Menu
Busca sexta, 22 de setembro de 2023
(67) 99647-9098
TJMS Set23
Educação

Inscrições para o Enade 2023 podem ser feitas até hoje

A prova será aplicada no dia 26 de novembro

31 julho 2023 - 13h42Brenda Assis

O prazo de inscrição no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023 termina nesta segunda-feira (31). O processo deve ser realizado, por meio do Sistema Enade, pelos coordenadores dos cursos, para estudantes ingressantes e concluintes habilitados.

Na inscrição, a Instituição de Educação Superior (IES) deve informar os dados acadêmicos e o número do CPF do estudante, conforme cadastrado na Receita Federal. Também é responsabilidade da instituição informar ao estudante sobre a inscrição no exame.

No período entre 1º e 8 de setembro, os estudantes inscritos poderão acessar o sistema para indicar necessidade de atendimento especializado e tratamento pelo nome social. Os locais de aplicação das provas serão divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) de 6 a 26 de novembro.

De 1º de setembro a 25 de novembro, os estudantes inscritos deverão preencher o questionário sobre o perfil e o processo formativo. Essa etapa é obrigatória para comprovar a participação do estudante no Enade 2023.

A prova será aplicada no dia 26 de novembro com algumas novidades, como a ampliação do tempo mínimo de permanência na sala de aplicação da prova, de uma hora, para duas horas. Nesta edição também haverá mais acessibilidade, com a disponibilização do cartão-resposta ampliado, com fonte 18, para participantes com deficiência visual.

A prova é composta por duas partes: uma de formação geral; comum a todas as áreas, com dez questões, sendo uma discursiva e nove de múltipla escolha. A outra de componente específico, é composta por 30 questões, sendo uma discursiva e 29 de múltipla escolha.

O Enade avalia o desempenho de estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, além das competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação. Os resultados são utilizados como parâmetros avaliativos das instituições brasileiras de educação superior.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Educação
Reitor e vice da UEMS são nomeados
Educação
Governo quer estimular educação profissionalizante no ensino médio, diz ministro
Educação
MEC anuncia 60 mil vagas remanescentes do Fies
Educação
Alunos da rede estadual terão aulas de reforço de matemática
Educação
Ainda este ano, MEC quer retomar oferta de vagas não preenchidas no Fies
Educação
Em projeto, alunos da REME visitam o Pantanal e fazem passeio de chalana
Educação
Governo de MS convoca 53 aprovados no concurso da SED
Educação
UEMS oferta 811 vagas para cursos de graduação em 14 unidades
Educação
Prazo para informar interesse em retomar obra escolar termina neste domingo
Educação
Alunos da Reme convidam artista regional para eternizar arte em muro da escola

Mais Lidas

Justiça
TRE-MS já tem lista tríplice
Polícia
JD1TV: Veja o momento em que filho de empresário é morto com tiros de fuzil
Polícia
Homem morre na calçada após invadir casa pedindo socorro no Centro-Oeste
Geral
Kayky Brito passa por fisioterapia e fonoaudiologia