Menu
Menu
Busca sábado, 07 de fevereiro de 2026
Economia

Em lançamento de programa tributário, Fiems destaca relação entre Estado e contribuintes

A iniciativa amplia a possibilidade de regularização online e fortalece a relação com o setor produtivo

03 fevereiro 2026 - 09h36Sarah Chaves

O lançamento do programa de autorregulação tributária da Secretaria de Estado de Fazenda marcou, nesta segunda-feira (2), o evento “Sefaz com Você: juntos para fazer dar certo”, realizado na Casa da Indústria, em Campo Grande, com a participação de representantes do setor produtivo e do poder público.

Presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen avaliou que a iniciativa atende a uma demanda antiga dos empresários, especialmente diante das mudanças previstas com a reforma tributária, que entra em vigor em 2026. Segundo ele, o programa cria um ambiente mais transparente e acessível para a regularização fiscal.

“O empresário passa a ter a oportunidade de identificar, de forma antecipada, se existe algum problema junto à Secretaria de Fazenda. A partir disso, ele consegue resolver a situação de maneira online, avaliando se apresenta defesa ou reconhece o débito e negocia o pagamento”, afirmou Longen.

Para o presidente da Fiems, a proposta representa um avanço na relação entre o Estado e o setor produtivo ao simplificar procedimentos e ampliar o acesso às informações fiscais. “A Secretaria vem trazer essa acessibilidade para o setor empresarial de todo o Estado de uma maneira clara, mostrando que está preparada para atender uma demanda nossa”, completou.

Além do lançamento do programa, o evento reuniu contribuintes, estudantes e profissionais da área em palestras sobre as novas diretrizes da Secretaria de Fazenda, Cadastro Positivo e Domicílio Tributário, com foco na modernização da gestão fiscal e na adaptação ao novo sistema tributário.

O secretário de Fazenda, Flávio César, destacou que a eficiência e a inclusão digital são pilares da gestão do governador Eduardo Riedel. "Então, temos trabalhado com o nosso corpo técnico ao longo de todo esse período, buscando estreitar cada vez mais a relação da Secretaria de Fazenda com o setor produtivo e industrial. A Federação das Indústrias tem sido um parceiro fundamental nesse processo e temos trabalhado para cada vez mais melhorar essa relação entre Estado e contribuintes".

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro
UNIMED

Deixe seu Comentário

Leia Também

Imposto de Renda Pessoa Física - Foto: Divulgação / GOV.BR
Economia
Dieese aponta que 10 milhões de trabalhadores ficam isentos do Imposto de Renda
carteira clt
Economia
Fim da jornada 6×1 preocupa comércio e serviços em Mato Grosso do Sul
Saiba como consultar se tem direito ao abono salarial PIS/Pasep 2026
Economia
Saiba como consultar se tem direito ao abono salarial PIS/Pasep 2026
Sede do INSS
Economia
Simulador de aposentadoria do INSS é reativado
Cédulas de dinheiro
Economia
Consulta ao Abono Salarial estará disponível a partir desta quinta-feira
Inmetro e ANP combatem fraudes em postos de combustíveis
Economia
Inmetro e ANP combatem fraudes em postos de combustíveis
Câmara aprova MP do programa Gás do Povo
Economia
Câmara aprova MP do programa Gás do Povo
Aplicativo FGTS
Economia
Governo libera mais R$ 3,9 bi para pagar saque-aniversário do FGTS
Imposto de Renda
Economia
IR zero para quem ganha até R$ 5 mil vale a partir deste mês
Íris Cristina, responsável da Loja Aurora comenta mudança no perfil dos foliões
Economia
Vendas de Carnaval ganham fôlego no varejo com crescimento dos bloquinhos

Mais Lidas

Marcas de sangue | Imagem ilustrativa
Brasil
Adolescente mata ex-namorada de 16 anos a tiros em padaria
Prefeita Adriane Lopes e sua vice Camilla Nascimento
Política
Ministério Público reconhece compra de votos, mas não vê provas para cassar Adriane Lopes
Vídeo: Centenária, Adélia celebra a vida ao lado de filhos, netos e bisnetos em Campo Grande
Comportamento
Vídeo: Centenária, Adélia celebra a vida ao lado de filhos, netos e bisnetos em Campo Grande
Suspeito foi preso em flagrante pelo Batalhão de Choque
Polícia
Após furto, ladrão de comércio morre ao tentar confrontar militar do Choque na Capital