Menu
Busca sábado, 15 de maio de 2021
(67) 99647-9098
TJMS - maio21
Economia

Produção de petróleo e gás aumenta 1,2% em novembro

31 dezembro 2013 - 10h52Via IG
A produção total de petróleo e gás natural da estatal no Brasil, em novembro, foi de 2,342 milhões barris de óleo equivalente por dia (boed), 1,2% acima dos 2,315 milhões boed extraídos no mês anterior. Incluída a parcela operada pela Petrobrás para as empresas parceiras, o aumento em relação a outubro foi de 1,9%.

Já a produção exclusiva de petróleo dos campos da empresa no Brasil atingiu a média de 1,957 milhão barris por dia (bpd), mantendo-se no mesmo nível de outubro, que foi de 1,960 milhão bpd.

Conforme o comunicado da estatal, contribuíram para a estabilidade da produção de petróleo em novembro os novos recordes mensal e diário de produção no pré-sal, de 339,1 mil bpd e 362,3 mil bpd, respectivamente, além do início da operação da plataforma P-63 no campo de Papa-Terra, na Bacia de Campos, no dia 11 do mesmo mês.

O volume de gás natural produzido pela Petrobras no Brasil em novembro, por sua vez, foi de 61,296 milhões de metros cúbicos por dia, 8,3% superior aos 56,581 milhões de metros cúbicos por dia produzidos no mês anterior. Incluída a parcela operada pela Petrobras para as empresas associadas, o volume alcançou 68,794 milhões de metros cúbicos, com um aumento de 8,5% em relação a outubro.

Segundo a estatal, contribuíram para o aumento da produção de gás o fim das paradas programadas das plataformas de Merluza e Mexilhão, na Bacia de Santos, e a interligação do Módulo de Operação de Pigs-1 (MOP-1), no Espírito Santo.

Também em novembro, destaca a Petrobras, a Unidade de Operações de Exploração e Produção na Amazônia bateu o recorde na entrega de gás, atingindo o volume de 4,232 milhões de metros cúbicos por dia. Segundo a estatal, foi a primeira vez que esse índice atingiu patamares superiores a 4 milhões de metros cúbicos diários, impulsionado, principalmente, pelo aumento da demanda de gás nas termoelétricas da região.

Produção no exterior

A extração total de petróleo e gás natural no exterior foi de 194.078 boe/d em novembro, o que representa uma redução de 2,8% em relação aos 199.760 boe/d produzidos em outubro. "Essa redução resultou da parada de produção nos campos de Cascade e Chinook, nos EUA, para instalação dos umbilicais de energia e bombas submarinas e, também, da parada para manutenção na planta de Sábalo, no campo de San Antônio, na Bolívia", explica a Petrobras, no comunicado.

Desse total, a produção de gás natural foi de 14,944 milhões de metros cúbicos por dia, 3,2% abaixo do volume produzido no mês de outubro. A produção exclusiva de petróleo nos campos da companhia no exterior, em novembro, foi de 106.122 bpd, 2,5% menor que a de outubro.

Além disso, a produção total informada à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) foi de 9,155 milhões de m³ de óleo e 2,175 bilhões de m³ de gás em novembro de 2013. Essa produção corresponde à produção total das concessões em que a Petrobrás atua como operadora. Não estão incluídos os volumes do petróleo extraído do xisto, líquido de gás natural (LGN) e produção de parceiros onde a estatal não é operadora.
Genetica 1

Deixe seu Comentário

Leia Também

Economia
Caixa antecipa 2ª parcela do auxílio emergencial; veja o calendário
Economia
Saque do auxílio emergencial está disponível para novo grupo
Economia
Beneficiários nascidos em setembro podem sacar auxílio emergencial
Economia
Beneficiários nascidos em julho podem sacar auxílio emergencial
Cidade
Véspera do Dia das Mães lota centro da Capital
Economia
Beneficiários nascidos em junho podem sacar auxílio emergencial nesta sexta
Economia
Nascidos em maio podem sacar auxílio emergencial
Economia
Beneficiários nascidos em abril podem sacar auxílio emergencial
Economia
Trabalhadores nascidos em março podem sacar auxílio emergencial
Economia
Beneficiários nascidos em fevereiro podem sacar auxílio emergencial

Mais Lidas

Polícia
Jacaré é capturado dando 'rolê' em cidade de MS
Internacional
Estados Unidos inicia vacinação contra a Covid-19 em Nova York
Polícia
Morador de rua tenta matar desafeto a pauladas no interior do Estado
Polícia
Briga por capacete acaba em tentativa de homicídio