Cartão de crédito é o meio de pagamento mais utilizado, com 67% das transações (Reprodução/Internet)O Projeto de Lei 107/20 obriga as emissoras de cartões a expedir um cartão de crédito adicional por meio virtual para utilização exclusiva em transações realizadas no comércio eletrônico, sejam nacionais ou internacionais.
O autor da proposta, deputado Otoni de Paula, ressaltou que o Brasil é o país latino-americano com maior faturamento em comércio eletrônico. Segundo pesquisa da e-Bit/Nielsen, 36% da população brasileira está inserida no consumo digital, e o cartão de crédito foi o meio de pagamento mais utilizado, com 67% das transações.
Otoni de Paula explica que o aumento desses números tem sido acompanhado pelo desenvolvimento de novas plataformas virtuais, que proporcionam aos consumidores maior rapidez nas transações eletrônicas. “Porém, a vulnerabilidade do consumidor ainda é uma grave preocupação, sobretudo quando se trata de aquisições efetuadas mediante a utilização de cartão de crédito”, afirma.
Segurança no comércio eletrônico
Pela proposta, o cartão de crédito adicional em formato eletrônico terá numeração e código de verificação temporários e validade de curta duração. Além disso, os lançamentos feitos pelo adicional devem ser creditados ou debitados na fatura do cartão principal.
O titular deve ser notificado imediatamente após a emissão do cartão virtual, e a aprovação do pagamento de transações deve ser condicionada à sua prévia confirmação, para preservar a segurança.
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Setores de serviços lideram ganhos e contratações no Carnaval 2026

Receita nega aumento de imposto para professores com novo piso

Caixa paga parcela do Bolsa Família para beneficiários de NIS final 5 nesta sexta

Caixa paga parcela do Bolsa Família para beneficiários de NIS final 4 nesta quinta

Caixa paga parcela do Bolsa Família para beneficiários de NIS final 3 nesta quarta

Pequenos negócios impulsionam abertura de empresas em MS

Cesta básica cai em todas as capitais do país no 2º semestre de 2025

Exportação de café do Brasil cai em 2025, mas bate recorde em receita

Caixa paga parcela do Bolsa Família para beneficiários de NIS final 2 nesta terça





