A nota foi lida pelo secretário de Energia Elétrica, do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner, que não respondeu às perguntas dos jornalistas, nem explicou por que o CMSE mudou o termo de “baixíssima” para “baixa” probabilidade.
Segundo o comitê, nos primeiros dez dias de março, as chuvas nas bacias hidrográficas das regiões Sudeste e Centro-Oeste, onde fica a maior parte dos reservatórios do país, ficaram em 61% da média histórica. No Nordeste, chuveu 25% da média histórica; no Sul, 143%; e no Norte, 117%. “As bacias hidrográficas, onde se situam os principais reservatórios, atravessam situação climática, conjuntural, desfavorável, até este momento do atual período úmido. No entanto, o Sistema Interligado Nacional (SIN) dispõe das condições de equilíbrio estrutural, necessárias para o abastecimento do país”.
O texto do CMSE explica que o baixo nível dos reservatórios está relacionado com a falta de chuvas nas principais bacias hidrográficas, motivada pela presença de um sistema de alta pressão no oceano, próximo da Região Sudeste, que impedia o avanço de frentes frias vindas do Sul.
No entanto, segundo o grupo, desde a segunda quinzena de fevereiro o fenômeno climático vem se enfraquecendo, permitindo a entrada de frentes frias do Sul e do Centro-Oeste, provocando a ocorrência de chuvas fracas nas bacias hidrográficas do Nordeste, fracas a moderadas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e em torno da média nas regiões Sul e Norte.
Como a nota divulgada em fevereiro, o comunicado de hoje diz que o sistema elétrico brasileiro apresenta-se estruturalmente equilibrado e com sobras. Entre os órgãos que assinam a nota estão o Ministério de Minas e Energia, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Economia
Endividamento das famílias deve seguir alto no primeiro semestre de 2026

Economia
Dieese aponta que 10 milhões de trabalhadores ficam isentos do Imposto de Renda

Economia
Fim da jornada 6×1 preocupa comércio e serviços em Mato Grosso do Sul

Economia
Saiba como consultar se tem direito ao abono salarial PIS/Pasep 2026

Economia
Simulador de aposentadoria do INSS é reativado

Economia
Consulta ao Abono Salarial estará disponível a partir desta quinta-feira

Economia
Inmetro e ANP combatem fraudes em postos de combustíveis

Economia
Em lançamento de programa tributário, Fiems destaca relação entre Estado e contribuintes

Economia
Câmara aprova MP do programa Gás do Povo

Economia
(Foto: reprodução) 



