Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja PPL) 2023.
A inscrição deve ser feita até 4 de agosto pelo responsável pedagógico do candidato, por meio do Sistema Encceja PPL. O mesmo prazo vale para as solicitações de atendimento especializado e tratamento pelo nome social.
Vai também até 4 de agosto o prazo para que os órgãos de administração prisional e socioeducativa interessados em aplicar o exame indiquem as unidades e o responsável pedagógico. As indicações deverão ser formalizadas por ofício, firmando a adesão da instituição ao exame junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Segundo o Inep, o documento deverá ser enviado - dentro do prazo estabelecido - para o e-mail [email protected], com o assunto da mensagem Adesão Encceja Nacional PPL 2023.
Provas - A aplicação das provas será nos dias 17 e 18 de outubro. O Inep informou que o exame será constituído de quatro provas objetivas, por nível de ensino, nas seguintes áreas do conhecimento: ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; redação; e ciências humanas e suas tecnologias.
O Encceja foi criado em 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação. As provas obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor para o ensino fundamental e médio.
Em nota, o Inep disse que a emissão do certificado e da declaração de proficiência é de responsabilidade das secretarias de educação e dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia que firmam termo de adesão.
“As provas do Encceja PPL têm o mesmo nível de dificuldade que as provas do Encceja regular. A única diferença está na aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada unidade da Federação”, explica o instituto.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Reitor e vice da UEMS são nomeados

Governo quer estimular educação profissionalizante no ensino médio, diz ministro

MEC anuncia 60 mil vagas remanescentes do Fies

Alunos da rede estadual terão aulas de reforço de matemática

Ainda este ano, MEC quer retomar oferta de vagas não preenchidas no Fies

Em projeto, alunos da REME visitam o Pantanal e fazem passeio de chalana

Governo de MS convoca 53 aprovados no concurso da SED

UEMS oferta 811 vagas para cursos de graduação em 14 unidades

Prazo para informar interesse em retomar obra escolar termina neste domingo
