Menu
Menu
Busca sábado, 07 de fevereiro de 2026
Economia

Inflação medida pelo IGP-10 desacelera para 1,19% em abril, diz FGV

15 abril 2014 - 10h39Via Portal Brasil
A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10), subiu menos em abril, com alta de 1,19%, em relação a um avanço de 1,29% em março, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgados nessa segunda-feira (14), De acordo com a fundação, a queda foi puxada pela desaceleração dos preços no atacado, especialmente agrícolas e industriais.

A queda foi mais acentuada no setor de grãos, como soja e café. Por outro lado, itens importantes como carnes e alimentos in natura subiram mais em relação a março. No varejo e na construção civil também foi observada alta de preços.

A taxa apurada em março foi de 1,29%. Em abril de 2013, a variação foi de 0,18%. A variação acumulada em 2014, até abril, é de 3,40%. Em 12 meses, o IGP-10 avançou 7,77%. O IGP-10 é calculado com base nos preços coletados entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência.

Veja varações nos índices que compõem o IGP-10
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a inflação no atacado, subiu 1,42%, em abril. Em março, o avanço havia sido de 1,65%. Os Bens Finais registraram taxa de variação de 2,64%, em abril, ante 1,61%, em março. Contribuiu para esta aceleração o subgrupo alimentos in natura, cuja taxa passou de 11,22% para 15,79%. O índice relativo a Bens Finais (ex), calculado sem os subgrupos alimentos in natura e combustíveis, avançou 1,19%. No mês anterior, o avanço foi de 0,54%.

O índice do grupo Bens Intermediários subiu 0,36%. No mês anterior, a alta havia sido de 1,15%. Quatro dos cinco subgrupos apresentaram desaceleração, com destaque para materiais e componentes para a manufatura, cuja taxa de variação passou de 1,41% para 0,25%. O índice de Bens Intermediários (ex), obtido após a exclusão do subgrupo combustíveis e lubrificantes para a produção, registrou variação de 0,35%. No mês anterior, foi registrada variação de 1,23%.

Já o índice do grupo Matérias-Primas Brutas avançou 1,28%. Em março, a taxa foi de 2,29%. Contribuíram para a desaceleração do grupo os itens: laranja (14,89% para -13,03%), soja (em grão) (2,83% para -0,26%) e café (em grão) (26,11% para 11,55%). Em sentido inverso, destacaram-se os itens: leite in natura (0,46% para 4,96%), bovinos (2,96% para 5,00%) e aves (-0,27% para 2,95%).

Índice de Preços ao Consumidor (IPC)
A inflação media pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou variação de 0,88%, em abril, ante 0,70%, em março. Quatro das oito classes de despesa componentes do índice registraram acréscimo em suas taxas de variação. O principal destaque partiu do grupo Alimentação (1,21% para 1,71%). Nesta classe de despesa, vale mencionar o comportamento do item hortaliças e legumes, cuja taxa passou de 11,62% para 15,65%.

Também apresentaram acréscimo em suas taxas de variação os grupos: Educação, Leitura e Recreação (-0,02% para 0,71%), Vestuário (0,26% para 1,08%) e Saúde e Cuidados Pessoais (0,39% para 0,72%). Nestas classes de despesa, destacam-se os itens: passagem aérea (-15,89% para 5,92%), roupas (0,09% para 1,34%) e medicamentos em geral (-0,05% para 0,84%), respectivamente.

Em contrapartida, quatro classes de despesa apresentaram decréscimo em suas taxas de variação:Transportes (0,95% para 0,62%), Comunicação (0,29% para -0,09%), Habitação (0,61% para 0,56%) e Despesas Diversas (0,54% para 0,35%). As maiores contribuições para estes movimentos partiram dos itens: tarifa de ônibus urbano (2,16% para 0,20%), tarifa de telefone residencial (-0,01% para -0,66%), empregada doméstica mensalista (1,84% para 0,96%) e cigarros (0,52% para -0,04%), respectivamente.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou, em abril, taxa de variação de 0,39%, acima do resultado do mês anterior, de 0,31%. O índice relativo a Materiais, Equipamentos e Serviços registrou variação de 0,64%. No mês anterior, a taxa havia sido de 0,61%. O índice que representa o custo da Mão de Obra registrou variação de 0,15%. No mês anterior, este índice registrou taxa de 0,04%.

Clique aqui para acessar os dados completos e tabelas.

Reportar Erro
UNIMED

Deixe seu Comentário

Leia Também

Endividamento das famílias deve seguir alto no primeiro semestre de 2026
Economia
Endividamento das famílias deve seguir alto no primeiro semestre de 2026
Imposto de Renda Pessoa Física - Foto: Divulgação / GOV.BR
Economia
Dieese aponta que 10 milhões de trabalhadores ficam isentos do Imposto de Renda
carteira clt
Economia
Fim da jornada 6×1 preocupa comércio e serviços em Mato Grosso do Sul
Saiba como consultar se tem direito ao abono salarial PIS/Pasep 2026
Economia
Saiba como consultar se tem direito ao abono salarial PIS/Pasep 2026
Sede do INSS
Economia
Simulador de aposentadoria do INSS é reativado
Cédulas de dinheiro
Economia
Consulta ao Abono Salarial estará disponível a partir desta quinta-feira
Inmetro e ANP combatem fraudes em postos de combustíveis
Economia
Inmetro e ANP combatem fraudes em postos de combustíveis
Deputado Paulo Duarte, Flávio César e Sérgio Longen
Economia
Em lançamento de programa tributário, Fiems destaca relação entre Estado e contribuintes
Câmara aprova MP do programa Gás do Povo
Economia
Câmara aprova MP do programa Gás do Povo
Aplicativo FGTS
Economia
Governo libera mais R$ 3,9 bi para pagar saque-aniversário do FGTS

Mais Lidas

Marcas de sangue | Imagem ilustrativa
Brasil
Adolescente mata ex-namorada de 16 anos a tiros em padaria
Prefeita Adriane Lopes e sua vice Camilla Nascimento
Política
Ministério Público reconhece compra de votos, mas não vê provas para cassar Adriane Lopes
Vídeo: Centenária, Adélia celebra a vida ao lado de filhos, netos e bisnetos em Campo Grande
Comportamento
Vídeo: Centenária, Adélia celebra a vida ao lado de filhos, netos e bisnetos em Campo Grande
Imagem Ilustrativa
Polícia
Passageiro se sente ameaçado depois de levar 'cantada' em corrida de moto por aplicativo