Menu
Busca segunda, 17 de janeiro de 2022
(67) 99647-9098
Unica - fim de ferias
Educação

Gabarito oficial das provas do Enem 2021 é divulgado

O resultado da nota final será publicada no dia 11 de fevereiro de 2022

01 dezembro 2021 - 15h10Taynara Menezes, com assessoria

Os gabaritos oficiais e os Cadernos de Questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 foram divulgados na tarde desta quarta-feira (01). O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ) disponibiliou versões impressa e digital no portal do Instituto. O Enem 2021 foi aplicado nos dias 21 e 28 de novembro. 

O Inep alerta que é importante que o participante esteja atento para conferir o gabarito relativo à cor, ao número e ao formato da prova realizada em cada domingo de aplicação.

No primeiro dia, os participantes resolveram itens de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além de escreverem a redação, com o tema “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Já no segundo dia, as provas foram de ciências da natureza e suas tecnologias, e de matemática e suas tecnologias. 

Os resultados do Enem 2021 serão publicados no dia 11 de fevereiro de 2022. Para os “treineiros”  inscritos da 1ª ou da 2ª série do ensino médio que realizam a prova para testar conhecimentos, o boletim individual será publicado 60 dias após a divulgação dos resultados do exame.

Questão anulada – Uma questão da prova de matemática e suas tecnologias foi anulada, o que não compromete o processo de estimação da nota das participantes. Isso acontece porque o cálculo estatístico da nota do Enem, de acordo com a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), considera a combinação da coerência do padrão de resposta com o pressuposto da cumulatividade e, ainda, as características (parâmetros de complexidade) de cada item.

Confira os gabaritos completos aqui. 

ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni). 

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Educação
Alunos da rede estadual tem até sexta-feira para efetivar matrícula
Educação
Termina nesta sexta-feira o prazo para a segunda etapa da pré-matrícula da REE
Educação
IFMS divulga lista de primeira chamada e abre matriculas para cursos de idiomas
Educação
Termina hoje o prazo para inscrição para seleção de professores para UEMS
Educação
UFMS abre inscrições para pesquisadores visitantes
Educação
Governo do Estado mantém aulas presenciais em MS
Educação
Vale Universidade abre inscrições dia 24 de janeiro
Educação
Publicada lista de designação para alunos que fizeram a pré-matrícula da REE
Educação
Começa hoje a reaplicação do Enem 2021
Educação
Vestibular da UEMS acontece hoje; veja o que precisa levar para realizar a prova

Mais Lidas

Geral
Procura por Tânia entra no oitavo dia; militares seguem sem encontrar pistas da idosa
Polícia
Corpo de idosa é encontrado nua e com ferimentos na cabeça próximo a cemitério
Polícia
Motociclista morre após bater na traseira de caminhão parado na Vila Popular
Polícia
Idosa morre após ser arremessada de carro em acidente na BR-060