Menu
Busca segunda, 20 de setembro de 2021
(67) 99647-9098
Gov - Estado que Cresce (set21)
Educação

Aulas presenciais do município retornam com escalonamento

Trabalhadores da educação passam por capacitações

12 julho 2021 - 16h32Matheus Rondon, com informações da assessoria

O retorno das aulas presenciais da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande está marcado para o dia 26 deste mês. Estão programadas 40 capacitações presenciais durante duas semanas, atingindo aproximadamente 4.388 trabalhadores da educação, entre assistentes de educação infantil, merendeiras, auxiliares de limpeza, administrativos, secretários e monitores.

A expectativa é contemplar mais 7 mil professores, além de diretores, adjuntos e coordenadores, abrangendo ao todo 12 mil servidores, através do treinamento online. Na entrada das unidades será aferida a temperatura de todos, além disso, é obrigatório o uso de máscara de proteção individual. A lavagem das mãos e demais cuidados com a higiene pessoal e do ambiente também serão orientações comuns nas dependências das escolas e uso de álcool 70.

Entre as ações desenvolvidas pelas escolas para garantir o retorno seguro dos alunos e trabalhadores da educação está o escalonamento dos estudantes, para que todos possam frequentar as aulas presenciais e ainda assim evitar aglomerações.

Com isso, as salas de aula terão ocupação entre 25% e 50%, de acordo com a metragem do espaço para garantir o distanciamento necessário. Ou seja, cada escola elabora o próprio documento padrão de Procedimentos Operacionais (POPs), levando em consideração a quantidade de alunos e o tamanho das salas.

O Decreto n. 14.797/2021, publicado hoje no Diário Oficial (Diogrande), autoriza o retorno presencial das aulas e também estabelece as regras que devem ser seguidas para o retorno seguro. Os pais ou responsáveis pelos alunos devem manifestar por escrito, se o aluno irá frequentar as aulas presenciais. O documento está disponível nas unidades escolares e também no site da Secretaria Municipal de Educação (Semed) (http://www.campogrande.ms.gov.br/semed/volta-as-aulas-presenciais/).

As aulas remotas dos alunos da Reme serão retomadas no dia 19 de julho, após o recesso escolar – de 2 a 16 de julho. A partir do dia 19 de julho a jornada e carga horária de trabalho dos profissionais da Rede Municipal de Ensino deverão ser cumpridas presencialmente na unidade.

Retorno Escalonado

No retorno escalonado, os estudantes podem ser divididos em turmas com 30% até 50% – na quantidade necessária para garantir o distanciamento adequado na sala de aula -, que farão revezamento semanal. Dessa maneira, permanecerão por uma semana em aulas presenciais e, nas semanas seguintes, em aulas remotas.

Os horários das entradas, tanto no matutino quanto no vespertino, serão adaptados para evitar aglomerações. Caso a unidade escolar ofereça a educação infantil, o horário de entrada, até o grupo 5 (alunos com 5 anos), deverá ser às 7h e às 13h, o ensino fundamental I (alunos do 1° ao 5° ano) deverá ser às 7h15min e às 13h15min, e o ensino fundamental II (do 6° ao 9° ano) será às 7h30min e às 13h30min. Quanto às saídas, serão antecipadas para às 10h, para os alunos do matutino, e às 16h, para os do vespertino.

No período de 19 e 23 de julho, haverá a acolhida aos profissionais das unidades escolares e formação sobre os protocolos de biossegurança. Também caberá às unidades escolares a orientação aos pais e responsáveis sobre as medidas adotadas, o uso obrigatório de máscara de proteção individual em crianças a partir de 6 anos, e sobre a importância do distanciamento físico na entrada e saída, e durante a permanência na escola.

Os alunos que apresentarem sintomas, tais qual dor de garganta, febre acima de 37,5°C, perda de paladar ou olfato, não deverão ser enviados à escola quando o retorno presencial for colocado em prática. Os alunos da Reme receberão informações a respeito das medidas de biossegurança e conceito de pandemia, sintomas e maneiras de transmissão da covid-19, de acordo com a faixa etária, por meio de vídeos ilustrativos, cartazes e materiais digitais.

Nas escolas também estão disponíveis dispensers de álcool em gel 70%, sabonete líquido e papel toalha, para a higienização das mãos, além do constante cuidado para o cumprimento do distanciamento físico e limpeza.

Unica - inverno

Deixe seu Comentário

Leia Também

Educação
Medalhista em Tóquio, Fernando Rufino vence o Mundial de Canoagem
Educação
UEMS divulga nova data do vestibular 2022
Educação
Prazo para unidades prisionais aderirem ao Enem PPL termina amanhã
Educação
Pesquisadoras ocupam apenas 2% de cargos de liderança em ciência e tecnologia
Educação
Enem para pessoas privadas de liberdade é alterado pelo Inep
Educação
Reabertas inscrições do Enem para isentos ausentes no exame de 2020
Educação
Privados de liberdade já podem se inscrever no Enem 2021
Educação
UFMS terá mais de cinco mil vagas para 2022 e aulas presenciais
Educação
Obmep divulga resultado da primeira fase da Olimpíada de Matemática
Educação
Grand Prix de inovação do Senai está com as inscrições abertas até outubro

Mais Lidas

Polícia
Homem encontra pênis decepado dentro de pote no jardim da casa da mãe
Saúde
Com 8 meses de vacinação, MS é o 1º Estado a atingir imunidade coletiva
Polícia
Homem encontra o pai morto em avançado estado de decomposição na Vila Carvalho
Brasil
Homem coloca fogo em casa com ex-mulher e filhos dentro