quesito "a favor", mas Israel tem visão negativa para 26% dos ouvidos, 11 pontos acima.

Mas o número de americanos sem opinião formada sobre o Brasil é o maior entre todos os países pesquisados: 24% dos consultados não opinaram sobre o país.

Reportagem do jornal Folha de São Paulo em dezembro havia apontado que o Brasil tinha uma presença considerada modesta nos EUA por especialistas em relações internacionais.

A visão negativa é majoritária para outros países emergentes, como China (55%), Rússia (54%) e até o vizinho México (52%).

Os resultados são de uma pesquisa chamada "O Lugar da América no Mundo", feita a cada quatro anos pelo Pew em conjunto com o Council on Foreign Relations, outro centro de estudos.

Realizada entre outubro e novembro, ela também revelou a queda pelo desejo de intervencionismo (ou de maior presença americana) no resto do mundo: 52% dos americanos dizem que o país "deveria cuidar de sua própria vida e deixar outros cuidarem de seus problemas por si", o maior número desde o início da pesquisa, em 1964.

"As opiniões dos americanos também mudam muito, apesar de o desinteresse em temas internacionais estar em alta", diz Bruce Strokes, diretor do Projeto de Atitudes Globais do Pew.

"Em 2003, na discordância sobre a guerra do Iraque, só 29% tinham imagem positiva da França, hoje é de 59%. A visão desfavorável da China em 2006 era de 29%, hoje saltou para 55%".

Visão recíproca
Apesar das relações desgastadas entre Brasília e Washington pelas denúncias de espionagem americana, as opiniões das sociedades são reciprocamente positivas.

Uma pesquisa anterior do instituto descobriu que apenas 7% dos brasileiros consideram os EUA um país inimigo, número bem inferior aos argentinos (23%), mexicanos (18%) e turcos (49%).

Dos brasileiros, 73% dos entrevistados têm imagem positiva dos EUA, um índice superior ao de aliados históricos dos americanos, como os japoneses (69%) e mexicanos.
 
Rota do Pantanal

Deixe seu Comentário

Leia Também

Economia
Abertura da fronteira depende de Bolsonaro
Economia
Sebrae lança cartilha para estimular debate do empreendedorismo na campanha
Economia
Caixa deposita auxílio para 4 milhões de brasileiros hoje
Economia
Beneficiários do Bolsa Família recebem hoje parcela de R$ 300 do auxílio
Economia
Vídeo mostra protesto em Pedro Juan
Economia
FGTS está na conta dos trabalhadores nascidos em dezembro
Economia
Nascidos em julho recebem auxílio hoje e poderão sacar em outubro
Economia
Brasil e Paraguai assinam acordo para reabrir a fronteira
Economia
Pagamentos do Ciclo 1 do auxílio emergencial estão concluídos
Economia
Sidrolândia ganha unidade produtora de leitões que vai gerar 100 empregos

Mais Lidas

Cidade
Prefeitura libera apresentação de artistas de outros estados, na capital
Geral
Sexta-feira terá live de Gusttavo Lima e Daniel, Duda Beat e Nando Reis
Cidade
Mais de 5 mil aulas para 1º CNH foram realizadas de forma online em MS
Política
Chapa do PSDB quer “dar voz” a sociedade