Menu
Busca domingo, 19 de setembro de 2021
(67) 99647-9098
TJMS setembro21
Economia

Inflação desacelera em junho, mas passa limite da meta em 12 meses, a 6,52%

08 julho 2014 - 11h53Via Uol
Os preços no Brasil subiram 0,40% em junho, de acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que mede a inflação oficial. O resultado representa uma desaceleração em relação a maio, quando a alta dos preços tinha sido de 0,46%. Porém, é a maior taxa para o mês desde 2008 (0,74%). Em junho de 2013, a taxa tinha sido de 0,26%.

Com esse resultado, a inflação oficial acumulada em 12 meses é de 6,52%, levemente acima do limite da meta estabelecida pelo governo. A meta é manter a alta dos preços em 4,5% ao ano, mas há tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo (ou seja, variando de 2,5% a 6,5%).

Evolução da inflação oficial
No primeiro semestre do ano, a inflação acumulada foi de 3,75%, acima dos 3,15% do primeiro semestre de 2013.

O IPCA mede a inflação para as famílias com renda de um a 40 salários mínimos em nove regiões metropolitanas do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém, além das cidades de Goiânia e Brasília.

O indicador é calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) desde 1980, e foi divulgado nesta terça-feira (08).

BC deve arredondar valor para 6,5%
Com a inflação acumulada em 12 meses em 6,52%, o Banco Central ainda não precisa dar explicações por meio de carta aberta por ter ultrapassado o limite da meta do governo. Isso porque o BC adota a metodologia da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pode arredondar a segunda casa do IPCA após a vírgula. Nesse caso, arredondaria para 6,5%.

A última vez em que houve estouro do limite da meta e que o BC teve de publicar uma carta aberta foi em 2003, no primeiro ano do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando a alta do IPCA foi de 9,3%.

Efeito Copa: passagens aéreas e diárias de hotel puxam alta
Boa parte da alta da inflação em junho tem relação com a Copa do Mundo, especialmente por conta das tarifas aéreas e diárias em hotel.

As diárias dos hotéis aumentaram 25,33% em junho, e as tarifas aéreas ficaram, em média, 21,95% mais caras, segundo o IBGE.

As diárias dos hotéis tiveram forte impacto no grupo chamado de Despesas Pessoais, que registrou alta de preços de 1,57% em junho, em comparação com alta de 0,8% em maio.

Já as tarifas aéreas puxaram a alta no grupo dos Transportes: passou de queda de 0,45% em maio para avanço de 0,37% em junho, mesmo com o litro do etanol e da gasolina mais baratos em 3,42% e 0,72%, respectivamente.

Alta de alimentos e bebidas desacelera pelo 3º mês; tomate 9,6% mais barato
O avanço dos preços de alimentos e bebidas desacelerou pelo terceiro mês seguido, de acordo com IBGE, passando de alta de 0,58% em maio para queda de 0,11% em junho. É o menor resultado desde julho de 2013 (-33%).

Os alimentos consumidos em casa chegaram a apresentar queda de 0,60% em junho, após alta de 0,41% em maio.

Entre os produtos que tiveram maior queda de preço destacam-se a batata inglesa, que ficou 11,46% mais barata, e o tomate, outrora vilão da inflação, mas que teve queda de 9,58% no preço em junho.

Entre os alimentos consumidos fora de casa, a alta dos preços desacelerou de 0,91% em maio para 0,82% em junho, com destaque para a refeição (de 0,96% para 0,75%), refrigerante (de 1,29% para 0,51%) e cerveja (de 0,34% para 0,01%).
Unica - inverno

Deixe seu Comentário

Leia Também

Economia
Governo cogita possibilidade de volta do horário de verão
Economia
Beneficiários do Bolsa Família começam a receber 6ª parcela do auxílio
Economia
Trabalhadores nascidos em novembro podem sacar auxílio emergencial
Economia
Projeto do Governo para reduzir conta de energia é aprovado na Assembleia
Economia
Motoristas de apps vão ter incentivos, o que deve melhorar a vida dos passageiros
Economia
Trabalhadores nascidos em outubro podem sacar auxílio emergencial
Economia
Procon-MS devolve quase meio milhão a consumidor no primeiro semestre de 2021
Economia
Trabalhadores nascidos em setembro podem sacar auxílio emergencial
Economia
Funcionário diz que JBS está sem realizar abate
Economia
Segundo Ministro das Comunicações, tecnologia 5G pode trazer U$ 1,2 tri em investimentos

Mais Lidas

Polícia
Homem encontra pênis decepado dentro de pote no jardim da casa da mãe
Saúde
Com 8 meses de vacinação, MS é o 1º Estado a atingir imunidade coletiva
Polícia
Homem encontra o pai morto em avançado estado de decomposição na Vila Carvalho
Brasil
Homem coloca fogo em casa com ex-mulher e filhos dentro