Menu
Menu
Busca quinta, 25 de abril de 2024
Economia

Preço do material escolar tem variação de 1900%, diz Procon de Dourados

O levantamento apurou que, na média, entre 43 produtos encontrados nos oito estabelecimentos da pesquisa foi detectada uma diferença de 77,5%, entre o estabelecimento com menor preço e o de maior preço

12 janeiro 2018 - 10h11Redação com informações Procon Dourados e Diário MS

O setor de Fiscalização e Pesquisa do Procon de Dourados realizou pesquisa de preço de material escolar em oito estabelecimentos comerciais do município nos últimos dois dias e descobriu que os preços podem variar em até 1.900% em alguns itens. Foram pesquisados 74 itens e algumas das maiores diferenças de preço encontradas foram no papel fichário, de 1.902,04% entre o menor e o maior preço, enquanto que o transferidor apresentou diferença de 1.011,11%; o lápis preto, diferença: 440,00% e a régua plástica cristal 30 cm, diferença: 337,50%.

O levantamento apurou que entre 43 produtos encontrados nos oito estabelecimentos da pesquisa foi detectada uma diferença de 77,5%, entre o estabelecimento com menor preço e o de maior preço. Já em relação à pesquisa realizada em janeiro de 2017 ocorreu queda de preço de 1,5%. “Esta pesquisa tem como principal objetivo fornecer ao consumidor uma amostra das diferenças de preços que ele pode encontrar no mercado de material escolar, chamando a atenção para a necessidade da comparação antes da compra”, explica o diretor do Procon, Mário Júlio Cerveira.

Ele alerta que os preços dos produtos podem ter variações consideráveis de um estabelecimento para outro, inclusive por ocasião de descontos especiais, promoções e principalmente diferença de marcas. “Por isso, o consumidor deve fazer uma pesquisa em vários estabelecimentos, negociar descontos e prazos para pagamento”, diz, sugerindo ainda que a compra em conjunto pode facilitar as negociações.

O diretor do Procon destaca que é fundamental racionalizar a compra de material escolar, buscando aproveitar materiais utilizados no ano anterior, que estejam em boas condições de uso.

Confira as 8 dicas dos Procons para economizar na compra do material escolar:

1- Aproveite a ocasião e leve seu filho para as compras – Comprar o material acompanhado pelos filhos pode ser um bom momento para educá-lo financeiramente, explicando o motivo da escolha dos itens e dos estabelecimentos. A criança poderá compreender melhor se tudo for explicado e acompanhado por ela, pois você mostrará na prática por que não está escolhendo o material que ela pediu.


2- Fique atento aos seus direitos – O prazo para reclamar de produtos não duráveis que tenham apresentado problemas é de 30 dias; no caso dos duráveis, o prazo aumenta para 90 dias. Nas compras pela internet, o consumidor tem 7 dias para se arrepender, contados a partir do recebimento do produto ou da data da assinatura do contrato.


3- Cuidado ao comprar de vendedores ambulantes – O preço dos produtos comprados em vendedores ambulantes pode ser menor, mas não há emissão de nota fiscal e muitas vezes os produtos não possuem certificação do órgão responsável. Canetas hidrográficas costumam ser um grande problema: caso falhem (e você não tenha visto na hora da compra), não conseguirá trocá-las. Comprem somente produtos que tenham o selo do INMETRO.


4 - Fique atento aos produtos de marca – Nem sempre o material mais sofisticado é o mais adequado ou de melhor qualidade. Fique de olho nos preços de materiais com personagens e logotipos: eles costumam ser mais caros.


5 - Compre em conjunto – Reúna-se com outros pais para uma compra coletiva. Alguns estabelecimentos concedem bons descontos para compras em grandes quantidades.


6 - Troque livros – Participe ou incentive uma troca de livros didáticos com pais que possuem filhos com idades escolares diferentes. Comprando de segunda mão você pode economizar bastante.


7 - Só compre o necessário – Confirme com a escola se toda a lista é realmente necessária para aquele ano letivo e verifique se há produtos da lista que você já possui em casa – mesmo se já foram utilizados por outra criança, eles podem ser reaproveitados.


8 - Pesquise preços – O ideal é comparar valores em diversos pontos de venda, como papelarias, depósitos, lojas virtuais, lojas de departamentos e livrarias. Três a cinco estabelecimentos costumam ser suficientes para abranger os preços do mercado.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Indústria: 80% das empresas apontam estabilidade ou crescimento em março
Economia
Indústria: 80% das empresas apontam estabilidade ou crescimento em março
Novo Bolsa Família do Governo Federal
Economia
Beneficiários de NIS final 7 recebem parcela do Bolsa Família nesta quinta
Foto: Header
Economia
Pela 10ª vez, Mercado eleva projeção do PIB que deve ficar acima de 2% em 2024
Beneficiários de NIS final 6 recebem parcela do Bolsa Família nesta quarta
Economia
Beneficiários de NIS final 6 recebem parcela do Bolsa Família nesta quarta
Receita Federal
Economia
Receita Federal abre consulta a novo lote residual do IR
Novo Bolsa Família
Economia
Beneficiários de NIS final 5 recebem parcela do Bolsa Família nesta terça
Falta de investimento põe em risco funcionamento do Pix, diz Campos Neto
Economia
Falta de investimento põe em risco funcionamento do Pix, diz Campos Neto
Agência do INSS
Economia
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta
Novo Bolsa Família
Economia
Beneficiários de NIS final 4 recebem parcela do Bolsa Família nesta segunda
Lula e Arata Ichinose
Economia
Honda anuncia investimento de R$ 4 bilhões no interior de São Paulo

Mais Lidas

AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Polícia
AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Ronaldo Sorana
Entrevistas
JD1TV: Sicredi inaugura "super agência" na sexta
 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Justiça
MPMS investiga fraude em concurso da prefeitura de Sonora e recomenda suspensão
Grávida de 9 meses morre após perde o filho ao sofrer acidente de moto em Aral Moreira
Polícia
Grávida de 9 meses morre após perde o filho ao sofrer acidente de moto em Aral Moreira