Menu
Busca domingo, 24 de outubro de 2021
(67) 99647-9098
Gov 44 anos
Educação

Enem: prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição é reaberto

A medida contempla estudantes que faltaram à edição passada e vai dispensar justificativa de ausência no exame de 2020

07 setembro 2021 - 11h42Brenda Assis

Após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o prazo para pedido de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 para estudantes de baixa renda vai ser reaberto. A medida foi anunciada na noite da última sexta-feira (3).

Em nota, o Inep, responsável pelo Enem, confirmou que vai cumprir a decisão: “A respeito da sessão virtual extraordinária do Supremo Tribunal Federal (STF), realizada em 2 e 3 de setembro, para analisar medida cautelar referente à isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) esclarece que tomará todas as medidas necessárias para cumprir a decisão”.

A medida contempla estudantes que faltaram à edição passada e vai dispensar justificativa de ausência no exame de 2020. No entanto as novas datas ainda não foram divulgadas.

O Inep afirma, ainda, em nota, que “reforça que seu objetivo principal, neste momento, é minimizar os impactos aos participantes quanto aos calendários do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), políticas públicas educacionais que dependem dos resultados do Enem”.

Conforme a decisão do STF, o prazo para pedido de isenção da taxa deverá ser reaberto somente para estudantes que comprovarem ter direito à gratuidade, como pessoas que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou que foram bolsistas integrais durante toda a etapa em escolas particulares e alunos que estão cursando a última série do ensino médio na rede pública, no ano de 2021.

A medida também vale para quem está em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, desde que comprove inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

O período para solicitar isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021 foi em junho. Essa edição registrou o menor número de inscritos desde 2005, segundo o Inep. Ao todo, 3.109.762 candidatos se inscreveram para realizar o exame, cujas provas estão marcadas para 21 e 28 de novembro. Mais de 1,4 milhão de gratuidades foram concedidas e isentando o pagamento da taxa de R$85.

Unica - primavera

Deixe seu Comentário

Leia Também

Educação
Abertas inscrições para o Exame Nacional de Residência
Educação
Prêmio FUNDECT Pesquisador divulga lista de finalistas
Educação
UEMS abre inscrições para o vestibular 2022
Educação
MEC cria plataforma 'Aprenda' Mais com cursos da Rede Federal
Educação
UEMS está com inscrições abertas para docente de Medicina
Educação
Uso das redes sociais é tema de workshop em ação da Prefeitura
Educação
Estado dá início aos trabalhos do Programa de Iniciação Científica
Educação
Estado prorroga prazo de inscrição para seleção de 250 estagiários
Educação
UEMS abre vagas para transferência de alunos de outras instituições
Educação
Professores da Reme podem se inscrever em curso gratuito na área pedagógica

Mais Lidas

Vídeos
Tempestade atinge Bodoquena agora
Vídeos
Granizo em Dois Irmãos
Vídeos
Tempestade com granizo atinge Campo Grande agora
Vídeos
Vídeo: Fogo na fiação elétrica deixa funcionário da Energisa preso em uma 'chuva' de faísca