Conhecida em Mato Grosso do Sul como destino para a pesca, Porto Murtinho alça novos e importantes voos para seu crescimento. Cidade fronteiriça, o local conta atualmente com 18 mil habitantes e vem dando passos largos rumo ao progresso graças ai início das obras da ponte da Rota Bioceânica, se transformando em um verdadeiro celeiro de oportunidades.
A afirmação, que soa como um chamamento para esse novo momento econômico do Estado e da região, é do professor Lucio Flávio Joichi Sunakozawa, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e presidente da Aliança Jurídica Internacional da Rota de Integração Latino-americana. Ele foi um dos palestrantes do seminário realizado em Porto Murtinho.
O momento é de preparação, tanto para empresários, como para a classe trabalhador, que deve estar pronta para a guinada que se tona cada vez mais concreta, abrindo oportunidades para investimentos em novos negócios. A integração física com o Pacífico, por Mato Grosso do Sul, é uma realidade concreta.
Mundo de olho em Murtinho
Com o tema “Porto Murtinho e a geografia da modernidade”, o evento realizado na manhã deste domingo, no auditório do Cine Teatro Ney Machado Mesquita, abordou a perspectiva geopolítica e jurídica da fronteira sudoeste com a implantação da ligação rodoviária Atlântico-Pacífico. O novo corredor reduzirá tempo e custo no escoamento da produção nacional, em especial do Centro-Oeste, aos mercados asiático, médio oriente e oeste norte-americano.
“Os murtinhense precisam olhar para a transformação que está ocorrendo com essa integração, se conscientizarem das oportunidades que estão surgindo e saírem do comodismo e da descrença com o que vai ser uma mina de ouro”, disse Lucio Flávio, chamando a atenção da população local para se antever a esse novo momento.
O palestrante comentou que a UEMS faz parte de uma rede de universidades dos quatro países da rota (Brasil, Paraguai, Argentina e Chile) voltada à pesquisa do novo eixo e ressaltou que a Bioceânica é hoje o maior projeto transnacional em andamento na América Latina. “Não podemos esperar dois anos, quando a ponte (sobre o Rio Paraguai) estiver pronta, para começar essa nova geografia, Murtinho hoje é um centro de atenção mundial”, observou.
JD1 No Celular
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Caixa paga parcela do Bolsa Família a beneficiários do NIS final 2 nesta sexta

Atividades turísticas no país crescem 4,6% em 2025 e atingem recorde

Com imóveis em MS, Correios colocam espaços à venda para iniciar reestruturação financeira

Setor de serviços cresce 2,8% em 2025, quinto ano seguido de alta

Governo envia alertas sobre imposto de renda pelo Gov.br e WhatsApp

FGC aprova plano emergencial para cobrir rombo do Banco Master

Novas regras para vales-alimentação e refeição entram em vigor

Brasileiros sacaram em dezembro R$ 429 milhões esquecidos em bancos

Inflação oficial de janeiro fica em 0,33% e se mantém dentro da meta


Porto Murtinho MS (Foto: Reprodução)



